Camaquã sedia 1ª Conferência Intermunicipal da Costa Doce

Fonte: Ascom/Prefeitura

Conferência em CamaquãCom o tema “Mais Direitos, Participação e Poder para as Mulheres”, foi realizada no dia 16, no auditório da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social, a I Conferência Intermunicipal de Políticas Públicas para as Mulheres da Costa Doce a fim de debater sobre a participação das mulheres e homens na sociedade e como buscar uma equidade dos deveres e direitos.

O evento contou com a participação de representantes dos municípios de Camaquã, Arambaré, Chuvisca, Cristal e Sentinela do Sul. Presente no evento, o prefeito João Carlos Machado, exaltou a importância de eventos como esses:

“Estamos muito felizes em sediar esta conferência com um número tão expressivo de lideranças dos cinco municípios”, declarou.

O encontro teve objetivo traçar políticas públicas em favor das mulheres, bem como criar mecanismos de mobilização e representação em todos os níveis da federação.

A assessora técnica da SMTDS, Sonia Ribeiro, manifestou sua alegria na realização da Conferência como um importante passo para que as mulheres possam avançar ao exercer o seus direitos.

A representante do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Gislaine Lima da Silva, salientou a importância de iniciativas como estas e lembrou sobre a onda de violências contra a mulher no último semestre. “Não temos muitos dados para comemorar, por isso é importante esse debate, essa tomada de posição”.Camaquã

A representante do Departamento Estadual de Políticas Públicas para Mulheres, Rosângela Garcia Dorneles, parabenizou pela realização do evento em sua primeira edição e destacou que é fundamental que esse poder de decisão e de escolha seja compartilhado entre homens e mulheres. “As mulheres exercem diversos papéis e há uma diversidade de mulheres que precisam ser representadas respeitadas em suas diferenças”, ressaltou durante a sua palestra.

Em seguida houve a formação dos grupos nos quais foram discutidos os temas Contribuição dos conselhos dos direitos da mulher e dos movimentos feministas e de mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades para as mulheres em sua diversidade e especificidades; Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres no âmbito municipal, estadual e federal; Sistema Político com participação das mulheres e igualdade e Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres.

Kiko

 

Na parte final, houve a eleição das delegadas representarão a Costa Doce durante a Conferência Estadual em porto Alegre: Thais Cenci Dariva de Sentinela do Sul, Marivone Ramos Tavares e Vera Farias repres

entando Camaquã, e de Arambaré Nathalia da Cunha Kovaski e Lorena Pereira Almada.

As Conferências Municipais são preparatórias para a Conferência Estadual, onde serão eleitas delegadas para representar Rio Grande do Sul na Conferência Nacional, que acontece entre 15 e 18 de março de 2016, em Brasília.

Produtores participam de curso de operador de trator agrícola

Curso em CamaquãFoi realizado nesta semana no Sindicato Rural de Camaquã o curso de operador de tratores agrícolas.

Durante a capacitação com carga horária de 32h ministrada pelo instrutor do SENAR e engenheiro agrícola Mario Alberto Ribeiro, os produtores rurais aprenderam sobre segurança no trabalho, código de trânsito brasileiro, além da parte mecânica como acoplamento de implementos, entre outros.

O conteúdo conta com parte teórica e as aulas práticas nas empresas parceiras. A atividade foi proporcionada através da parceria entre a Associação dos Arrozeiros de Camaquã, Sindicato Rural, Senar e Secretaria da Agricultura e Abastecimento.

De acordo com o presidente da Associação dos Arrozeiros de Camaquã, Celso Bartz, a entidade instiga os produtores para que se qualifiquem e usufruam destas oportunidades.

Com a participação de nove alunos, os encontros têm como objetivo central não só a capacitação em si, mas a valorização do homem do campo, conforme explica o engenheiro agrônomo da Secretaria de Agricultura e Abastecimento Vilmar Ferreira: “Este conhecimento transforma a vida das pessoas que, com a profissionalização, passam a trabalhar melhor”.

Para o produtor Edmilson Figueiredo da Silva o curso trouxe o conhecimento de muitos detalhes importantes: “Eu aprendi na prática e, hoje, vejo que posso melhorar”. Seu colega Silvo Pereira concorda e salienta que desde quando começou na lida há 40 anos muita coisa mudou: “Hoje temos equipamentos com muito mais segurança evitando acidentes”, avalia.

Outros cursos estão com inscrições abertas, e novas turmas podem ser fechadas para um dos 170 cursos disponíveis. Interessados podem entrar em contato com Vilmar Ferreira na Secretaria Municipal de Agricultura ou pelos telefones: (51) 3692-1623/(51) 9857-8122. 

Tags: Conferência, João Carlos Machado, online, Prefeitura de Camaquã, Tapes

Enviar comentário

voltar para Camaquã

left normalcase show fsN tsN fwR|left tsN fwB b03s bsd|left fwR show tsN center|c05||image-wrap|login news b01 fwB tsN fwR tsY c10 bsd|normalcase tsN c05 sbss|normalcase c10|login news b01 normalcase c05 c10 bsd|tsN normalcase c05 sbss|signup|content-inner||