Caiaqueiros de Tapes irão explorar de forma inédita a Lagoa dos Patos e o Rio Guaíba

Publicado por bira costa em 07/03/2017 às 10h11

Grupo Nativo da Lagoa é formado pelo trio Rolo Berger, Micael Dias e Cigano que deverão levar até 15 dias remando nas águas doces e o Rio Guaíba

Redação Online/fotos: Bira Costa/Mapas: divulgação

Expedição Lagoa do Viamão 2017Já estão remando na Lagoa dos Patos os três caiaqueiros de Tapes, Rolo Berger, Micael Dias e Cigano do Grupo Nativo da Lagoa os quais irão explorar o outro lado da Laguna unida com o Rio Guaíba, tripulando seus caiaques na aventura denominada, Expedição Lagoa do Viamão 2017, quando irão navegar cerca de 330 km, ida e volta.

Eles saíram na Prainha da Santinha, ao lado da Vila dos Pescadores, no Balneário Rebelo, logo cedo da manhã, desta terça-feira (7) de março.

Na ocasião a Laguna estava um legítimo espelho, calma e brilhante, poucas marolas, tendo ao fundo embarcações de pescadores também rumando à pesca.

Confiantes, o trio espera contar com a boa condição climática do trajeto, mesmo que tenha experiência em expedições, sempre há o respeito à Mãe Natureza, sobretudo, às condições inesperadas da Lagoa dos Patos.

Com um planejamento previamente estabelecido, cada um dos caiaqueiros leva uma boa quantidade em alimentos e mantimentos em seus caiaques, para o percurso de até 15 dias, entre ida e volta.

O objetivo desta expedição é a de explorar o outro lado da laguna, em seus aspectos turísticos, através de fotos, vídeos e relatos pessoais deste manancial hídrico, um dos maiores de água doce do mundo.Expedição Lagoa do Viamão 2017

Este mesmo trio já percorreu também de caiaque toda a circunavegação ao redor de toda a Lagoa dos Patos, em mais de 650km, quando levaram cerca de 35 dias, enfrentando vários imprevistos, todavia, contemplaram muitas belezas naturais, inexplorados, cujo acesso somente é viável de canoa mesmo.

O trajeto

No percurso já traçado o trio parte da Enseada de Tapes, em direção ao Morro da Formiga, pela costa da Lagoa dos Patos, a partir do Morro da Formiga, será feita a travessia na boca do Rio Guaíba, até o Farol do Itapuã.

A partir de Itapuã será feito a circunavegação a bordo de kayak pela costa leste do Rio Guaíba passando por Porto Alegre e regiões; logo a seguir farão o contorno na costa norte do Rio Guaíba para visitar as cidades da costa oeste do canal como: Eldorado do Sul, São Suci, Guaíba e Barra do Ribeiro.

Na sequência será feito novamente o contorno ao Morro da Formiga, para os remadores voltarem para a cidade de Tapes remando.

Expedição Lagoa do Viamão 2017O Portal Online Comunicação e Jornalismo será o canal de registro oficial da jornada, assim com fez, em 2016, narrando cada momento da expedição Mar de Dentro.

Esta Expedição Lagoa do Viamão, tem o apoio e patrocínio das empresas: Art & Cor, Kid Marcenaria, Cabanas Camping União, Adelar Transporte e Mudanças, Energia Solar Sistemas Fotovoltaicos, Pontal Tapes Hotel, Ideal Livraria e Papelaria, Valdeci Transporte e Mudanças, Japur Sport & Fitness, Feirão do Povo e Supermercado Dietrich.

Por que o nome Lagoa do Viamão?

Lagoa do Viamão foi o primeiro nome do Rio Guaíba, a origem do nome Lagoa do Viamão caminha junto com a origem do nome do município de Viamão. Quando os primeiros navegadores subiram o Rio Guaíba ao chegarem à região das ilhas vendo vários afluentes tiveram a sensação de (ver uma mão) este foi a origem do primeiro nome do Rio Guaíba (Lagoa do Viamão) e este também foi a origem do nome do município de (Viamão), pois Viamão faz margem na maior parte da costa leste do Rio Guaíba e norte da Lagoa dos Patos.

Depois o nome passou a ser Lagoa de Porto Alegre, depois mudou para Rio Guaíba, atualmente houve nova alteração que ficou Lago Guaíba.

SOBRE O RIO GUAIBA: o Rio Guaíba possui um dos por-do-sol mais lindos do mundo, além de possuir um acervo histórico da revolução farroupilha, possui lindas paisagens. No Rio Guaíba está concentrada um grande número de grupos de canoagem onde se destacam a canoagem de velocidade e a canoagem de pesca, também se destaca a canoagem de expedição onde são muito conhecidos por fazer o trajeto Porto Alegres a Rio Grande.

 

ASSISTA AO VÍDEO DA PARTIDA DO GRUPO NO FACEBOOK DO ONLINE COMUNICAÇÕEShttps://www.facebook.com/onlinecomunicacoes/

 

Categoria: Geral
Tags: Caiaqueiros, Expedição lagoa do Viamão, Lagoa dos Patos, online, Tapes

Enviar comentário

voltar para Notícias

left normalcase show fsN tsN fwR|left tsN fwB b03s bsd|left fwR show tsN center|c05||image-wrap|login news b01 fwB tsN fwR tsY c10 bsd|normalcase tsN c05 sbss|normalcase c10|login news b01 normalcase c05 c10 bsd|tsN normalcase c05 sbss|signup|content-inner||