Atividades da Assembleia Legislativa na semana de 28 de agosto a 1º de setembro

Publicado por bira costa em 27/08/2017 às 17h57

Olga Arnt - MTE 14323 | Agência de Notícias - 15:00-25/08/2017 - Edição: Sheyla Scardoelli - MTE 6727 - Foto: Galileu Oldenburg

assembleiaEm cumprimento à Resolução 3.171/2017, da mesa diretora, a Assembleia Legislativa se instala, de 29 a 31 de agosto, na 40ª Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários (Expointer) no Parque de Exposições Assis Brasil em Esteio.

Não haverá sessões plenárias neste período. As comissões permanentes, no entanto, realizam atividades na feira internacional e na sede do Parlamento em Porto Alegre.

Estão previstas a realização de seis audiências públicas. Duas delas, que abordarão a prática do abigeato no Rio Grande do Sul e as ações para fortalecer a agricultura familiar, ocorrem na Expointer.

Também será realizado um debate sobre a situação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) no município de Montenegro. As demais audiências acontecem em Porto Alegre.

A Procuradoria Especial da Mulher dá continuidade às ações do Agosto Dourado e promove um seminário para tratar da Amamentação e Conflitos de Interesse.

E o Fórum Democrático promove mais duas rodadas do Seminário Educação no Desenvolvimento Regional, em Alvorada e Taquara.

Duas subcomissões e quatro frentes parlamentares também realizam atividades nesta semana.

Confira a programação completa da Assembleia Legislativa:

SEGUNDA-FEIRA (28)

Presidência
O presidente do Parlamento gaúcho, deputado Edegar Pretto (PT), participa de café da manhã com representantes de agroindústrias na Casa da Assembleia Legislativa no Parque de Exposições Assis Brasil em Esteio, às 8h30. Veja aqui a agenda completa da presidência do Legislativo:

Comissões
A Comissão de Saúde e Meio Ambiente, presidida pelo deputado Altemir Tortelli (PT), promove audiência pública para discutir alternativas de financiamento do Hospital Centenário em função da crise enfrentada pela instituição. Requerida pelo deputado Tarcísio Zimmermann (PT), a atividade ocorre às 14h, no Espaço Convergência do Fórum Democrático, térreo.

Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, presidida pelo deputado Adilso Troca (PSDB), realiza às 15h, na sala Alberto Pasqualini, 3º andar, audiência pública para debater a atuação das concessionárias de energia elétrica e o acesso da micro e minigeração ao sistema de distribuição e compensação de energia. O proponente da reunião é o deputado Zé Nunes (PT).

Subcomissões
A Subcomissão das Agroindústrias Familiares, relatada pelo deputado Elton Weber (PSB), realiza reunião às 9h na Casa da Assembleia Legislativa na Expointer.

Frentes Parlamentares
A Frente Parlamentar em Defesa do Polo Naval, presidida pelo deputado Nelsinho Metalúrgico (PT), realiza reunião às 9h, no Plenarinho, 3º andar.

Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, presidida pela deputada Liziane Bayer (PSB), promove seminário sobre trânsito às 14h no Plenarinho, 3º andar.

Frente Parlamentar em Defesa da Educação de Jovens e Adultos, presidida pela deputada Stela Farias (PT), discute a situação dos Institutos Federais e do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade Jovem e Adulto (Proeja) às 19h, no Plenarinho, 3º andar.

Departamento de Cultura
O Departamento de Cultura da Assembleia Legislativa promove o monólogo Ícaro, criado e interpretado pelo ator Luciano Mallmann. A atividade acontece no Teatro Dante Barone às 19h, mas a partir das 18h serão distribuídas senhas para o acesso.

Exposições
Permanece aberta ao público até 31 de agosto, sempre das 8h30 às 18h30, a Exposição Fotográfica “Pai”, da fotógrafa Andressa Barros, na Sala JB, do Solar dos Câmaras.

Prêmios
Pioneiras da Ecologia
Permanecem abertas até 29 de setembro as inscrições para o Prêmio Pioneiras da Ecologia, concedido pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente, com o objetivo de reconhecer publicamente as pessoas e as instituições que se destacaram na luta pelo meio ambiente. Na categoria Individual, os candidatos podem concorrer nas subcategorias Rural, Ativismo Político e Profissional. Já na categoria Institucional, as subcategorias são Organização Socioambiental ou Socioeconômica, Geração e Acesso ao Conhecimento e Cadeia Produtiva. As inscrições podem ser feitas pessoalmente, na Comissão, ou pelo email csma@al.rs.gov.br

Doações
Assembleia Legislativa está arrecadando cobertores, agasalhos, fraldas, alimentos não perecíveis e produtos de higiene e limpeza para as famílias vítimas do vendaval que causou destruição em diversas regiões do estado. As doações podem ser entregues no hall de entrada do Palácio Farroupilha, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h30 às 18h30.

Encerra dia 30 de agosto a campanha, promovida pela Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa, de arrecadação de potes para o armazenamento de leite materno, como parte das ações do Agosto Dourado. As doações devem ser feitas na própria Procuradoria, no térreo do prédio da Assembleia Legislativa, das 9h às 17h. Os potes devem ser de vidro com tampa de plástico. O material arrecadado será repassado aos bancos de leite existentes no Rio Grande do Sul.

