Comitê Camaquã delibera contrariamente ao Projeto de Mineração no Alto Camaquã

Fonte: Gabriela Britto/Ascom/Camaquã

CamaquãO Comitê Camaquã, seguindo o seu roteiro de reuniões públicas nos municípios integrantes da bacia hidrográfica, esteve no dia 31 de março, na Câmara de Vereadores de Santana da Boa Vista, com a participação dos representantes das entidades componentes do Comitê, autoridades municipais, regionais e estaduais, ambientalistas, professores universitários, pessoas da comunidade santanense e municípios vizinhos.

Na parte da manhã, ocorreu a 36ª Reunião Extraordinária, com a oficina do Pré-diagnóstico do ZEE-RS - Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado do Rio Grande do Sul, apresentado por técnicos do Consórcio CODEX REMOTE/ACQUAPLAN/GITEC. O ZEE é um instrumento de planejamento e ordenamento territorial, contratado pela Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do RS, com o objetivo de viabilizar o desenvolvimento sustentável a partir da compatibilização de fatores econômicos, ambientais e sociais.

À tarde, foi realizada a 54ª Reunião Ordinária com a pauta principal de deliberação a respeito do projeto de mineração da Empresa Votorantim Metais Holding, denominado Projeto Caçapava do Sul.

O Plenário do Comitê inicialmente ouviu a manifestação da CPA - Comissão Permanente de Assessoramento e a seguir votou por unanimidade contra ao projeto de mineração no alto Camaquã.

A mesa foi composta por Renato Taiffke Zenker, presidente do Comitê Camaquã e secretário municipal do Meio Ambiente de Camaquã, Mário Fernando Damé, presidente do Comitê Baixo Jacuí e vice-presidente do Comitê Camaquã, Nataniel do Val Cândia, prefeito de Amaral Ferrador, Fábia Richter, prefeita de Cristal, Ivaniberto da Silva, presidente da Câmara de Vereadores de Santana da Boa Vista, Eder Leomar dos Santos, presidente do Conselho diretor da AUD, e Rogério Silva, secretário executivo do Comitê Camaquã.

Secretária Eva Rosi recebeu das mãos dos escritores Catulo Fernandes e Roger Tavares o certificado de reconhecimento dado aos colaboradores da Semana da Poesia

Emoção, poesia, música, confraternização... este foi o tom doCafezinho Poético-Musical, realizado na noite de 31 de março (28º aniversário da Capocam), no Galles Restaurante (Clube Camaquense), abrindo a XXI Semana da Poesia, que traz como tema “Barbosa Lessa 15 anos de saudade” (1929 - 2002).Camaquã

Diversas atrações artísticas com a participação de poetas, músicos e declamadores abrilhantaram a noite cultural. Durante o encontro foram homenageados os colaboradores da Semana da Poesia: Associação Amigos da Água Grande, Sesc, Secretaria da Cultura, Turismo, Lazer, Desporto e Juventude e Secretaria da Educação, representada pela Secretária Municipal da Educação Eva Rosi Bueno Nunes,  além de homenagens especiais à Nilza Lessa, viúva do escritor Barbosa Lessa, ao cantor Manoel Camaquã pelos seus 50 anos de carreira, e a  Casa do Artesão, que em 2017 registra 20 anos de atuação.

Vice-prefeito reúne-se com representantes da SDR

Na manhã desta terça-feira (4), o vice-prefeito Jair Martins recebeu no gabinete do Executivo, os representantes da Secretaria do Desenvolvimento Rural – SDR, a diretora administrativa Aline Cristiane Pooter, acompanhada do chefe de patrimônio e transportes Vagner Coraion.

CamaquãNa oportunidade, ficou acertada a cedência do prédio da SDR, localizado ao lado da Secretaria de Infraestrutura, ao município até o final de 2018. Também ficou agendada uma reunião na SDR, com José Alexandre e Lino Hamen, para tratar sobre agricultura familiar e agroindústria, fomentando a economia do Município.

 

 

Tags: Bacia do Rio Camaquã, Cultura e poesia, online, Prefeitura de Camaquã, Tapes

Enviar comentário

voltar para Camaquã

left normalcase show fsN tsN fwR|left tsN fwB b03s bsd|left fwR show tsN center|c05||image-wrap|login news b01 fwB tsN fwR tsY c10 bsd|normalcase tsN c05 sbss|normalcase c10|login news b01 normalcase c05 c10 bsd|tsN normalcase c05 sbss|signup|content-inner||