Camaquã tem encontro sobre Cultura Africana

Redação Online

Fonte e foto: Mayara Farias e Paola Andrade 

CamaquãNa sexta-feira (8), a Secretaria Municipal de Educação, através da Assessoria das Bibliotecas Escolares, realizou no Cine Teatro Coliseu, o encontro com os bibliotecários, supervisores escolares e professores de história e geografia, da Rede Municipal de Ensino.

A reunião deu continuidade à formação em história e em cultura afro-brasileira, africana e indígena, em cumprimento às leis nº 10.639, de 2003 e nº 11.645, de 2008, que alteraram a Lei nº 9.394, de 1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, incluindo a obrigatoriedade nos currículos escolares do ensino fundamental, o ensino da temática afro-brasileira e indígena.

O encontro contou com a presença do secretário adjunto da Educação, Gelson Gouvêa, que fez a abertura do evento, com a palestrante Lucia Regina Brito Pereira, doutora em História pela PUC/RS, Adiles da Silva Lima, especialista em Estudos da Cultura Africana e Afro-brasileira pela CESUCA/Cachoeirinha, e de Frederico Matos Alves Cabral, mestrando em Sociologia pela UFRGS e vice-coordenador da Rede Interdisciplinar e Multidisciplinar de Estudos Africanos (ILEA/UFRGS).

As escolas municipais receberão, em breve, os livros das coleções “A África Está em Nós” e “O Brasil Indígena”, bem como, o livro “Africanidades Sul-rio-grandenses”, todos adquiridos pela SME.

 

Prefeitura realiza vistoria nos veículos de transporte coletivo urbano e semi urbano

 

A Prefeitura, através da Secretaria de Transportes, realizou na quarta-feira (20) a vistoria dos veículos de transporte coletivo urbano e semi urbano. A inspeção foi realizada pela empresa CAT RS Vistoria Veicular, da cidade de Pelotas, contratada através de licitação.Vistoria em veículos

 

Foram vistoriados 36 veículos, dos quais nove não apresentaram condições adequadas e possuem prazo de dez dias para correção dos problemas apontados quando passarão por nova vistoria.

As empresas que não se adequarem poderão substituir os veículos por outro em condições. Guilherme Machado, motorista de ônibus coletivo urbano, acredita que as vistorias trazem tranquilidade. “É uma segurança a mais”, salienta.

 

Durante o procedimento, todos os itens de segurança são avaliados, bem como, a parte mecânica, elétrica além da documentação. Girlei Dias, técnico em mecânica da empresa contratada, afirma que os veículos responsáveis pelo transporte urbano e semi urbano tiveram uma melhora expressiva: “Camaquã deu um salto na qualidade dos veículos nos últimos anos”, afirma.

 

O empresário Luiz Moraes Duarte, motorista há quase cinco décadas, se diz satisfeito com as vistorias, pois garantem ao transporte público qualidade e segurança, não apenas aos usuários, mas ao motorista e ao cobrador que passam o dia todo dentro do veículo.

 

O secretário dos Transportes, Clayton Dworzecky, acredita que as vistorias, que são realizadas a cada seis meses, são importantes para toda a comunidade, pois garantem segurança e comodidade às mais de duas mil pessoas que utilizam o transporte público por dia.

 

A Prefeitura agradece ao Posto Sim, por gentilmente ceder o espaço para que as vistorias sejam feitas.

Produtores formam a Aqua-Camaquã‏

CamaquãNa tarde desta segunda-feira, 18, na Sala se reuniões do Centro Administrativo, foi realizada a Assembleia de Constituição da Aqua-Camaquã - Associação dos Aquicultores de Camaquã.

A ação é resultado de um trabalho de parceria construída juntamente com os produtores, Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento e Emater/RS que coordenam e fornecem o apoio técnico aos produtores, através do agrônomo da SMAA, Vilmar Ferreira, e dos extensionistas rurais da Emater/RS Charlise da Silva Nunes e Mauro Tedesco.

A Associação inicia com trinta produtores e tem como objetivo a exploração dos recursos hídricos, além do fortalecimento e desenvolvimento da cadeia produtiva da aquicultura, desde a produção do alevino, filetagem e comercialização.

Conforme Ferreira, são bem-vindos todos os produtores que estejam ou queiram se inserir no ramo da aquicultura. “Estamos contentes, pois este é o fruto de um trabalho que iniciou há mais tempo e que foi construído em conjunto com os produtores. Hoje, temos a satisfação de ter uma diretoria eleita por consenso e com representatividade dos diversos setores da cadeia produtiva”.

De acordo com o secretário da pasta, José Carlos Dorneles, desde que assumiu em 2013 este trabalho vem sendo fomentado e que esta organização dos produtores através do associativismo é fundamental: “Temos aqui um grupo que, entre outros pontos fortes, é participativo e muito unido”, elogia.

Ele destaca que uma parte deste interesse dos produtores nasceu do aproveitamento da Barragem do Arroio Duro para a produção de pescado em tanque e rede com o consentimento da AUD. “Por meio deste trabalho, temos ideias de dar sequência também a novos projetos”, explica. O próximo passo, de acordo com Dorneles, é o levantamento de demandas através do diagnóstico das propriedades dos produtores que integram a Aqua-Camaquã para a elaboração de um projeto e de um programa de financiamento.

Na oportunidade, foi realizada a eleição da diretoria e a aprovação dos Estatutos. O Presidente da entidade é Waldoir de Araújo da Costa, tendo como Vice-Presidente Aleixo Studzinski. Ainda integram a Diretoria o 1° Secretário Luís Antônio Ferreira, a 2ª Secretária Cátia Fontoura Priebe, o 1° Tesoureiro Sérgio Alfeu de Barros, a 2ª Tesoureira Erenita Schmeiscki Dalbem. Como membros do Conselho Fiscal atuam como titulares Hilton Peck Bierhals, Eduardo Molon e Carlos Roberto Barros, e como suplentes Lenara Rodrigues Vasconcelos, Nelino Rackow Voigt e Otacilio Claúdio de Moraes.

Baterias Saraiva

 

Tags: Cultura africana, Educação, online, Prefeitura de Camaquã, Tapes

Enviar comentário

voltar para Camaquã

left normalcase show fsN tsN fwR|left tsN fwB b03s bsd|left fwR show tsN center|c05||image-wrap|login news b01 fwB tsN fwR tsY c10 bsd|normalcase tsN c05 sbss|normalcase c10|login news b01 normalcase c05 c10 bsd|tsN normalcase c05 sbss|signup|content-inner||