Como dormir faz bem à saúde, por Letícia Almeida

Fonte: Letícia Barbosa Almeida*Nutricionista

Letícia Almeida

Já sabemos da importância de um sono saudável. Nestas dicas abordaremos sobre a higiene do sono para que se tenha uma excelente noite:

1.Agenda: mantenha um horário regular de ir para a cama e de acordar;

2.Controle de estímulo: ir para a cama somente quando estiver com sono e já para dormir, evite assistir TV, trabalhar ou ler na cama. Caso não durma após 20 minutos, saia da cama e deite-se novamente quando sentir sono;

3.Comida e bebida antes do sono: evite refeições pesadas 2 horas antes, porém não vá para cama com fome.

Tente não beber muito líquido próximo de deitar, evite consumo de álcool como auxílio para relaxar e dormir, limite o uso de cafeína para uma ou duas bebidas por dia, o mais tardar até 4 horas antes;

4.Rotina antes de dormir: estabeleça uma rotina relaxante pré-sono enquanto se prepara para ir para a cama;

5.Ambiente do quarto: crie um ambiente propício ao sono, com sons/luzes/temperatura agradáveis e muito limitados;

6.Cochilo: cochilos diurnos até 1 hora, a menos que esteja em privação de sono;

7.Exercícios: exercício físico regular desejável, mas a atividade física vigorosa deve ser evitada próximo à hora de dormir;

8.Preocupação e ansiedade: evite pensamentos que possam desencadear preocupação ou ansiedade antes de dormir.

Além de um estilo de vida saudável, chás, suplementos naturais e alguns nutrientes podem favorecer um sono repousante, como exemplo a passiflora, mulungu, melissa, camomila, melatonina, magnésio, 5-hidroxitriptofano, taurina, glicina, L-teanina e outros.

Procure um Nutricionista da Nutris do Brasil para te auxiliar nesse processo!

Postagem elaborada por @larissapetry e @maynacabralnutricionista membros da Nutris do Brasil.

Tags: Alimentação saudável, Dormir bem, Nutricionista, online, Tapes

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