Duas obras são encaminhadas em Camaquã

Fonte: Ascom/Camaquã/Mayara Farias e Gabriela Brito

Camaquã“Agora vou poder jogar futebol mesmo em dia de chuva”, comemora o aluno do 5º ano Bernardo Schmiescki, na inauguração da cobertura da quadra poliesportiva da EMEF Mario Centeno Crespo, localizada na Pacheca 6° Distrito.

A inauguração foi realizada na terça-feira (14) e contou com a presença do prefeito João Carlos Machado, da secretária de Educação Jussara Jaquês, do presidente da Câmara de Vereadores Marco Aurélio Pereira, secretários, vereadores, autoridades e comunidade escolar.

A cobertura da quadra poliesportiva possui 622 m², além disso, a quadra já existente teve o piso restaurado, nivelado e recebeu pintura com demarcação das respectivas modalidades esportivas, executada por empresa contratada através de licitação.

A obra foi possível através do investimento da Prefeitura no valor R$ 86.809,33 e do FNDE, na quantia de R$ 180.934,65.

Conforme a diretora Fátima de Abreu Soares, a escola que possui 74 anos era estadual até o ano de 2008, quando foi municipalizada:

“Solicitamos que o município assumisse a escola, porque enfrentávamos muitas dificuldades por pertencer ao estado, como a falta de professores, problemas com merenda e não havia transporte escolar, então só atendíamos alunos da Pacheca”.

De acordo com a diretora, a situação mudou quando o educandário foi municipalizado: “Começamos a receber investimentos, como a parte da escola que era de madeira foi substituída por edificação de alvenaria, nosso quadro de professores está completo e é muito bom, nossa merenda é diversificada e de qualidade e atendemos crianças de toda a região, graças ao transporte escolar”.

A presidente do CPM – Círculo de Pais e Mestres Virginia dos Santos Schimiescki, mãe do aluno Bernardo, estudou na escola há quase vinte anos e viu de perto as mudanças: “A escola mudou muito e pra melhor”. Para a secretária da Educação Jussara Jaquês, a escola recebe melhorias constantes devido à parceria entre Poder Público Municipal, direção, professores, CPM e comunidade: “Quando pessoas e instituições se unem em torno de um objetivo comum, o resultado é sempre o melhor para todos os envolvidos”.

Diante de dificuldades financeiras, onde União e Estado atrasam repasses e alguns nem são feitos, estabelecer prioridades de investimentos é primordial: “Não há recursos para todas as demandas, então estabelecemos como prioridade as pessoas, por isso realizamos investimentos nas áreas de educação, saúde e assistência social”, salienta o prefeito João Carlos Machado. Machado destaca ainda que, além de vivenciarmos uma crise financeira, enfrentamos uma crise moral e ética, que faz ainda mais necessário investir na educação e formação de cidadãos conscientes, responsáveis e honestos: “Precisamos investir no futuro dessa nação”.

Comunidade entrega projeto de revitalização do parque infantil da Praça Zeca Netto ao prefeito

Foi entregue nesta manhã (15) ao prefeito João Carlos Machado o projeto de Revitalização do Parque Infantil da Praça Zeca Netto. A entrega foi feita pela representante da comunidade Camila Marino Patro, e pelas autoras do projeto técnico Isabela da Luz Pereira e Carolina Ferrão da Cunha.Camaquã

“É importante frisar que este é um projeto social que não visa fins lucrativos, apenas o benefício das crianças da comunidade”, comenta Camila. Ela afirma que quando criou o grupo do projeto no Facebook não esperava tamanho apoio e aceitação: “É muito gratificante, já estou até planejando outros projetos para o futuro”, idealiza.

Durante o encontro, acompanhado também pelo secretário de Infraestrutura Tiago Camerini, o prefeito se mostrou muito grato pela iniciativa: “É uma ação excelente, a cidade é de todos. Ficamos muito satisfeitos em receber este projeto tão completo”.

O projeto nasceu nas redes sociais onde as mães conversavam sobre como tornar o espaço mais atrativo e seguro para as crianças brincarem.

A ideia ganhou força e apoio de um grupo que realizou o trabalho técnico com uma proposta que prevê a substituição dos brinquedos e a criação de espaços voltados para o brincar.

O projeto conta com a ajuda da comunidade para a arrecadação de verba para o seu custeio: “Serão feitas ações para arrecadação junto às empresas e também junto à comunidade”, explica Carolina.

Para Isabela, é importante o apoio da comunidade através do auxílio para angariar a soma necessária para a execução do projeto. O próximo passo será a criação de uma conta na qual qualquer pessoa pode depositar a sua doação.

O grupo tem como meta inaugurar o novo espaço no dia 12 de outubro, Dia das Crianças. “Toda a comunidade está convidada para prestigiar”, convida Camila.

Interessados em colaborar com a iniciativa podem obter mais informações na página do grupo no endereço:https://www.facebook.com/groups/1055503387876826/?fref=ts

Tags: João Carlos Machado, Obras públicas, online, Prefeitura de Camaquã, Tapes

Enviar comentário

voltar para Camaquã

left normalcase show fsN tsN fwR|left tsN fwB b03s bsd|left fwR show tsN center|c05||image-wrap|login news b01 fwB tsN fwR tsY c10 bsd|normalcase tsN c05 sbss|normalcase c10|login news b01 normalcase c05 c10 bsd|tsN normalcase c05 sbss|signup|content-inner||