Barragem Maria Ulguim cumpre função de contenção de cheias

Fonte: Ascom/Camaquã

Barragem Maria Ulguim cumpre função de contenção de cheias

CamaquãCom Licença de Operação concedida pela FEPAM – Fundação Estadual de Proteção Ambiental/RS desde o mês de outubro do ano passado, a Barragem Maria Ulguim, mostrou, com as intensas chuvas do último fim de semana que teve um acumulado superior a 160 mm, que está atendendo plenamente a sua função de contenção de cheias.

De acordo com Everton Fonseca, engenheiro agrônomo da AUD – Associação dos Usuários do Perímetro do Arroio Duro, a barragem Maria Ulguim evitou problemas mais sérios nos bairros Maria da Graça, Gaúcho, Jardim, sem falar no risco que haveria se este volume extravasasse para o Arroio Duro, o que causaria transtornos seriíssimos aos bairros das imediações da Ponte do CTG Camaquã.

“Se não fosse a barragem a situação se agravaria e muito. A barragem Maria Ulguim acumulou neste intervalo de precipitação uma lâmina de água de 3,02 m de altura e foi registrado o volume de 1 milhão e 600 mil metros cúbicos de água, o equivalente a 1milhão e 600 mil caixas d’água de mil litros”.

Para o prefeito João Carlos Machado, fica comprovado que a Barragem Maria Ulguim é fundamental para a prevenção de enchentes no município. “Graças a ela, houve a prevenção de inundações e até de uma calamidade, a medida trouxe mais segurança camaquenses evitando alagamentos em muitas casas”, destaca.

Secretários se reúnem para traçar estratégia de redução de gastos

O secretariado municipal esteve reunido na manhã desta quarta-feira (30) juntamente com o prefeito João Carlos Machado, vice-prefeito Paulo Mecca, o procurador chefe Cristiano Fagundes e a procuradora Rosa Thofehrn a fim de traçar um plano de medidas visando superar a crise financeira.

Situação que foi agravada em função da contínua redução dos repasses das esferas estadual e federal.Camaquã

“Nossa premissa é fazer ajustes nos orçamentos das secretarias sem que isso afete a qualidade dos serviços oferecidos aos cidadãos”, salientou o prefeito.

Durante o encontro, o secretário da Fazenda, Valter Barros, demonstrou a expressiva queda da arrecadação e a necessidade de cortes no orçamento.

Para o Prefeito a saída é utilizar a criatividade de forma que os cortes causem o menor impacto possível para a comunidade.

Na ocasião, o Prefeito solicitou que cada secretário fizesse uma análise profunda dos gastos de sua Secretaria, apresentando sugestões para ajustes no orçamento e demonstrando quais as prioridades considerando os recursos disponíveis.

Nova direção do Comdica

CamaquãFoi realizada nesta terça feira, 29 de março, na sala de reuniões da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social, a eleição dos novos integrantes da diretoria do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - COMDICA, o qual atua na formação e na articulação de políticas públicas direcionadas a área da infância e adolescência.

Vanessa Morais, representante da SMTDS, foi eleita presidente para gestão 2016-2018 e terá como vice-presidente eleita Diele Nolasco Amaral, até então, presidente do COMDICA.

A nova mesa diretora passou a exercer sua função no ato em que foi eleita. A presidente e vice-presidente do COMDICA têm mandato de dois anos, permitida uma única recondução.

A eleição contou com a presença da maioria absoluta dos membros do COMDICA, sendo validada e embasada no Artigo 11 da Lei Municipal 1994 de agosto de 2015.

A votação foi realizada entre os atuais conselheiros governamentais e não governamentais que compõe o COMDICA presentes nesta assembleia.

Tags: Barragem da AUD, João Carlos Machado, online, Prefeitura Camaquã, Tapes

Enviar comentário

voltar para Camaquã

left normalcase show fsN tsN fwR|left tsN fwB b03s bsd|left fwR show tsN center|c05||image-wrap|login news b01 fwB tsN fwR tsY c10 bsd|normalcase tsN c05 sbss|normalcase c10|login news b01 normalcase c05 c10 bsd|tsN normalcase c05 sbss|signup|content-inner||