Camaquã prepara festa de 151 anos para este domingo

Aniversário de Camaquã com muitas atrações

Fonte e fotos: Gabriela Brito/Mayara Brandeburski/Ascom Prefeitura de Camaquã

Aniversário de CamaquãA festa de aniversário de Camaquã será neste domingo, 19 de abril, na Praça Zeca Netto. Organizada pela Prefeitura, a comemoração dos 151 anos da cidade conta com uma programação diversificada com música, apresentações artísticas e mostra de projetos das secretarias municipais.

Este ano, o evento traz um diferencial: o Dindinho Tur, uma jardineira que durante todo o dia realizará passeios gratuitos nos pontos turísticos da cidade.

Com saídas em frente à Pira da Pátria a atração estará disponível a partir das 9h.

À tarde, a partir das 15h os visitantes poderão conferir shows com grupo Mas Bah, Banda de Música da 8a Brigada de Infantaria Motorizada, Circo Parangolés e Orquestra de Câmara Getúlio Vargas.

Além disso, haverá mostra de projetos das secretarias, Escola do Chimarrão, doação de mudas, feira de artesanato e o lançamento da Campanha do Agasalho 2015.

Feira do Produtor agora também no Sindicato dos Trabalhadores Rurais

Produtos fresquinhos agora também podem ser adquiridos na Feira do Produtor realizada no Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

O grupo conta com cerca de dez pequenos produtores que todas as sextas-feiras, das 8h às 12h, comercializam verduras, frutas, chás, temperos e produtos coloniais, inclusive com encomendas.Camaquã

São produtos da época: laranja, repolho, aipim, maracujá, vagem, feijão, moranga, batata-doce e abóbora, entre outros.

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais fica na Rua Luiza Maraninche, 1134, telefone para contato 3671-4158.

Feira de Livre de Artesanato movimenta a praça

A primeira edição do ano da Feira Livre de Artesanato movimentou a Praça Sylvio Luiz neste domingo (12).

Quem passou por ali pode conferir além dos belos trabalhos dos artesãos também a exposição de bicicletas antigas dos colecionadores Vitor Ávila, Valdeci Müller, Paulo Pankowski, Nézio Sampaio e Rudinei Suris.

A praça também foi palco para a apresentação do Palhaço Tomé que encantou a criançada com suas peraltices e do “Poesia na Praça” com declamações de poesia pelos poetas da Capocam.

Na estreia do “Palco Aberto”, nova atração do evento promovido pela Secretaria de Cultura e Turismo, o público conferiu o som do músico Daniel Corleta.

Ao visitar pela primeira vez o evento, Miriam, que estava acompanhada o marido Vitor e da filha Laura, conta que foi uma tarde muito agradável: “É um espaço muito família, com atrações para todos os gostos e idades, voltaremos com certeza”, comenta.

Poder Executivo encaminha Projeto de Lei da Ficha LimpaBaterias Saraiva

No final do mês de março, o Poder Executivo enviou à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei da Ficha Limpa Municipal.

O Projeto estabelece que as nomeações para o cargo de Secretário Municipal e para os cargos em comissão, de direção, chefia ou assessoramento no âmbito do Poder Executivo não sejam exercidos por pessoas que tenham representações julgadas procedente pela Justiça Eleitoral, em processo de apuração de abuso de poder econômico ou político. 

O projeto é bem abrangente e também prevê essa medida aos condenados pelos crimes: contra a economia popular, a fé pública, administração pública e o patrimônio público; contra o patrimônio privado, o sistema financeiro, o mercado de capitais e os previstos na lei que regulamenta a falência, desde a condenação até o transcurso do prazo de oito anos após o cumprimento da pena.

Ainda aponta impedimento a quem tenha agido contra o meio ambiente e a saúde pública; crimes eleitorais que resultem em pena privativa de liberdade, abuso de autoridade, nos casos em que houver condenação à perda do cargo ou à inabilitação para o exercício de função pública; de lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores, além de outros crimes do Código Penal Brasileiro.

O Prefeito, João Carlos Machado, acredita que se a Lei for aprovada pelo Poder Legislativo, trará mais transparência, credibilidade e seriedade para que o Governo Municipal continue conduzindo suas ações para o bem comum.

