Calçamento da rua Coronel Pedroso em fase de conclusão

Fonte e foto: Mayara Farias e Gabriela Brito/Ascom/Prefeitura de Camaquã

Calçamento em CamaquãCom aproximadamente 10 mil m² de blocos de concreto, está em fase de conclusão a obra de calçamento da rua Coronel Pedroso importante via de acesso para os bairros Hípico, Oliveira, Floresta e Bom Sucesso.

Totalizando um investimento de R$ 454.158,84 custeados através de financiamento do Badesul e contrapartida do município, representam uma importante conquista para os moradores da região.

Exposição fotográfica promove enfrentamento à violência

Atividade marca pré-lançamento da Semana de Sensibilização e Enfrentamento à Violência, ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Com o lançamento da exposição fotográfica “Valorize a vida, não desvie o olhar”, na segunda-feira (11), a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social e Centro de Referência da Assistência Social – CREAS, realizou o pré-lançamento da X Semana de Sensibilização e Enfrentamento à Violência, ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que ocorre de 18 a 24 de maio e conta com diversas atividades de conscientização.Fotos em Camaquã

A exposição fotográfica organizada pelo CREAS retrata situações de violência e situações de valorização da vida.

O fotógrafo Everton Lindemann é o responsável pelas obras e desde o início abraçou a causa.

Conforme o psicólogo Pedro Borges, coordenador do CREAS, a expressão artística serve como ferramenta de sensibilização e enfrentamento as situações de violência, fazendo com que as pessoas parem, por um instante, façam o exercício de pensar sobre a imagem, de se colocar no lugar de cada uma daquelas crianças e refletir sobre o cuidado que nossa sociedade vem desenvolvendo com a infância, período extremamente importante para a formação sadia do ser humano.

 A Secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Josiane Longaray, ressalta a importância do projeto: “O combate à violência, ao abuso e à exploração sexual não pode ser foco apenas de instituição especializada, mas de toda a sociedade organizada e de todos aqueles formadores de ideias e opiniões”.

Conforme estudos, a violência e a exploração sexual contra crianças destroem vidas, famílias e na maioria dos casos é praticada por alguém que está próximo, uma pessoa de confiança, o que desperta na criança sentimentos ambíguos que dificultam a revelação.

Pesquisas do Centro de Estudos Psicológicos - CEP-Rua da UFRGS apontam que uma em cada quatro meninas serão abusadas sexualmente antes de completar doze anos de idade. Já se sabe, por exemplo, que o impacto da violência sexual na criança vai depender basicamente de três fatores: tempo de duração da violência, relação com o agressor e a reação das pessoas frente à revelação, por isso a importância de capacitações constantes, suporte técnico adequado e eventos de sensibilização como este, portanto, “Valorize a Vida, Não Desvie o Olhar”.

Neste sentido, o CREAS configura-se como uma unidade pública e estatal, que oferta serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos (violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, etc.).

Exposição de fotosAtravés da Prefeitura Municipal de Camaquã, o CREAS, já proporcionou capacitações do Centro de estudos Psicológicos CEP-Rua da UFRGS para toda rede de proteção, inclusive colocando-se como referência para os Municípios da região.

Programação:

18/05 – Segunda-feira

14h - Panfletagem de sensibilização quanto à violência e à exploração sexual de crianças e adolescentes na Praça Dr. Donário Lopes, com a participação da escola de Circo Parangolés (CRAS Bom Sucesso).

19h - Participação na Plenária da Câmara Municipal de Vereadores.

19/05 – Terça-feira

19h - Panfletagem de sensibilização quanto à violência e à exploração sexual de crianças e adolescentes no Posto Sim e no Posto 125.

20/05 – Quarta-feira

8h30min - Capacitação “Violência Sexual: o que fazer?”. Prevenção, identificação e encaminhamentos, ministrada por Davi Manzini Macedo, Psicólogo, formado pela Universidade Federal do Espírito Santo e Mestrando em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Membro do grupo de pesquisa CEP-Rua-UFRGS e GPVVIC-PUCRS.

Local: Cine Teatro Coliseu, rua Duque de Caxias, n° 190.

Público Alvo: professores e representantes dos serviços que atendem crianças e adolescentes e demais integrantes da rede de proteção e de atenção psicossocial; Técnicos da Política de Assistência Social da região Centro Sul. Vagas limitadas! Inscrições até 18/05 através do e-mail creas.camaqua@camaqua.rs.gov.br

21/05 Quinta-feira

Manhã e tarde - Panfletagem de sensibilização quanto à violência e à exploração sexual de crianças e adolescentes no CRAS Bom Sucesso, CRAS Cônego Walter e CRAS Getúlio Vargas.

12h - Participação na Reunião Almoço na ACIC.

24/05 Domingo

14h - Atividade de Sensibilização e Enfrentamento à Violência, ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, na Praça Zeca Netto – realizado em parceria com a Linha de Cuidado em Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, COMADECAM e CAPS – alusivo ao Dia da Luta Antimanicomial, com apresentações artísticas e oficinas.

Itinerário da Exposição Fotográfica “Valorize a vida, não desvie o olhar”

11 e 12/05: Centro Administrativo

13/05: Câmara de Vereadores

14 e 15/05: Caixa Econômica Federal

16 e 17/05: Hospital Nossa Senhora Aparecida

18 e 19/05: Banco do Brasil

20/05: Teatro Coliseu

21 e 22/05: Fórum

24/05: Praça Zeca Netto

25 e 26/05: Restaurante Sabores/Posto Sim

27 e 28/05: SERVI

29/05: CRAS Cônego Walter

01/06:CRAS Bom Sucesso

02/06: CRAS Getúlio Vargas

03 a 10/06: Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social

Centro de Geração de Renda oferece cursos de Corte e Costura e Costura Industrial

CosturaOs cursos do Centro de Geração de Renda de Camaquã, uma das casas da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social, vêm trazendo mais capacitação e formação à vida de muitas pessoas de nossa comunidade.

Assim acontece com os alunos das turmas de Corte e Costura Sob Medida e de Costura Industrial que vem aprendendo a confeccionar peças de roupa com a instrutora Helena Bastos.

Daqui até novembro, eles aprenderão a fazer calças, saias, blusas, camisas e muito mais.

Os sessenta alunos matriculados participam ativamente cortando, tirando os moldes e costurando.

Para Eliane Farias, que frequenta as aulas pela primeira vez, tem sido de grande valia: “Busco o aprendizado para fazer roupas para minha família, principalmente para mim.

Pretendo confeccionar algumas saias e blusas”, comenta. Sua colega, Cláudia Curtinaz, também estreante no curso, está encantada com os equipamentos: “É maravilhoso aprender, fiquei muito contente quando vi que eram máquinas de costura industrial”, destaca entusiasmada e já pensando na possibilidade de montar um ateliê futuramente.Costura e trabalho

Além destes, são oferecidos os cursos de Informática, Confeiteiro, Cabeleireiro, Manicure, Marceneiro e Culinária, totalizando 210 vagas oferecidas.

Baterias Saraiva

Tags: Calçamento, Obras públicas, online, Prefeitura de Camaquã, Tapes

Enviar comentário

voltar para Camaquã

left normalcase show fsN tsN fwR|left tsN fwB b03s bsd|left fwR show tsN center|c05||image-wrap|login news b01 fwB tsN fwR tsY c10 bsd|normalcase tsN c05 sbss|normalcase c10|login news b01 normalcase c05 c10 bsd|tsN normalcase c05 sbss|signup|content-inner||