Delegacia especializada em crimes rurais e de abigeato deve ser inaugurada ainda este ano

Publicado por bira costa em 25/10/2018 às 20h06

Detalhes para a estruturação deste novo serviço regional foram apresentados em reunião da 8ª Coordenadoria Regional da Farsul, em Camaquã

Redação Online/fotos: Bira Costa

sindicato de tapesA 8ª Coordenadoria Regional da Farsul da Região Costa Doce, realizou na tarde dessa quinta-feira (25), junto ao Sindicato Rural de Camaquã (SRC), reunião que teve por objetivo de discutir com os membros ligados aos sindicatos rurais da região, dos municípios de Barra do Ribeiro, Camaquã, Cristal, Guaíba e Tapes, tendo como convidado, o Delegado Regional de Polícia, Vladimir Urach, da 29ª DPRI, os detalhes atinentes à instalação da Delegacia de Polícia Especializada na Repressão de Crimes Rurais e Abigeato (DECRAB).

O combate a estes crimes, em âmbito geral, vem angustiando os pecuaristas e proprietários de áreas rurais, como fazendas, lavouras, sítios, a partir da grande incidência de casos nesse aspecto; o que causa, além da perda patrimonial, prejuízos irreparáveis com reflexos nas cidades atingidas.

Durante a reunião, o delegado Vladimir Urach salientou a necessidade deste serviço em termos de ação policial, sobretudo, que possa agir de modo exclusivo, desonerando tempo e pessoal de outras frentes nas delegacias as quais os agentes policiais poderiam atuar, decorrente da demanda regional, explicou.

“Esta DECRAB vai atuar regionalmente nos crimes como roubos/furtos, até mesmo de material agrícola, junto as propriedades rurais. Vamos atuar no combate, acima de tudo, dos abigeatos.

Mesmo sem a existência de uma unidade policial nesse sentido, nossos índices de 2018, em relação a 2017, são menores, em média 60% menos casos, somente em Camaquã e queda de quase 75%, na Barra do Ribeiro. Fruto dos nossos esforços e da presença da Força Tarefa da Polícia, este ano”, afirmou o delegado.

Local deve ser definido após reuniões com agentes públicos

Na reunião, o presidente do Sindicato Rural de Tapes e de Sentinela do Sul (SRT), e representante da 8ª Coordenadoria Regional da Farsul da Região Costa Doce, Genésio Ambos Moraes, que no último dia (18/10), fez uma reunião de trabalho com sua direção, em Tapes, com a presença da delegada de Polícia local, Fabiane Bittencourt, frisou a importante ação que este trabalho faria em prol do setor rural e recebeu a garantia do delegado, Vladimir Urach, que a mobília para a DECRAB começar a funcionar já está assegurado.sindicato tapes

Falta, evidentemente, alguns detalhes estruturais, como o prédio onde ficaria esses servidores da polícia, os quais seriam, num primeiro momento, remanejados de outras D.P´s, a fim de efetivar tão logo o começo desse trabalho.

Há alguns prédios públicos de posse do Poder Público Municipal de Camaquã, bem como do Governo do Estado, contudo, necessitam de serem resolvidos tramites burocráticos para a eventual cedência do imóvel, o que deverá ser resolvido nos próximos dias.

Um dos locais em busca seria anexo ao prédio do Sine Regional, na Avenida Olavo de Moraes, nº 969, centro de Camaquã, mas, o “plano b”, seria junto ao atual prédio da 29ª DPRI, até uma terceira opção surgir.

Outra demanda em aberto seria a conquista de uma viatura para o trabalho e logística da nova equipe da DECRAB, o que o delegado salientou que nesse aspecto deverá buscar internamente a solução desta necessidade.

Por fim, dentro da estrutura física, faltam, pelo menos dois aparelhos de computador. Essa demanda será compartilhada com os sindicatos de Tapes (SRT) e do (SRC) de Camaquã, acertaram os presidentes.   

“A mobília, nós já nos asseguramos, mas, faltam os computadores e a viatura, mas estão em andamento. Iremos, também, solicitar ao Estado a disponibilização de novos policiais civis que estão entrando em formação na academia, para compor, em 2019, esse novo quadro de servidores em nossa DECRAP regional”, pontuou Urach.

A inauguração desta nova delegacia dedicada exclusivamente em crimes de abigeato e rurais deve acontecer, dentro do previsto, até o final desse ano.

Tags: Abigeato, DECRAB, online, Sindicato Rural de Tapes, Tapes

Enviar comentário

voltar para Notícias

left normalcase show fsN tsN fwR|left tsN fwB b03s bsd|left fwR show tsN center|c05||image-wrap|login news b01 fwB tsN fwR tsY c10 bsd|normalcase tsN c05 sbss|normalcase c10|login news b01 normalcase c05 c10 bsd|tsN normalcase c05 sbss|signup|content-inner||