Cursos, homenagens e maquinário novo nas ações de Camaquã

Informativo da Prefeitura de Camaquã

Produção: Ascom/Alex Soares

Setor de Cursos da SMTDS certifica 382 formandos

 O Setor de Cursos da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS) realizou, na quinta-feira, 30 de outubro, a formatura de 382 mulheres do diversos cursos promovidos pelos clubes de mães da cidade.

A solenidade foi realizada no Auditório da secretaria, com a participação do prefeito João Carlos Machado, da secretária Josiane Longaray e do vereador Leomar Boeira, que representou a Presidência da Câmara de Vereadores.

Este ano, em decisão tomada conjuntamente pela coordenação dos cursos e pelos 32 clubes de mães e oito entidades onde são realizados os cursos, a entrega dos diplomas foi simultânea. Durante o ato, teve uma mostra do artesanato produzido pelas formandas.

Antes da entrega dos certificados, feita pelo prefeito, pela secretária e pelas 27 instrutoras, o coordenador do Centro de Geração e Renda e de Cursos da SMTDS, Leandro Decavatá, ao agradecer o empenho das cursistas, o trabalho dos instrutores e a organização das líderes dos clubes de mães, destacou: “O setor vive um despertar para um novo tempo, com diferentes ideias, novas propostas, e acima de tudo, muita reflexão sobre a caminhada realizada”.  

Josiane Longaray salientou o estreitamento das relações entre secretaria e clubes de mães, citando como um dos resultados a produção de peças em tricô, direcionadas à Campanha do Agasalho de 2014, coordenada pelo Macam. “Está ai um dos objetivos desta secretaria e deste governo: investir na promoção humana, alcançando resultados práticos”.

Espaço permanente

Ao agradecer o interesse das participantes, a dedicação dos servidores envolvidos, o prefeito também valorizou o trabalho das instrutoras dos cursos, sugerindo, inclusive, uma revisão para 2015 de suas remunerações. Diante do sucesso da Expoarte deste ano, que em poucos dias gerou R$ 9 mil em vendas, João Carlos lançou  a ideia de haver um espaço permanente para comercialização do artesanato produzido pelas artesãs e participantes dos clubes de mães e das entidades.

Também participaram da solenidade o vice-prefeito Paulo Mecca, a secretária municipal da Cultura e Turismo, Marla Crespo, o secretário Municipal Adjunto da Educação, Gelson Golveia e os vereadores Claiton Duarte e Marivone Tavares.

 

Loja Maçônica completa 20 anos com homenagens a Camaquã e a João Carlos Machado

A Loja Maçônica Cedro de Sinai comemorou os seus 20 anos de atividades homenageando, no dia 27 de outubro, Camaquã pelos seus 150 anos.

A sessão festiva e aberta contou com a presença do Soberano em exercício do Grande Oriente do Brasil (GOB), Eurípedes Barbosa Nunes, acompanhado do secretário Geral de Administração e Patrimônio, Ronaldo Fidalgo Junqueira e do Grão-Mestre do GOB RS, Jorge Colombo Borges.

Dirigida pelo venerável mestre Francisco Delamare, a solenidade também oficializou o decreto que concedeu o título ao prefeito João Carlos Machado “Amigo da Maçônaria". Ambas as homenagens foram assinadas pelo Soberano Grão-Mestre Marcos José da Silva". Ambas as homenagens foram assinadas pelo Soberano Grão-Mestre Marcos José da Silva.

Durante o ato, Barbosa Nunes proferiu palestra sobre a prevenção ao uso de drogas. Após os agradecimentos do prefeito, Dalamare salientou o trabalho do GOB-RS, classificando-o como “organizado e consistente ritualística e administrativamente”.

O ato também teve a participação do Grão Mestre ajunto José Adalberto Soares, da presidente da Fraternidade Feminina, Cristina Sirtoli, do coordenador estadual de Maçonaria a Favor da Vida, José Luís e do professor Gilberto Bueno da Silva, que fez um relato histórico da Loja Cedro de Sinai e do município de Camaquã.

 

Governo municipal adquire patrola nova

O governo municipal adquiriu uma nova motoniveladora para trabalhos exclusivos na área urbana de Camaquã. A patrola, da marca Caterpillar 120K, foi adquirida a um custo de R$ 580 mil, ficando sob a responsabilidade da Secretaria Municipal da Infraestrutura.

O serviço passa a contar agora com duas destas máquinas. As últimas patrolas compradas tinham sido em 2007, para a secretaria Municipal dos Transportes.

Tags: Cursos Profissionalizantes, João Carlos Machado, online, Prefeitura de Camaquã, Tapes

Enviar comentário

voltar para Camaquã

left normalcase show fsN tsN fwR|left tsN fwB b03s bsd|left fwR show tsN center|c05||image-wrap|login news b01 fwB tsN fwR tsY c10 bsd|normalcase tsN c05 sbss|normalcase c10|login news b01 normalcase c05 c10 bsd|tsN normalcase c05 sbss|signup|content-inner||