Brigada Militar recebe 45 fuzis durante aniversário do 1º BOE

Texto: Clelia Admar/Ascom BM/Edição: Léa Aragón/Secom/foto: Dani Barcellos/Piratini

governoO 1º Batalhão de Operações Especiais (1º BOE) promoveu solenidade alusiva ao 54º aniversário da Unidade na manhã desta terça-feira (11), em Porto Alegre.

Durante o evento, o Instituto Cultural Floresta (ICF) fez a doação de 45 novos fuzis calibre 7.62 dos mais modernos, trazendo à tropa mais segurança, precisão, conforto e operacionalidade.

O presidente do ICF, Leonardo Fração, destacou a importância da iniciativa. “Acho que houve durante muitos anos falta de contato entre a sociedade e o policial.

O policial é um cara que sai todos os dias de manhã para colocar a vida dele em risco para cuidar da nossa.

A gente tem que devolver com consideração, respeito e admiração a eles, a esse risco que ele impõe com sua própria vida.

Então é uma questão de reconhecimento a esses profissionais”.

O evento ainda contou com a entrega de medalha Mérito de Operações Policiais Especiais e, entre os agraciados estavam o subcomandante-geral da BM, coronel Eduardo Biacchi Rodrigues; o comandante do 3º Batalhão de Choque da Polícia Militar de São Paulo, tenente-coronel Alexandre Romanek; o comandante do Batalhão de Choque da Polícia Militar de Santa Catarina, major Rogério Navarro e o presidente do Instituto Cultural Floresta, Leonardo Fração, entre outros.

Também foram homenageados com comendas militares e civis que se destacaram reforçando positivamente a imagem da unidade. É concedida, anualmente, na data de aniversário do Batalhão.

O comandante-geral da Brigada Militar, coronel Mario Yukio Ikeda, detalhou a destinação dos fuzis: "São 40 fuzis de assalto e cinco fuzis de precisão. Os fuzis de precisão vão para o GATE, para os atiradores de elite, e os fuzis de assalto vão para o 1º Batalhão de Operações Especiais. O batalhão vai estar, a partir de agora melhor equipado para fazer frente à criminalidade que está assolando o Rio Grande do Sul. Esse armamento vai estar concentrado em Porto Alegre, no 1º BOE, e com ele faremos ações em todo o estado", afirmou.

Para o secretário de Segurança Pública, Cezar Schirmer, a parceria com a sociedade civil já está mostrando bons resultados. “Isso revela o quanto tem sido importante essa parceria entre a sociedade civil organizada e o governo do Estado na viabilização de recursos e equipamentos para a segurança pública. Os resultados já estão aí, com a redução sucessiva de todos os indicadores da segurança pública”.

Participaram da solenidade o comandante do 1º BOE, major Claudio dos Santos Feoli, o chefe da Casa Militar, coronel Alexandre Martins; o chefe do Estado-Maior da BM, coronel Júlio César Rocha Lopes, demais oficiais e praças, convidados, além dos militares da Reserva Altiva composta por integrantes do Batalhão Altivo da BM e veteranos do Batalhão de Choque.

Histórico

O BOE é a unidade de elite da Corporação, preparada para atuar em todo o estado. Atualmente, o 1º BOE possui quatro subunidades de Operações Especiais. A 1ª e 2ª Companhias desenvolvem atividades de choque, policiamento em praças desportivas, reintegrações de posse, entre outras missões. A 3ª Companhia engloba o Grupo de Ações Táticas Especiais, o GATE, o Canil e o Pelotão de Batedores Motociclistas. A 4ª Companhia é composta pelas Patrulhas Especiais (Patres).



 

Tags: BOE, Brigada Militar, Governo do RS, online, Tapes

Enviar comentário

voltar para Coluna Vc Réporter

left normalcase show fsN tsN fwR|left tsN fwB b03s bsd|left fwR show tsN center|c05||image-wrap|login news b01 fwB tsN fwR tsY c10 bsd|normalcase tsN c05 sbss|normalcase c10|login news b01 normalcase c05 c10 bsd|tsN normalcase c05 sbss|signup|content-inner||