João Carlos recebe delegada da 2ª Coord. Regional de Saúde

Fonte e fotos: Gabriela Brito/Mayara Farias e Paola Andrade/Ascom/Camaquã

Reunião teve atraso nos repasses como pauta

CamaquãO prefeito João Carlos Machado esteve reunido, na terça-feira (16), com a delegada da 2ª Coordenadoria Regional de Saúde - CRS do estado, Tarsila Crusius, a fim de tratar sobre repasses em atraso do Governo do Estado.

Participaram ainda o vice-prefeito Paulo Mecca, o secretário da Saúde Robson Marques, o secretário adjunto da Saúde, Rubem Machado, a enfermeira coordenadora técnica da Saúde Jaqueline Félix, além da delegada adjunta da CRS, Juçara Lopes Silva.

No encontro, o secretário Robson explanou sobre o funcionamento das dez unidades básicas de saúde do município, entre outras atividades desenvolvidas pela secretaria.

À tarde, o grupo visitou as instalações da UPA – Unidade de Pronto Atendimento 24h, que está localizada no bairro Viegas, ao lado do Centro Social Urbano.

O prefeito reiterou a importância do Estado enviar o repasse de 2,7milhões para equipar a unidade: “Investimos muito em saúde, por diversas vezes nós usamos recursos próprios quando o Estado falta com os repasses, para a comunidade não sofrer”, salienta o prefeito.

A delegada Tarsila Crusius apresentou as agruras financeiras que o Estado enfrenta e que acarretam o atraso nos repasses de verbas para a maioria dos municípios. Ela também comprometeu-se em cobrar da Secretaria Estadual de Saúde a verba para a aquisição dos equipamentos da UPA de Camaquã, a fim de viabilizar o seu funcionamento.

 

Biblioteca vai à PraçaCamaquã

 

No domingo 14, ocorreu mais uma ação do projeto Cultura em Movimento da Secretaria de Cultura e Turismo. Dessa vez, a Biblioteca Pública iniciou uma série de ações programadas para este ano: sempre no segundo domingo de cada mês estará na Praça Sylvio Luis, juntamente com a Feira Livre de Artesanato, com contação de histórias para crianças, cadastramento de sócios e doações de livros e revistas para a comunidade.

Além disso nos dias 14 e 16 de julho a Biblioteca Pública visitará as paradas de ônibus das ruas Zeca Netto e Olavo Moraes.

 

O projeto vem sendo desenvolvido desde o ano passado, pela Secretaria Municipal da Cultura e Turismo quando diversas peças teatrais foram encenadas em frente aos CRAS dos bairros Bom Sucesso e Ouro Verde, além de sessões de cinema nas escolas.

Em 2015, a primeira ação do projeto ocorreu em abril em parceria com a Secretaria de Desporto e Juventude. O “1º Cultura em Movimento – Skate” um campeonato de skate com apresentações da Cultura Hip Hop.

 

De acordo com a secretária de Cultura e Turismo, Marla Crespo, o Cultura em Movimento é mais um projeto da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo que por acreditar que os valores culturais manifestos pelas diversas modalidades artísticas têm o potencial de ampliar a visão e criar uma consciência mais clara sobre a realidade, essenciais para a transformação social, proporciona o compartilhamento de experiências, a fruição artística, o incentivo à produção e a formação de público a partir do acesso a atividades culturais realizadas nos mais diversos lugares do município. “A comunidade pode aguardar mais ações do Cultura em Movimento para o ano de 2015”, promete.

Patrolamentos em ritmo acelerado no interior

PatrolasSegue em ritmo acelerado os patrolamentos nas estradas do interior do município. Essa semana, duas máquinas estão patrolando as estradas da Santa Auta, duas na Pacheca e duas no Bonito.

Na estrada da Cintea, na Santa Auta, foram retiradas pedras de grande porte que estavam enterradas, mas com partes salientes, oferecendo risco aos condutores.

O Rincão dos Gouvea, no 8° Distrito, além de ser patrolado, está sendo encascalhado.

 Além dos patrolamentos, equipes estão realizando a manutenção nas pontes que foram danificadas nas últimas chuvas.

“Devido às fortes chuvas, temos muito trabalho pela frente”, afirma o secretário dos Transportes, Clayton Dworzecki.

 

Produtores participam do curso de Aplicação Correta e Segura de Agrotóxicos

 

Cerca de vinte produtores concluíram na quarta-feira (17) o curso Aplicação Correta e Segura de Agrotóxicos ministrado pelo engenheiro agrônomo e instrutor do Senar/RS Egon Luiz Eidt.

A capacitação é desenvolvida em parceria pela Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Sindicato Rural e Associação dos Arrozeiros. Com carga horária de 20h, os participantes aprenderam a forma correta de aplicar os defensivos agrícolas e principalmente a se proteger durante a aplicação.

 

Para Gelson Magalhães as instruções foram bem-vindas: “A gente muitas vezes está se envenenando e nem sabe”. Felipe Silveira Pinho concorda com a importância do aprendizado: “Achava que os EPIs eram bobagem, hoje aprendi que são necessários”, comenta satisfeito.Produtores

O engenheiro agrônomo da SMAA, Vilmar Ferreira, salienta que estes cursos são importantes para valorizar o homem do campo.

“Desde o ano passado, foram capacitados cerca de 200 produtores nos mais diversos cursos, todos ministrados gratuitamente”, destaca.

 

A parte teórica ocorreu no Sindicato Rural e a aula prática na Ferraria do Colono. No conteúdo programático tecnologia de aplicação, proteção do aplicador, vias de contaminação, toxicologia, equipamentos de proteção individual – EPI e seus componentes, regras de segurança, principais sintomas de envenenamento, definição, formulação, modo de ação, aquisição ,transporte e armazenagem de agrotóxicos; pulverizador motorizado, pulverizador manual costal e pulverizador transportado, preparo da calda de pulverização, tríplice lavagem e destino final de embalagens vazias de agrotóxicos, aplicação da calda de pulverização e manutenção após aplicação.

Quarta é dia de ver a fogueira na Prainha

Festa de São JoãoA Prefeitura de Camaquã, através da Secretaria de Cultura e Turismo, está organizando mais uma Festa de São João Batista, dia 24 de junho na Prainha.

Além da tradicional fogueira e da queima de fogos de artifício, haverá barraquinhas com comidas típicas, apresentação de quadrilhas e shows como o “Milongueando a Guerra” de Luiz Otávio Lopes da Silva, Projeto Humor e Tradição para Todos com Marcelo Caminha e encerramento com a Musical HM.

 

Uma nova capacitação sobre o assunto já está agendada para 13 a 17 de julho. Inscrições ou informação no Sindicato Rural de Camaquã pelo telefone (51) 3671-2387 ou na Secretaria de Agricultura e Abastecimento pelo (51) 3671-5379.

Baterias Saraiva

 

 

Tags: João Carlos Machado, Municípios, online, Prefeitura de Camaquã, Tapes

Enviar comentário

voltar para Camaquã

left normalcase show fsN tsN fwR|left tsN fwB b03s bsd|left fwR show tsN center|c05||image-wrap|login news b01 fwB tsN fwR tsY c10 bsd|normalcase tsN c05 sbss|normalcase c10|login news b01 normalcase c05 c10 bsd|tsN normalcase c05 sbss|signup|content-inner||