Grande festa comemora 151 anos de Camaquã

Fonte: Prefeitura de Camaquã

Fotos: Mayara Farias, Gabriela Brito e Paola Andrade/Ascom Prefeitura de Camaquã

Aniversário de Camaquã de 151 anosCamaquã comemorou seus 151 anos com grande festa na Praça Zeca Netto. Organizado pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura e Turismo, o evento contou com grandes atrações.

O destaque da festa ficou por conta do Dindinho Tur, uma jardineira que realizou passeios gratuitos pelos pontos turísticos da cidade.

“Adorei o passeio! Gostei de conhecer melhor a história das casas antigas da cidade.

Se no ano que vem tiver, eu vou de novo”, afirma Paula Madalena Gonçalves, 59 anos.

A Secretaria do Meio Ambiente prestava informações sobre coleta seletiva, coleta de óleo de cozinha, dicas de economia de água, além de outras atividades realizadas pela pasta.

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento entregou mais de 300 mudas de árvores nativas. Já a equipe da Secretaria de Educação aproveitou a ocasião para divulgar o Plano Municipal de Educação.Camaquã e os 151 anos

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social em parceria com o Macam lançou a Campanha do Agasalho 2015, que é de grande importância para inúmeras famílias camaquenses.

A Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços oferecia informações sobre as atividades da pasta, inclusive informações para os empresários que desejam sair da informalidade.

Além disso, teve Escola de Chimarrão, feira de artesanato e o Circo Parangolés.

A música ficou por conta da Banda de Música da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada e da banda Mas Bah!, que tornaram a tarde ainda mais alegre.

“Estou adorando! Tornou o domingo na praça ainda melhor”, afirmou a entusiasmada Cristina Duran, 51 anos.  

Campeonato de Skate com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições gratuitas para o Campeonato de Skate modalidade street promovido em conjunto pelas Secretarias de Desporto e Juventude e Cultura e Turismo.

Skate CamaquãA competição será no sábado, dia 25 de abril, no Ginásio de Esportes a partir das 14h.

Durante o evento, haverá a apresentação de DJ, MC, BBoy, grafite e batalha de rap.

Serão disputadas as modalidades mirim – até doze anos, iniciante – até 15 anos e amador open – acima de 16 anos.

Para participar basta se inscrever diretamente na SMDJ localizada no Ginásio de Esportes ou pelo telefone 3692-1804.

Curso de gestão estratégica de vendas com inscrições abertas

O curso Gestão Estratégica de Vendas na Medida, realizado em parceria pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Serviços, ACIC, Sindilojas e Sebrae está com inscrições abertas.

O curso que ocorre de 27 a 30 de abril, das 19h às 23 horas, na ACIC Camaquã, possui carga horária de 16 horas.

Durante os encontros o propósito é oportunizar momentos de reflexão para os profissionais envolvidos com vendas, seja na função de gestor de vendas ou na função direta de vendedor.

A capacitação é composta por quatro encontros, com duração de quatro horas cada, acrescido de mais duas horas de consultoria, por empresa, realizada no local.Baterias Saraiva

O aluno terá informações sobre a análise e o processo de compra do cliente e o de venda da empresa, como planejar e gerenciar a equipe de vendas, como realizar um atendimento qualificado e fidelizar o cliente. As vagas são limitadas. Outras informações e inscrições pelos telefones: 3671-3967 (Rosana) ou 3671-5465 (Natana).

Projeto de Lei do PSIU Camaquã é encaminhado para aprovação na Câmara

O prefeito João Carlos Machado, juntamente com o procurador chefe do Município, Cristiano Fagundes, e a secretária da administração, Elizete Rocke Peters, esteve na tarde da quinta-feira (16), na Câmara Municipal de Vereadores, a fim de protocolar pessoalmente o Projeto de Lei nº 30 que institui o Programa de Silêncio Urbano - Lei do PSIU.Prefeito de Camaquã

O projeto foi entregue para que seja votado pelos vereadores e, se for aprovado, a lei entrará em vigor.

O projeto se destina a enfrentar a perturbação do sossego reclamada pela comunidade, especialmente quanto ao excesso de volume de som em veículos e algazarras de rua.

A lei propõe a desobrigação da identificação da vítima, dispensa do uso do decibelímetro pelo agente autuador, aplicação de multas e apreensão do veículo e equipamento de som.

O anteprojeto foi minunciosamente estudado e avaliado pela Frente Parlamentar da Perturbação do Sossego e Poluição Sonora do Poder Legislativo e aprovado por unanimidade pelos vereadores.

A visita do prefeito municipal para entrega deste projeto demonstra a preocupação e o interesse pela matéria que trará a toda a comunidade camaquense uma resposta às inúmeras reivindicações em virtude desta contravenção que tanto incomoda a população.

18 mil quilos de pneus são encaminhados para reciclagem

Reciclagem de pneusA Secretaria Municipal de Meio Ambiente encaminhou cerca de 18 mil quilos de pneus para a RECICLANIP, empresa conveniada que realiza o envio para a destinação final do material.

Os 450 pneus inservíveis grandes estavam depositados no ecoponto da Prefeitura, e são o resultado do projeto que envolve todas as borracharias e comércio de pneus.

Os estabelecimentos foram cadastrados pelo setor de Educação Ambiental da SMMA, e seguem o compromisso de levar todos os pneus inservíveis para o ecoponto.

Quando um pneu chega ao fim de sua vida útil, ou seja, não pode mais continuar rodando em um veículo, ele deve ser deixado em local apropriado, caso de um estabelecimento comercial como uma revenda de pneus e borracharia ou um Ponto de Coleta de Pneus da Prefeitura Municipal.

No processo de coleta, a Reciclanip é responsável pelo transporte de pneus a partir dos Pontos de Coleta até as empresas de trituração, quando necessário, de onde os pneus serão encaminhados para destinação final.

No Brasil, uma das formas mais comuns de reaproveitamento dos pneus inservíveis é como combustível alternativo para as indústrias de cimento. Outros usos dos pneus são a fabricação de solados de sapatos, borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais, além de tapetes para automóveis.

Mais recentemente, surgiram estudos para utilização dos pneus inservíveis como componentes para a fabricação de manta asfáltica e asfalto-borracha, processo que tem sido acompanhado e aprovado pela indústria de pneumáticos.

Cursos realizados pelo SENAR estão com inscrições abertas

Em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, o SENAR traz a Camaquã os cursos de: Tratores Agrícolas, agendado de 5 a 8 de maio, com carga horária de 32h, Eletricista Rural, agendado de 18 a 20 de maio, com carga horária de 24h, Gestão Rural I, agendado para os dias 1 a 3 de junho, com carga horária de 24h e o de NR 31: Aplicação Correta e Segura de Agrotóxicos, agendado para os dias 15 a 17 de junho, com carga horária de 20h. Os cursos têm como objetivo, além da capacitação em si, a valorização do homem do campo.

Interessados podem entrar em contato com Vilmar Ferreira na Secretaria Municipal de Agricultura ou pelos telefones: (51) 3692-1623/(51) 9857-8122.

 

Tags: Aniversário de 151 anos, Camaquã, João Carlos Machado, online, Tapes

Enviar comentário

voltar para Camaquã

left normalcase show fsN tsN fwR|left tsN fwB b03s bsd|left fwR show tsN center|c05||image-wrap|login news b01 fwB tsN fwR tsY c10 bsd|normalcase tsN c05 sbss|normalcase c10|login news b01 normalcase c05 c10 bsd|tsN normalcase c05 sbss|signup|content-inner||