Produtores de uva recebem assistência técnica gratuita

Fonte: Gabriela Brito/Ascom/Prefeitura

CamaquãNesta segunda-feira (20), os produtores de uva de Camaquã participaram de uma capacitação sobre o cultivo da videira com o engenheiro agrônomo Valdemir Bellé, instrutor do Senar.

A consultoria gratuita é uma parceria do SENAR, Sindicato Rural de Camaquã e Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Agricultura e Abastecimento.

O produtor Ilson Osterberg, da Chácara dos Padres, cultiva videiras há doze anos e afirma que este trabalho é muito importante: “Quanto mais a gente aprender melhor”.

Os produtores receberão a visita do consultor, que foi escolhido pelos próprios produtores, em suas propriedades a fim de fazer um diagnóstico da vitivinicultura no município.

De acordo com o engenheiro agrônomo da SMAA, Vilmar Ferreira, este é um trabalho personalizado e completo que inclui análise de solo e acompanhamento durante todo o processo como escolha do local, plantio, sistemas de condução propagação, poda, tipos de poda, principais doenças fúngicas, viroses, bacterioses e nematoides, principais pragas, colheita e pós-colheita e comercialização.

“Este trabalho é importante principalmente para que realizemos um planejamento das ações futuras no grupo de produtores de uva”.

O secretário da pasta, José Carlos Dorneles, comenta que a medida integra um cronograma de organização da cadeia produtiva em grupos e ações que visam capacitar e criar condições e estrutura para que elas possam ter sustentação e crescimento.

“Acreditamos que a organização, em cooperativas e associações, é a melhor forma dos produtores se reunirem e lutarem por mais renda em sua propriedade”, explica Dorneles.

Conferência debate Segurança Alimentar

Nesta quarta-feira, 22 de julho, ocorre a II Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional do Território Centro-Sul no Auditório Maria Lúcia Sostruznik da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social Rua João de Oliveira nº 55.

O evento organizado pela comissão composta pela Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social, Secretaria Municipal da Agricultura e Abastecimento e Escritório Municipal da EMATER/RS-ASCAR, além de constituída por 17 municípios do Território Centro-Sul.

Podem participar as organizações governamentais e da sociedade civil, evento em consonância com a 5ª CNSAN, a VI Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do Rio Grande do Sul – VI CESANS RS/2015, adota o lema “Comida de Verdade no Campo e na Cidade: por Direitos e Soberania Alimentar”.

Na programação, após a palestra ocorre a discussão dos eixos temáticos com a posterior apresentação das propostas pelos grupos e eleição dos delegados que participarão da VI CESANS RS/ 2015.

 Programação

 13h – Credenciamento

13h15min – Abertura e aprovação do regimento Interno da Conferência

13h45min - Palestra: “Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar”. (CONSEARS)

14h30min - Discussão dos eixos temáticos da conferência/elaboração de propostas e encaminhamentos

 Eixo 1 – Comida de verdade: avanços e obstáculos para a conquista da alimentação adequada e saudável e da soberania alimentar.

 Eixo 2 – Estratégias em andamento para a conquista da comida de verdade no âmbito local, regional e estadual.

 Eixo 3 - Aperfeiçoamento e ampliação do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional: pacto federativo, participação social e intersetorialidade.

 15h30min - Apresentação das propostas dos grupos Tempo: 15 minutos para cada grupo

16h15min - Plenária final para aprovação das propostas provenientes dos Grupos

16h30min - Eleição dos delegados titulares e suplentes a VI CESANS RS/ 2015.

16h45min - Leitura e aprovação da ata

17h - Encerramento

Baterias Saraiva

Tags: Municípios, online, Prefeitura de Camaquã, Produtores de Uva, Tapes

Enviar comentário

voltar para Camaquã

left normalcase show fsN tsN fwR|left tsN fwB b03s bsd|left fwR show tsN center|c05||image-wrap|login news b01 fwB tsN fwR tsY c10 bsd|normalcase tsN c05 sbss|normalcase c10|login news b01 normalcase c05 c10 bsd|tsN normalcase c05 sbss|signup|content-inner||