3º Rodeio de Tapes é inesperadamente cancelado e prefeitura, sem prestar esclarecimentos, culpa a imprensa

Publicado por bira costa em 01/04/2019 às 19h31

Recurso que seria usado para o evento, anunciando pelo prefeito durante Rodeio em Sentinela, em março, agora, deverá servir para imediata reforma de Abrigo Municipal

Redação Online/foto: Bira Costa/reprodução

rodeioA Prefeitura de Tapes numa simples e unilateral nota oficial em seu sítio eletrônico, publicou nesta segunda-feira (1º) de abril, que não mais irá realizar o Pregão Presencial de nro 10/2019, o qual iria, nesta semana, precisamente no dia (5), revelar a empresa do ramo de eventos para que a mesma promovesse, em maio, entre os dias 9 a 12, o 3º Rodeio de Tapes, no Parque Municipal de Eventos José Cláudio Machado.

O documento, além de extenso, com 30 páginas, trazia inúmeras exigências legais e técnicas, vide anexo, para a empresa que fosse a vencedora do certame.

Embora faltando exatos 45 dias, desde o lançamento do edital de licitação; o rodeio tapense, uma cobrança frequente da comunidade tradicionalista, teria sido cancelado, agora, por um motivo estranhamente suspeito e, alegado de teor tendencioso, por parte do Poder Público local: a imprensa.

Sim, a Imprensa; segundo a nota governamental, fora o motivo para o qual o governo tapense decidira cancelar esse evento, alegando que “matérias ‘tendenciosas’, induziam um possível direcionamento do certame, fato que não procede, já que a licitação havia sido colocada para que todas as empresas do ramo pudessem participar.”

Acontece que, nem o lançamento do pregão, tampouco, o cancelamento extemporâneo do rodeio teve a participação da imprensa local, pelo contrário, tudo transcorreu de modo velado, sem que a opinião pública pudesse lançar, inclusive, perguntas a respeito.

Outra alegação de não fazer o rodeio, vem, agora, numa suposta busca de reformar, via ampliação, o Abrigo Municipal, com o recurso de R$ 150 mil, obra esta que, antes, não havia previsão orçamentária ou mesmo decisão administrativa.

Mas, segundo alguns parlamentares que se reuniram com os membros da administração, nesta tarde de segunda-feira, na Câmara de Vereadores de Tapes, o que mais chamou a atenção seria a explicação de que, o evento tapense, que teria até mesmo show sertanejo, já estava sendo anunciado por um promotor de eventos, na Capital, neste final de semana, antes mesmo do pregão ser concluído, configurando uma estranha coincidência a respeito do espetáculo.

Assim justifica o governo: “(...) A decisão se deve também a um anúncio ocorrido no microfone do Rodeio de Porto Alegre que detalhava apresentações artísticas no evento de Tapes, antes do certame.”

Parece, na verdade que, faltou mesmo fora habilidade política e transparência do governo de Tapes para com a sociedade e sobretudo, aos tradicionalistas que tiveram uma falsa expectativa a respeito de poder celebrar, em casa e com amigos, a cultura gaúcha que tanto marcou por anos o município tapense.

À Imprensa, cabe elucidar e informar, não promover ou agir em prol ou contra qualquer ente: pois isso configura, por fim, papel de mera assessoria de caráter serviçal e ideológica.

NOTA DA PREFEITURA:

A Prefeitura de Tapes decidiu nesta segunda-feira (01.04) cancelar a realização do pregão para o Rodeio Crioulo na cidade.

A partir de agora a verba de R$ 150 mil que seria utilizada pelo Executivo na realização do Rodeio, será destinada para uma ampliação para o Abrigo de Tapes.

O Abrigo Municipal tem a coordenação e a responsabilidade da Secretaria Municipal de Assistência Social e conta hoje com 24 crianças e adolescentes.

O cancelamento do pregão para a realização do Rodeio se deve a uma decisão administrativa, em virtude de matérias tendenciosas publicadas na imprensa local que induziam um possível direcionamento do certame, fato que não procede, já que a licitação havia sido colocada para que todas as empresas do ramo pudessem participar. A decisão se deve também a um anúncio ocorrido no microfone do Rodeio de Porto Alegre que detalhava apresentações artísticas no evento de Tapes, antes do certame.

Diante desta situação apresentada, o Município decidiu antecipar a reforma no Abrigo, privilegiando as crianças e adolescentes que estão aos cuidados do município.

O Setor de Engenharia da Prefeitura já realizou vistoria no Abrigo Municipal de Tapes e prepara o projeto final de revitalização e reformas para o local.

Categoria: Geral
Tags: online, parque de eventos josé cláudio machado, Rodeio Crioulo, rodeio de tapes, Tapes

Enviar comentário

voltar para Notícias

left normalcase show fsN tsN fwR|left tsN fwB b03s bsd|left fwR show tsN center|c05||image-wrap|login news b01 fwB tsN fwR tsY c10 bsd|normalcase tsN c05 sbss|normalcase c10|login news b01 normalcase c05 c10 bsd|tsN normalcase c05 sbss|signup|content-inner||