Camping´s de Tapes lotaram nos feriados

Publicado por Bira Costa em 21/01/2015 às 11h56

REPORTAGEM ESPECIAL/ONLINE E JORNAL A NOTÍCIA

Fotos: Bira Costa/Online

Os campings da cidade lotaram nos finais de semana de dezembro próximos ao Natal e Ano Novo. O fluxo aumenta nos finais de semana devido à proximidade com a região metropolitana. A maioria dos veranistas volta para a capital ou cidades vizinhas para trabalhar durante a semana. 

Este ano a expectativa é que o movimento supere os anos anteriores. No entanto os laudos semanais publicados pela Fepam tem causado preocupação nos proprietários. Algumas reservas foram canceladas.

Porém este problema não tem impedido os empresários do setor, realizarem diversas atividades e melhorias para qualificar o atendimento aos turistas que vem para Tapes, atraídos pelas belezas naturais da cidade e a tranquilidade das águas da lagoa.

No camping União segundo os funcionários da recepção a  média de permanência dos veranistas é de 2 ou 3 dias. O camping possui 25 cabanas. E nos dias de maior movimento falta lugar para as barracas. Muitos frequentadores são do Vale dos Sinos e grande Porto Alegre.  

É o caso de Paulo Maicá que todos os anos vem para Tapes. Afirma que é melhor lugar para tirar férias. E justifica dizendo que a tranquilidade da cidade, a natureza, a sombra das arvores na beira da praia e a segurança que a lagoa oferece para as crianças, são realidades que fizeram a família Maicá, que mora em Dois Irmãos, optar por Tapes para passar o verão.

Conheceram a cidade através de amigos. Estavam entre nove pessoas no camping. Como ponto negativo afirmou que a infra estrutura da cidade é muito precária.

"Podemos vir 3 ou 4 anos e os buracos são os mesmos."

No camping Geraldo Santana o final do ano lotou. Havia 300 pessoas ocupando os 72 módulos dos sócios, barracas e cabanas. Grande parte oriundos  de Porto Alegre, Canoas e região metropolitana. Em sua maioria militares ou filhos e filhas  de militares associados  do Clube Geraldo Santana.

Qualidade ambiental e preocupações com a água

Para melhor atender seus visitantes o camping tem desenvolvido projetos de lazer como o Verão Folia. Coordenado por Clarice Bueno e Yuri Trindade, o  projeto realiza atividades recreativas e esportivas. Inicialmente somente com as crianças. Porém os adultos também solicitaram a extensão das atividades. 

O projeto envolve atividades esportivas como futebol, vôlei, hidroginástica, sessão de cinema , curso de dança , e nas 4ª feiras chá para as mulheres.

O camping Geraldo Santana se caracteriza por ser bem estruturado com  piscina, quadra de esporte, salão de festa lancheria , mesa  de ping pong e praça para as crianças brincarem. 

Verônica Gonçalves é uma das frequentadoras que estava na semana no camping juntamente com o Filho Lenin e a mãe Marilane.

Ela nos contou que visitou amigos em Tapes e se apaixonou pela cidade. Ao retornar para Porto Alegre descobriu que sua mãe era sócia do Geraldo Santana pois é filha de militares. Agora dona Marilane Gonçalves quer comprar uma casa em Tapes para fugir do stress da cidade grande.

O Geraldo Santana recentemente recebeu vistoria da Fepam e foi classificado como local que segue as normas ambientais- uma placa indicativa na entrada do camping colocada pela Fepam destaca o trabalho realizado com a construção de fossas sépticas , coleta seletiva do lixo e respeito aos locais de APP.

A preocupação da direção do camping Geraldo Santana é com os laudos da Fepam. Muitas reservas foram canceladas após as divulgações dos laudos de balneabilidade. Foram canceladas reservas devido à divulgação relatório. Segundo os responsáveis pela manutenção do camping seria interessante que pesquisas de balneabilidade fossem realizadas no local pela prefeitura e Fepam.

No camping Recanto da Lagoa, antigo municipal, esta semana havia pouca gente. Porém, assim como nos outros visitados pela reportagem do site Online Jornal A Notícia, no final do ano o Recanto esteve lotado. Segundo o proprietário Nelson Bauer nas ultimas semanas também foram canceladas reservas devido aos relatórios de  balneabilidade da lagoa divulgados.

No entanto a estratégia é movimentar as noites de sábado para atrair também os moradores da cidade além de oferecer aos turistas momentos de lazer.  Todos os sábados neste verão o Recanto da Lagoa pretende realizar show com  happy hour a partir das  20hs até às 24hs.

Para fevereiro aguarda confirmação do Sebrae para realização torneio de futebol areia. O camping tem 4,8 há estruturado com  playground , cancha de bocha, futebol e vôlei.

No camping Pinheirais da Lagoa na Pinvest o final de ano também houve grande fluxo de turistas. Segundo Alice Longaray , proprietária do local , o camping teve lotação completa. Nos Pinheirais o movimento segue o mesmo fluxo sendo os finais de semana momento onde há maior procura pelos turistas.

Um diferencial é o happy hour todos os finais de tarde mesmo durante a semana que atrai um público quem mora em Tapes e aprecia a beleza natural do espaço e a culinária oferecida pelo restaurante do camping. As figueiras na beira da lagoa e no centro da praça de alimentação torna o local bastante atraente. Principalmente para os profissionais liberais costumeiros frequentadores.

Alice afirma que muitos turistas têm vindo de longe. Inclusive de outros estados.

"Além dos visitantes da grande Porto Alegre temos recebido turistas de Brasília, Santa Catarina além de municípios da região como Camaquã e São Lourenço. Porém, eles tem se queixado dos buracos na entrada da cidade na Assis Brasil".

Mesmo sendo este um dos melhores anos, Alice se mostrou preocupada com a balneabilidade da lagoa.  “Os laudos que apontam as praias impróprias tem nos prejudicado”, garante acrescentando que é fundamental para o turismo na cidade a realização do  tratamento de esgoto.

Ao concluir reproduzimos o sentimento percebido em todos os depoimentos que  possuímos uma cidade com um potencial fantástico para o turismo. A "mãe" natureza nos brindou, com a beleza natural da lagoa e figueiras em sua orla. Mas que devemos avançar muito mais na construção de infra estrutura que qualifique este paraíso.  

Os turistas relataram, entre outras questões a precariedade dos acessos asfálticos, desde a BR 116, até dentro da cidade. Eles pedem mais atrações culturais e artísticas, mais cuidado com a limpeza urbana, com a natureza,  e o fim do despejo de  esgoto na lagoa. A limpeza da orla que melhorou este ano, foi elogiada. Assim como a receptividade do povo tapense.   

Por fim, todos e todas chegam a conclusão que o Turismo deve ser a prioridade do governo municipal e da população como modelo de desenvolvimento. 

Categoria: Turismo
Tags: Camping´s, online, Praias de Tapes, Tapes, Turistas

Enviar comentário

voltar para Notícias

left normalcase show fsN tsN fwR|left tsN fwB b03s bsd|left fwR show tsN center|c05||image-wrap|login news b01 fwB tsN fwR tsY c10 bsd|normalcase tsN c05 sbss|normalcase c10|login news b01 normalcase c05 c10 bsd|tsN normalcase c05 sbss|signup|content-inner||