Artesãos recebem homenagem da Prefeitura de Camaquã

Fonte e fotos: Gabriela Brito/Ascom

Artesãos em CamaquãA Secretaria de Cultura homenageou aos artesãos com um encontro inspirador recheado de atrações variadas, na tarde desta quinta-feira, 19 - Dia do Artesão.

O evento realizado no Forte Zeca Netto, contou com a apresentação de violinistas da Orquestra de Câmara Getúlio Vargas, uma apresentação com a dupla de poetas Inez Crespo e Jofh Neves que misturam declamação de versos com rimas feitas de improviso, sorteio de livros, cds e revistas.

Como lembrança, foram oferecidos poemas e flores perfumadas feitas artesanalmente em papel pelo artesão Artur Maldonado Magalhães.

A secretária Marla Crespo comemorou a receptividade do evento que teve a casa lotada: “É uma alegria realizar este evento com a presença completa de todos os artesãos convidados”.

Marla ainda destacou a importância da participação em projetos como o Santo de Casa faz Cultura através da Feira de Artesanato, cuja exposição de trabalhos ocorre mensalmente na Praça Silvio Luiz.Artesãos

“Temos um compromisso diário com a valorização do artista local”

A próxima edição já tem data confirmada para 12 de abril, a partir das 14h.

Na ocasião, foi servido aos convidados bolo e refrigerante para comemorar.

 

Fim de semana de Olimpíada Rural

O Grupo Acorpam realiza a 30ª edição das Olimpíadas da Juventude Rural neste fim de semana, dias 21 e 22 de março, no campo da Acorpam no Passo do Moinho, em Camaquã.

Diversas modalidades serão disputadas: futebol masculino e feminino, vôlei masculino e feminino, traçador, corrida de saco, salto em distância, entre outras.

A organização do evento neste ano inovou e substituiu as provas de cabo de guerra, corrida de bicicleta e jogo de memória pelas de corrida na água, lançamento de espiga de milho e revezamento 4x50 para 13 anos.

O evento tem o apoio da Prefeitura de Camaquã e do Sintraf Sul – Camaquã.

Confira a programação:

Sábado

8h – Abertura

8h30min – Início dos jogos de futebol feminino, futebol veterano, bocha mista e vôlei masculino

12h – almoço

13h – continuação dos jogos

14h – milho no balaio

15h – salto em distância

16h - traçador

16h30min – corrida de saco

Domingo

8h – Início dos jogos de futebol masculino e vôlei feminino e continuação da bocha mista

9h – arremesso de peso

10h – corridas

11 – salto em altura

12h – almoço

13h – continuação dos jogos

15h – corrida no arroio

16h – finais do futebol

18h – entrega das premiações

 

Camaquã estreia projeto de interiorização da Sala do Investidor 

Camaquã e investidoresO município de Camaquã estreou neste dia 19 o projeto de interiorização da Sala do Investidor.

O diretor de Promoção do Investimento e da Sala do Investidor, Adriano Boff apresentou aos gestores do município e empresários as ferramentas do Governo do Estado para alavancar os investimentos no Rio Grande do Sul, como incentivos e linhas de financiamento.

O encontro aconteceu na sede da Associação Comercial e Industrial de Camaquã (ACIC) a convite da Secretaria da Indústria, Comercio e Serviços e da ACIC.

Durante a palestra, Boff ressaltou que todos podem acessar os benefícios que o Estado oferece.

“Estamos abertos para atender a todos as indústrias que queiram ampliar ou construir uma fábrica. Basta ter um projeto qualificado para efetivá-lo”, disse. Entre os principais benefícios, ressaltou o Fundopem e o Integrar/RS.

No Fundopem, as empresas incentivadas obterão o incentivo quando  o projeto já estiver operando, através da geração de ICMS incremental. Já o Integrar é o programa de harmonização do desenvolvimento industrial do Rio Grande do Sul, que concede desconto maior para empresas situadas em regiões de menor desenvolvimento econômico.

A interiorização faz parte das mudanças propostas pelo titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT), Fábio Branco, que quer aproximar o governo dos empreendedores.Investidores

“Queremos que todos os investimentos passem pela Sala do Investidor e tenham acesso ao pacote de incentivos que o Governo dispõe.

Desta forma, pretendemos alavancar os projetos de investimento, garantindo que o retorno seja mais rápido, o que beneficiará o empreendedor, o município e o próprio Estado”, destaca Branco.

Outra mudança significativa é que a Sala do Investidor passa a atender também os pequenos empreendedores, ou seja, serão contemplados aqueles que mais necessitam de informações pertinentes para iniciar um novo ou expandir um empreendimento no RS. Isso sem deixar de receber as médias e grandes empresas.

A Sala do Investidor é o canal de interlocução entre o empreendedor e o Estado. Tem a função operacional de organizar e coordenar os vários órgãos do Estado que tem relação com o projeto, para atender de forma ágil e fácil o investidor.

Através da Sala, empresários podem acessar benefícios fiscais, linhas de financiamento de nossos bancos de fomento – Badesul e BRDE – e contatar outros órgãos governamentais relacionados ao seu projeto, como Fepam e Secretaria da Fazenda, por exemplo.

Carteira de Projetos

A carteira de projetos da Sala do Investidor foi atualizada, e agora conta somente com os projetos que tiveram atendimento por parte dos nossos técnicos em 2015. Os números do primeiro bimestre nos animam a buscar novos empreendimentos: temos quase R$ 20 bilhões em 107 projetos em andamento, e que devem gerar 19,6 mil empregos.

Disseminando a Sala do Investidor junto às prefeituras faremos com que todo investimento receba apoio do governo. Dessa forma, contribuiremos para que estes projetos cresçam mais rapidamente e de forma sustentável, o que se refletirá positivamente na economia gaúcha.

Apae realiza visita ao Prefeito pelo Dia Internacional da Síndrome de Down - 21 de março

Apae CamaquãUm grupo de alunos da APAE - Camaquã esteve hoje visitando o prefeito João Carlos Machado a fim de lembrar a passagem do Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado no dia 21 de março.

Acompanharam a visita a diretora da Apae Camaquã, Fabiane Ferreira, a supervisora Graziela Grala e professoras da instituição.

 

 

 

 

Baterias Saraiva

 

 

Tags: Artesãos, João Carlos Machado, online, Prefeitura de Camaquã, Tapes

Comentários

maria elisabete silva cabrera em 21/03/2015 09:35:43
gostaria de saber com o grupo das artesãs se tem alguém que sabe trabalhar com renda de filé. obrigada espero resposta.

Enviar comentário

voltar para Camaquã

left normalcase show fsN tsN fwR|left tsN fwB b03s bsd|left fwR show tsN center|c05||image-wrap|login news b01 fwB tsN fwR tsY c10 bsd|normalcase tsN c05 sbss|normalcase c10|login news b01 normalcase c05 c10 bsd|tsN normalcase c05 sbss|signup|content-inner||