TERÇA-FEIRA (29)

Comissões 
Comissão de Saúde e Meio Ambiente, presidida pelo deputado Altemir Tortelli (PT), realiza audiência pública para discutir cuidados paliativos a partir das boas práticas para pacientes graves a pedido dos deputados Stela Farias (PT) e Pedro Ruas (PSOL). A reunião ocorre no Plenarinho, 3º andar, às 18h30.

O grupo de trabalho para tratar da importação de leite em pó, instituído pela Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, promove sua primeira reunião na Casa da Assembleia Legislativa na Expointer, às 15h. O grupo é coordenado pelo deputado Zé Nunes (PT).

Sessão 
De acordo com a Resolução 3.171/2017, da mesa diretora da Assembleia Legislativa, não haverá sessão plenária.

QUARTA-FEIRA (30)

Presidência
O presidente do Parlamento gaúcho, deputado Edegar Pretto (PT), recebe representantes de movimentos sociais do campo para tratar da cadeia produtiva do leite às 11h na Casa da Assembleia Legislativa na Expointer. Às 18, no mesmo local, apresenta a campanha ElesPorElas, da Organização das Nações Unidas (ONU), ao Movimento das Mulheres Municipalistas.

Comissões
Comissão de Assuntos Municipais, presidida pelo deputado Eduardo Loureiro (PDT), realiza audiência pública em Montenegro para discutir a situação da unidade local da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). O encontro, proposto pelo deputado Tarcísio Zimmermann (PT), acontece às 19h na Câmara de Vereadores.

Subcomissões
Subcomissão do Tratamento Penal, relatada pela deputada Miriam Marroni (PT), realiza reunião de trabalho às 14h, na Sala Professor Salzano Vieira da Cunha, 4º andar.

Frentes Parlamentares
As Frentes Parlamentares da Erva Mate da Câmara Federal e da Assembleia Legislativa realizam reunião às 12h na Casa da Assembleia Legislativa na Expointer para tratar dos novos mercados para o produto.

Procuradoria da Mulher
A Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa, coordenada pela deputada Manuela d Ávila (PCdoB), realiza o Seminário Amamentação e Conflitos de Interesse às 14h, no Plenarinho, 3º andar.

Fórum Democrático
O Fórum Democrático da Assembleia Legislativa realiza o Seminário Educação no Desenvolvimento Regional em Alvorada. O evento acontece às 19h30 no auditório do Instituto Federal, rua Darcy Ribeiro, 121.

Sessão 
De acordo com a Resolução 3.171/2017, da mesa diretora da Assembleia Legislativa, não haverá sessão plenária.

QUINTA-FEIRA (31)

Comissões
A Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, presidida pelo deputado Adolfo Britto (PP), realiza reunião ordinária na Casa da Assembleia Legislativa no Parque de Exposições Assis Brasil em Esteio, às 9h. Após, promove audiência pública, por proposição do presidente do colegiado, para tratar das ações para fortalecer a agricultura familiar e a segurança alimentar no Rio Grande do Sul. Haverá ainda o lançamento do Prêmio Folha Verde.

UNALE
A União Nacional dos Legisladores e dos Legislativos Estaduais (UNALE) realiza reunião de sua diretoria às 14h na Casa da Assembleia Legislativa na Expointer.

Procuradoria da Mulher
A Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa, coordenada pela deputada Manuela d Ávila (PCdoB), promove o Seminário Educação sem Machismo em Eldorado do Sul. O encontro ocorre às 14h no Ginásio Davi Riegel Neto.

Sessão 
De acordo com a Resolução 3.171/2017, da mesa diretora da Assembleia Legislativa, não haverá sessão plenária.

SEXTA-FEIRA (1º)

Comissões
Comissão de Segurança e Serviços Públicos, presidida pelo deputado Catarina Paladini (PSB), e Secretaria de Segurança da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE) promovem audiência pública para debater a prática do abigeato no Rio Grande do Sul, prejuízos e alternativas de combate às 10h na Casa da Assembleia Legislativa na Expointer. Às 12h, em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, a Comissão faz o lançamento da Cartilha Maria da Penha.

Fórum Democrático
Fórum Democrático da Assembleia Legislativa promove mais uma rodada de debate sobre Educação no Desenvolvimento Regional. A atividade ocorre às 19h na Câmara de Vereadores de Taquara.

* Com informações fornecidas pelos gabinetes e assessorias. Programação sujeita a alterações

Categoria: Geral
Tags: Assembleia Legislativa, Deputados, Legislativo, online, Tapes

Enviar comentário

voltar para Notícias

left normalcase show fsN tsN fwR|left tsN fwB b03s bsd|left fwR show tsN center|c05||image-wrap|login news b01 fwB tsN fwR tsY c10 bsd|normalcase tsN c05 sbss|normalcase c10|login news b01 normalcase c05 c10 bsd|tsN normalcase c05 sbss|signup|content-inner||