A nutricionista Letícia Almeida ensina como adquirir hábitos saudáveis com a alimentação

*Letícia Barbosa de Almeida/Nutricionista e Personal Diet/Coach em Saúde e Qualidade de Vida/fotos: Arquivo e Mundo Boa Forma

Letícia Almeida

O verão está acabando, as férias chegando ao final e podemos dizer que o ano realmente começou para muitos.

Nessa época vem às velhas promessas relacionadas a mudanças de hábitos, e a esperança de alcançar o tão desejado peso saudável.

Se você estava esperando por um momento para mudar de vida, comece já. Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje!

Se você quer cuidar da sua saúde, controlar seu peso e mudar os seus hábitos alimentares, vamos aproveitar a época onde tudo volta ao normal, para organizar a rotina, planejar a alimentação e mudar hábitos que muitas vezes nas férias se perderam para assim entrar o ano com o pé direito.

É tempo de pensar no seu corpo, e o que você proporciona de certo ou errado para o seu organismo.

Ou seja, pare para pensar: será que você está cuidando bem de si mesmo? Será que está procurando fazer escolhas saudáveis? Está priorizando mais alimentos naturais ou produtos industrializados prontos o tempo todo? Como anda sua rotina de alimentação? Você come mais em casa ou na rua? Está se exercitando? Como está seu sono? Está muito estressado? É importante pensar sobre o assunto e analisar o quanto estamos valorizando a nós mesmos. Você é essencialmente fruto das suas escolhas, portanto escolha sempre o melhor!

Mudar hábitos não é fácil. É uma tarefa que requer esforço e disciplina, mas é possível. Quando o objetivo maior é a saúde, a prevenção de doenças e o melhor aproveitamento do organismo, o esforço vale a pena. Então vamos em frente, o que você está esperando, mude seus hábitos já!

Confira dicas para você viver melhor:alimentos saudáveis

- Fracione as refeições de forma que você faça pelo menos de 4 a 5 refeições por dia, com pequenas quantidades de alimentos, incluindo refeições principais e lanches intermediários;

- O grande segredo é a variedade. Escolha alimentos coloridos e varie sempre, faça preparações com alimentos diferentes nos vários dias da semana;

- Não perca o café da manhã, pois é uma das principais refeições do dia. Para agilizar e facilitar deixe tudo esquematizado na noite anterior para evitar correrias e atrasos no dia seguinte;

- Evite fazer lanches rápidos fora de casa, como as comidas prontas e fast foods, pois fornecem muito sal, açúcares, gorduras saturadas e hidrogenadas;

- Não deixe de consumir alimentos integrais e ricos em fibras (como cereais integrais, arroz integral), sementes, frutas frescas, verduras e legumes. As fibras contidas nesses alimentos auxiliam no bom funcionamento do intestino, dão saciedade e ajudam a regular a absorção de glicose e colesterol;

- Procure evitar alimentos industrializados e processados. Priorize alimentos frescos e da natureza, coma comida de verdade. Questione a origem dos seus alimentos, prefira opções saudáveis de produtores locais e responsáveis;

- Priorize comida caseira. Quando nos alimentamos com alimentos caseiros, evitamos o consumo excessivo de gordura, sal, açúcar e aditivos químicos como: conservantes, corantes e outros. Em casa, podemos cozinhar alimentos orgânicos, usando gorduras boas como azeite de oliva extravirgem e outros óleos puros, além de temperos naturais e pouco sal;

- Alimente-se com atenção plena, em local tranquilo, longe de distrações como o celular, televisão, preste atenção nos alimentos que estão na sua frente saboreie-os ao máximo, comendo sempre devagar;

- Saiba diferenciar a fome física, momento que você precisa receber o alimento para nutrir-se, ou seja, sobreviver; da fome emocional, aquela onde se come para descontar sensações de desconforto como: solidão, cansaço, raiva, tédio, ansiedade, angústia, tristeza ou alívio desses ou outros sintomas;

- Mastigar bem é o segredo para saborear melhor o alimento, para sentir-se satisfeito mais rápido e ter uma boa digestão. Se você engolir rápido o alimento, sua digestão vai ser mais difícil e sua saciedade vai demorar mais para chegar, por isso, prolongue ao máximo sua refeição e engula o alimento no momento que sentir que está totalmente triturado na sua boca;

- Beba muita água nos intervalos das refeições, ela auxilia na hidratação, na limpeza do organismo e na manutenção das funções normais do corpo;

- Tenha uma boa noite de sono. Durante o sono, o corpo e mente se recuperam, fazendo com que o indivíduo se sinta renovado e descansado pela manhã. Procure dormir de 7 a 8 horas por noite e tente criar o hábito de dormir e acordar mais ou menos no mesmo horário todos os dias;

- Faça exercícios físicos regulares, pelo menos três vezes por semana. Mexer-se é fundamental para a queima de calorias, assim como para dar forma ao corpo (tonificação muscular);

Não esqueça, querer é poder! Aproveite para curtir mais seu corpo. Procure prazer naquilo que faz. Não se culpando tanto! Presenteie-se a cada passo alcançado, valorizando os aspectos positivos e superando os negativos!!!

Não espere resultados diferentes se os seus hábitos permanecem os mesmos!!

Consulte um profissional Nutricionista habilitado para lhe fornecer as devidas orientações e poder lhe ajudar nesse processo de mudança.

QUANTO MAIOR FOR À CRENÇA EM SEUS OBJETIVOS, MAIS DEPRESSA VOCÊ OS CONQUISTARÁ!

"Maxwell Maltz"           

*Atendimento em Porto Alegre e Tapes/RS

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