Sai resultado da análise da água da barragem do Arroio Duro

João Carlos MachadoNo início do mês de abril, a Associação dos Usuários do Perímetro do Arroio Duro - AUD encaminhou à Secretaria Municipal do Meio Ambiente o relatório sobre a qualidade da água na barragem do Arroio Duro.

O laboratório que fez a análise informou que não foi detectada a presença das substâncias pesquisadas.

Em fevereiro, a Corsan divulgou laudo indicando que a água da barragem tinha acúmulo de algas, possível causador das mortes dos peixes, visto que isto impede a oxigenação da água e a entrada dos raios solares.

As análises não detectaram contaminação por agrotóxicos.

Município preocupado com o Meio Ambiente apresenta Projeto de Lei

O Governo Municipal, preocupado com as questões ambientais do município, está confeccionando um Projeto de Lei do novo Código Municipal de Meio Ambiente.

Na terça-feira (07), o Secretário do Meio Ambiente, o engenheiro agrônomo João Batista Caldasso da Silva, acompanhado do engenheiro agrônomo Everton Fonseca, da engenheira agrônoma e também advogada, Isabela Garcia, além da advogada Bárbara da Rocha, apresentaram ao Prefeito João Carlos Machado o parecer técnico sobre o novo código. O parecer formado de 150 laudas aborda aspectos legais das leis de esferas superiores.

Conforme as advogadas autoras do parecer, a necessidade de um código municipal se dá pelo fato das Leis Estaduais e Federais serem esparsas, extensas e pouco objetivas.

A sugestão de um código municipal visa unificar as leis em um único documento, a fim de torná-lo de fácil entendimento. “Isto fará com que a comunidade como um todo e operadores da questão ambiental possam consultar as leis de forma rápida e acessível”, afirma o secretário da pasta.

O próximo passo é o COMACA – Conselho Municipal do Meio Ambiente de Camaquã discutir junto com a comunidade esse Projeto de Lei, para, posteriormente, ser realizada Audiência Pública, quando então o documento seguirá para a Câmara de Vereadores, e, se for aprovado pelo Poder Legislativo, se tornará Lei Municipal.

Secretaria de Desporto e Juventude instala novo software de gestão de competições

A Secretaria de Desporto de Juventude diante da grande demanda de organização de competições buscou soluções de informática para fazer a gestão de suas competições.Esportes em  Camaquã

A empresa responsável por desenvolver o software de gestão é a  SportSys, especializada em sistemas de Gestão de Competições, tendo como clientes federações, ligas e clubes.

O proprietário da empresa é Luciano Elias, que possui vasta experiência na área, inclusive foi o Gerente de Operações do Estádio Beira Rio para a Copa do Mundo FIFA 2014.

Este software de gestão é destinado a todas as competições da pasta ou as que ela apoiar.

A primeira competição a ser informatizada é a 24ª Copa Santa Auta, em todas as suas categorias. Camaquã é a primeira cidade no Brasil, que se tem conhecimento, a implantar este tipo de tecnologia de gestão no esporte.

O software não está instalado em um computador, e sim na WEB (www.esportescamaqua.com.br). O software instalado na internet permite a pasta fazer a edição de suas competições de qualquer lugar do mundo, de um computador, de um tablet ou de um smartphone, adaptado a qualquer plataforma (Windows. Linux, IOS, Android...), além de cadastrar clubes, locais, rádios, criar competições, jogos, fórmulas, tabelas de classificação, publicar regulamentos, etc.

As informações são compartilhadas com os internautas através de um site, sem a necessidade de logar. Este site não tem objetivo jornalístico com a publicação de notícias, mas sim o objetivo de expor de forma ágil todas as informações referentes aos certames.

O Secretário de Desporto e Juventude, Tiago Camerini, comenta que possui total autonomia na atualização do sistema. Esse software não onerou os cofres públicos.

 

Tags: Aniversário de Camaquã, Município, online, Prefeitura de Camaquã, Tapes

Enviar comentário

voltar para Camaquã

left normalcase show fsN tsN fwR|left tsN fwB b03s bsd|left fwR show tsN center|c05||image-wrap|login news b01 fwB tsN fwR tsY c10 bsd|normalcase tsN c05 sbss|normalcase c10|login news b01 normalcase c05 c10 bsd|tsN normalcase c05 sbss|signup|content-inner||