Sartori prestigia posse da primeira presidente do Conselho de Contabilidade do RS

Texto: Letícia Bonato/Secom/Edição: Sílvia Lago/Secom/fotos: Dani Barcellos/Piratini

sartoriNa data em que é lembrado o Dia Internacional da Mulher, a contadora Ana Tércia Lopes Rodrigues tomou posse como a primeira presidente do gênero em 70 anos de história do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS).

O governador José Ivo Sartori e a secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori, participaram da solenidade, realizada na quinta-feira (8), no Teatro Bourbon Country, em Porto Alegre.

A eleição foi em novembro de 2017. Fazem parte da nova gestão, além da presidente, sete contadores e um técnico em Contabilidade; e, no Conselho Diretor, 12 conselheiros titulares e 30 suplentes.

“Esse é mais um momento histórico. O CRCRS, que é um pouco mais velho que eu, tem agora como presidente Ana Tércia. Com a sua pessoa, tenho certeza, vai manter a credibilidade e o bom serviço para a sociedade, especialmente na área social”, afirmou o governador Sartori.

A presidente Ana Tércia fez parte do Conselho Federal e passou a integrar o quadro de funcionários da entidade regional em 1991. Em seu discurso, falou de afeto, gratidão, sinergia, política e representatividade.

“Há 26 anos, dedico meu tempo, meu conhecimento e minha vida a esse Conselho e sei dos desafios que tenho pela frente, mas estou motivada. Nós, contadores, queremos ter o reconhecimento das autoridades para que a nossa vida seja um pouco mais facilitada. Precisamos diminuir as burocracias, e eu sei, governador, que o senhor está muito empenhado nisso como, por exemplo, com a diminuição do tempo para abertura de empresas junto à Junta Comercial”, disse.

A presidente Ana Tércia citou o apoio do Estado, como para a redução do tempo para abertura de empresas na Junta Comercial - Foto: Dani Barcellos/Palácio PiratiniCRC-RS

Segundo o ex-presidente Antônio Carlos Palácios, há dois anos, a CRCRS está entre as entidades de classe mais lembradas pelos gaúchos, conforme a pesquisa 'Marcas de Quem Decide', levantamento feito entre gestores de negócios pelo Jornal do Comércio e pela Qualidata.

Em sua despedida do cargo, Palácios, que esteve à frente do Conselho entre  2014 e 2017, agradeceu ao governador Sartori, a quem definiu como “grande amigo da Contabilidade, que esteve presente em diferentes oportunidades”, e também à parceria em iniciativas que a secretária Maria Helena mantém com o setor.

“Hoje, Tércia assume, com toda condição e visão, a posição de maior líder da classe contábil”, reforçou.

Maria Helena falou da parceria do CRCRS para arrecadar recursos para os fundos do Idoso e da Criança e do Adolescente - Foto: Dani Barcellos/Palácio Piratini

Conselho é parceiro social junto ao Estado

O programa de voluntariado do CRCRS apoia a campanha Escolha o Destino, desenvolvida pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos (SDSTHDH) e pelo Gabinete de Políticas Sociais, orientando os contadores a participarem da mobilização. Maria Helena Sartori agradeceu pela parceria.

“Sem a ajuda de vocês nós não conseguiríamos arrecadar recursos para o Fundo do Idoso e o Fundo da Criança e do Adolescente. No último ano, o Rio Grande do Sul poderia ter ficado com R$ 370 milhões só em impostos devidos para contribuir com esses fundos, mas nós vamos ficar apenas com 40 milhões. Toda ajuda é necessária”, lembrou. Conforme Maria Helena, o próximo passo da campanha será fechar parcerias com times de futebol.

“Esse é o modo que nós, contadores, temos para canalizar o conhecimento para fazer o bem”, ressaltou a presidente Ana Tércia.

Sobre a presidente

CRC-RS

Ana Tércia Lopes Rodrigues é graduada em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Su (Pucrs), especialista em Administração e Planejamento para Docentes pela Ulbra e mestre em Administração e Negócios também pela Pucrs. Atualmente, é professora no Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).

Nova diretoria 2018/2019

Presidente: Contadora Ana Tércia Rodrigues

Vice-presidente de Gestão: Técnico em Contabilidade Ricardo Kerkhoff

Vice-presidente de Fiscalização: Contador Paulo Comazzetto

Vice-presidente de Registro: Contador Juliano Abadie

Vice-presidente de Controle Interno: Contador Mário Kist

Vice-presidente de Desenvolvimento Profissional: Contador Márcio Schuch Silveira

Vice-presidente de Relações Institucionais: Contador Celso Luft

Vice-presidente Técnico: Contadora Nádia Grasselli

Vice-presidente de Relações com os Profissionais: Contadora Elaine Gorgen Strehl

O CRCRS

O Conselho Regional de Contabilidade tem como prioridade fiscalizar o exercício da profissão contábil e efetuar o registro dos profissionais e das empresas ligadas a esses serviços. A sede, localizada em Porto Alegre, atende a 104 delegacias regionais. O CRCRS faz parte de um sistema que conta com o Conselho Federal e mais 27 regionais que atuam em todo o país.

O CRCRS mantém 103 delegacias regionais e 16 escritórios, nos quais os delegados são os interlocutores da entidade junto às comunidades. Já para dar suporte técnico aos conselheiros, municiando com informações de diversos segmentos, existem 13 Comissões de Estudos.

Acompanharam a solenidade autoridades federais, estaduais e municipais, e representantes da classe contábil gaúcha.

Tags: Ana Tércia, CRC-RS, online, Sartori, Tapes

Enviar comentário

voltar para Estado

left normalcase show fsN tsN fwR|left tsN fwB b03s bsd|left fwR show tsN center|c05||image-wrap|login news b01 fwB tsN fwR tsY c10 bsd|normalcase tsN c05 sbss|normalcase c10|login news b01 normalcase c05 c10 bsd|tsN normalcase c05 sbss|signup|content-inner||