Expedição Mar de Dentro conclui missão nesta segunda

Publicado por Bira Costa em 03/04/2016 às 21h33

Redação Online

Fotos: Micael Dias e Rolo Berger

Dupla de remadores chega à reta final de mais de 600 km, nesta segunda (4), com dores no corpo e muita saudade

Expedição Mar de DentroExpedição Mar de Dentro chega ao seu final nesta segunda-feira (4), por volta das 14h, após 34 dias de muito remo e uma série de desafios enfrentados pelos três caiaqueiros tapenses, Cristiano (Rolo) Berger e Micael Dias, que, no meio do trecho, quase no final, tiveram de seguir a expedição em dupla, depois da justificada desistência, por conta de compromissos profissionais de João Carlos (Cigano).

A dupla Rolo Berger e Micael Dias está neste momento, acampado na conhecida Ponta do Pinho, do outro lado da laguna, já na parte que pertence a Tapes, aguardando, ambos, com muito cansaço e até dores físicas e um desgaste mental, o tempo favorecer para chegar, na Praia da Santinha, na Vila dos Pescadores, ponto de partida, para voltarem a sentir o toque das areias da orla, e o abraço de familiares e de amigos fraternos, matando uma saudade, relatada por eles, como muito forte.

Todos estes, sobretudo, ao longo de todas as cidades as quais eles passaram, ajudaram na motivação à jornada, com alimentos, carinho, apoio técnico e muito outros meios, numa inédita expedição protagonizada por nativos, de pura adrenalina, beleza, superação e aventura em mais de 600 km, remando em toda a Lagoa dos Patos.

Olhando as luzes da cidadeExpedição Mar de Dentro

O Portal Online Comunicações, parceiro desta jornada épica, além das empresas patrocinadoras, como Supermercado Dietrich, Serigrafia MBL, Ótica Itati, Japur Fitness, Cutelaria D´Ávila, Aquárius Restaurante e Petiscaria, Multi Construção Naval, Ratotapes e Mesquita Aluguel de caiaques e stand up, foram fundamentais para a execução desta longa expedição em água doce.

O Online conversou com Rolo Berger e Micael Dias, no final deste domingo (3), que contaram alguns momentos e fizeram um relato da saudade com a qual estão sentindo, afora, as dores no corpo que Rolo sente na costela, e, como estão suportando tudo, até chegar a Tapes.

Online: Micael, por onde que vocês já se encontram?

Micael Dias:Bira, estamos acampados na Ponta do Pinho! Amanhã à tarde pelas 14h chegaremos à Praia da Santinha, no Balneário Rebello, ao lado da Vila dos Pescadores, mas se estiver chovendo ficaremos na Ponta do Pinho, até que o tempo melhore.

Online: Qual foi o momento que vocês tiveram de maior dificuldade, conforme o planejado?

Micael: O que seria mais difícil na Expedição foi o mais fácil; fazer a travessia do Rio Guaíba, porque pegamos uma linda calmaria e dormimos nas falésias. Hoje (domingo), à tarde, chegamos à Ponta do Pinho. Faltam, no final da jornada, apenas 12 km para chegarmos a Tapes, com chegada prevista para esta segunda-feira às 14h.

Online: Rolo Berger, o quê vocês estão fazendo neste momento, aí, na Ponta do Pinho. Estão já observando as luzes da cidade de Tapes?

Rolo Berger: É o que mais estamos fazendo, desde o momento em que chegamos aqui, foi ficarmos olhando para nossa cidade, nesta noite.

Expedição Mar de DentroOnline: Como está o teu estado físico?

Rolo: Cara estou com muita dor nas costas e uma nas costelas, o pior, acabou os remédios.

Ela foi ficando pior a cada dia e com a remada de hoje, piorou. Estamos ‘quase mortos’.

Online: E, o fator emocional, como está?

Rolo: Cara já chorei milhares de vezes, algumas de saudade e outras de dor ainda. Não estou acreditando no que fizemos!?

Por fim, Rolo Berger faz o último relato da expedição, na reta final, quando venceram o Canal de Itapuã e cita uma foto surpresa, tirada do celular pelo colega Micael Dias, na hora da chegada a Ponta do Pinho:

“Este momento ficará marcado por toda a minha vida, foto surpresa feita pelo Micael no momento em que desembarcamos na Ponta do Pinus, depois de remar o dia todo contra os ventos de sul, ao qual chegamos muito cansados, e com muitas dores pelo corpo. Uma expedição, que levamos 34 dias para concluir, depois seis frentes frias e muito mal tempo, e com um grande esgotamento físico, alguns quilos a menos, incluindo um dente a menos na minha boca, que por acidente, acabei perdendo; mais como diz o meu parceiro Mica, fomos para a guerra armados com pau e pedra, e saímos vivos.”

Categoria: Turismo
Tags: Expedição Mar de Dentro, Lagoa dos Patos, online, Rolo Berger, Tapes

Enviar comentário

voltar para Notícias

left normalcase show fsN tsN fwR|left tsN fwB b03s bsd|left fwR show tsN center|c05||image-wrap|login news b01 fwB tsN fwR tsY c10 bsd|normalcase tsN c05 sbss|normalcase c10|login news b01 normalcase c05 c10 bsd|tsN normalcase c05 sbss|signup|content-inner||