Camaquã lança selo honorífico “Camaquã, Terra Farroupilha”

Fonte e fotos: Gabriela Brito e Mayara Farias/Ascom

Colaboração de foto: Figura.com

Camaquã lança selo honorífico “Camaquã, Terra Farroupilha”

CamaquãO Forte Zeca Netto foi palco, na noite de quinta-feira (11), do coquetel de lançamento do Selo Honorífico Municipal “Camaquã, Terra Farroupilha” e do Guia Turístico e Histórico de Camaquã.

A cerimônia contou com a presença de vereadores, secretários municipais, autoridades e comunidade.

Tudo começou quando em maio de 2013, o município recebeu o título de “Camaquã, Terra Farroupilha”, através do projeto elaborado pelo vereador Fulvio Lessa da Rosa.

Na ocasião, o vereador salientou que os empresários do município necessitavam de um selo, de uma marca que identificassem seus produtos e serviços com o local de origem.

Com esse objetivo o selo foi elaborado, lembrando a história e a relação que o município tem com a Revolução Farroupilha. “A valorização da nossa história relacionada à epopeia farroupilha reforça os valores libertários e estimula a autoestima dos camaquenses”, ressalta o vereador.

O prefeito João Carlos Machado, parabenizou a iniciativa e salienta a importância de conhecer a história. “Quanto mais conhecermos a história, mais nos orgulhamos de ser camaquenses”, afirma o prefeito.Camaquã Selo

O resultado é um trabalho em conjunto do vereador Fulvio Lessa da Rosa, do publicitário Eduardo Gazzola responsável pela arte, com o Governo Municipal, através da secretária de Indústria, Comércio e Serviços, Maristela Monteiro e da secretária de Cultura e Turismo, Marla Crespo.

A obra é produto de uma série de reuniões com o objetivo de chegar a uma arte que representa Camaquã, suas riquezas e também atenda a questões comerciais.

O selo será utilizado em documentos e mensagens institucionais e é facultativo em rótulos de embalagens e meios eletrônicos em comunicação em geral.

“Sua utilização será de grande relevância para a divulgação do município, contribuindo para a afirmação da identidade e turismo, o que fomentará a economia local”, explica Marla Crespo.

Ela salienta que o desenvolvimento do selo não onerou os cofres públicos. Na ocasião, o publicitário Eduardo Gazzola e a arte finalista, Luciana Corrêa, assinaram um termo de doação.

Durante a solenidade, Gazzola explanou sobre o estudo aprofundado que resultou nos elementos do selo, bem como a admiração e gratidão que possui pelo município, o que o fez não cobrar o serviço, que pela tabela de normas do CENP e da Legislação de Indústria da Propaganda, é estimado em R$ 11.306,62

Comitiva vistoria saibreiras

Uma comitiva da Secretaria do Meio Ambiente e dos Transportes está vistoriando hoje (15) as saibreiras e cascalheiras do interior do município.

Estão sendo vistoriadas as saibreiras dos Três Bicos, Jararaca, Santa Auta e Vila Aurora. No dia 9, também recebeu a visita a da Boa Vista/Alfredo Jacobsen. De acordo com a secretária do Meio Ambiente, Isabela Garcia, as visitas têm como objetivo o levantamento da vida útil das saibreiras e situação que se encontram.

Festa do Colono escolhe sua corte

Festa do ColonoForam escolhidas no sábado, dia 13, as Soberanas da 32ª Festa do Colono 5ª Típica Pomerana. A Rainha é Flávia Braatz Dietrich, 17 anos, da Capela Santo Antônio - 11º distrito, a 1ª Princesa Andressa Peter Affeldt, 15 anos - 5º distrito e a 2ª Princesa Jociele Bulow Affelft, 18 anos, do 7º distrito.

Flavia Braatz Dietrich estava emocionada com a conquista: “É uma alegria muito grande”, comenta.

Flávia que já havia concorrido no ano passado, este ano ganhou o título de Rainha e é responsável, juntamente com as duas princesas, de divulgar as atrações da festa.

A Primeira Princesa Andressa, 15 anos, revela que realizou um sonho antigo e que é uma honra representar os colonos e a agricultura familiar: “Estou muito feliz em representar esta festa, pois me criei aqui na Santa Auta”. A Segunda Princesa, Jociele Affeldt, se declarou realizada com o título.

O Baile de Escolha da Rainha da Festa do Colono da Santa Auta ocorreu na Sociedade Agrícola Feliz e contou com a animação da banda Geração Atual.Rainhas

Sete candidatas concorreram e deixaram aos jurados a difícil tarefa da escolha das mais belas. O presidente da Sociedade Agrícola Feliz, Vorni Bierhals, agradeceu a todos que colaboraram para o evento e comenta que a partir da escolha intensificará a divulgação da festa.

“Temos como novidade a estrutura do evento, ela será maior este ano, principalmente na Praça de Alimentação que agora conta com mais de mil metros de piso, além de cozinha e copa no centro do pavilhão”.

A 32ª Festa do Colono e 5ª Típica Pomerana ocorre nos dias 25 e 26 de julho e conta com o apoio da Prefeitura e Secretaria da Cultura e Turismo. Mais informações com o presidente Vorni Bierhals pelo telefone 9661-7939.

 

Baterias Saraiva

Tags: João Carlos Machado, online, Prefeitura de Camaquã, Selo Honorífico, Tapes

Enviar comentário

voltar para Camaquã

left normalcase show fsN tsN fwR|left tsN fwB b03s bsd|left fwR show tsN center|c05||image-wrap|login news b01 fwB tsN fwR tsY c10 bsd|normalcase tsN c05 sbss|normalcase c10|login news b01 normalcase c05 c10 bsd|tsN normalcase c05 sbss|signup|content-inner||