FGTAS contabiliza mais de mil atendimentos no Dia do PP´Ds

Publicado por bira costa em 23/09/2016 às 20h30

Fonte: SINE/FGTAS

Agências FGTAS/SINE contabilizam mais de mil atendimentos no Dia Nacional de Contratação das Pessoas com Deficiência

Sine de CamaquãAs Agências FGTAS/SINE realizaram 1.007 atendimentos na manhã desta sexta-feira, 23 de setembro, Dia Nacional de Contratação das Pessoas com Deficiência.

As 38 unidades oferecem 874 vagas de 194 empresas, que realizam entrevistas e seleções de emprego exclusivas para trabalhadores com deficiência e reabilitados do INSS.

O evento também reúne atividades de orientação profissional e previdenciária.

O diretor-presidente da FGTAS, Gilberto Baldasso, ressalta que as pessoas com deficiências são atendidas com preferência nas Agências FGTAS/SINE todos os dias e que as parcerias firmadas para a realização do Dia D terão continuidade em prol de um melhor atendimento a essa público. 

Apenas em Porto Alegre, foram prestados 107 atendimentos. As Agências FGTAS/SINE com o maior número de atendimentos são Pelotas (70), Novo Hamburgo (52), Canoas (50), Erechim (50), Montenegro (50), São Leopoldo (50) e Uruguaiana (50).

Na abertura do evento, realizada nesta manhã na Agência FGTAS/SINE Centro de Porto Alegre, o diretor-presidente da FGTAS, Gilberto Baldasso, agradeceu às empresas presentes no evento e destacou que a participação no Dia D favorece a inserção das pessoas com deficiência e reabilitados do INSS no mercado de trabalho e o consequente desenvolvimento das potencialidades desses profissionais.

Já o secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Catarina Paladini, ressaltou a luta cotidiana das pessoas com deficiência e de seus familiares e a importância do trabalho.

“O trabalho não representa apenas a autonomia financeira, mas também a realização de novos desafios e conquistas. A inserção no mercado não se faz de forma aleatória, mas com o entendimento e a doação de todas as partes envolvidas. Por isso, precisamos manter continuamente o diálogo e a construção política”.

Também participaram da solenidade de abertura do Dia D o chefe de gabinete do Ministério do Trabalho, Willis Taranger; a diretora-técnica da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders), Marilu Pereira; o coordenador de empregabilidade da Associação de Cegos, José Luiz Santos Galvão; e o presidente da Comissão Tripartite e Paritária de Emprego do RS (CTPE/RS), Lélio Falcão.

SRTE/RS e INSS são instituições parceiras

No início da manhã, as empresas participantes do evento em Porto Alegre puderam conhecer mais o trabalho da fiscalização do cumprimento da Lei de Cotas por parte da SRTE/RS e a reabilitação profissional realizada pelo INSS.

Na ocasião, a auditora fiscal do trabalho da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no RS (SRTE/RS), Ana Maria Machado da Costa, disse sentir-se perplexa e contrariada: “Não tem justificativa para as empresas não preencherem as cotas de contratação de pessoas com deficiência e reabilitados do INSS. A Lei de Cotas já completou 25 anos e há trabalhadores disponíveis no mercado. É necessário que as empresas avaliem o candidato e não a sua deficiência e realizem as adaptações necessárias para receber esse profissional”.

Há dois anos, a Gerência Executiva de Canoas do INSS é parceira da FGTAS para recolocação de profissionais reabilitados no mercado. “Esse trabalho visa resultados a médio e longo prazo. As duas entidades estão empenhadas em garantir o retorno adequado do trabalhador ao mercado”, contou o analista do Seguro Social da Gerência Executiva de Canoas do INSS, Gustavo da Silva.

Ele considera que, de modo geral, as empresas não estão preparadas para receber trabalhadores reabilitados. “Geralmente, as empresas possuem poucos funcionários e diversidade de funções ou não contam com uma política de inserção de trabalhadores reabilitados ou com deficiência. O trabalhador enfrenta, muitas vezes, o desconhecimento dos empregadores em relação à reabilitação. Até mesmo os editais de concursos públicos ignoram a contratação desses profissionais nas cotas, citando somente as pessoas com deficiência”, afirmou Silva.

Segundo ele, muitas empresas ofertam vagas apenas para atividades operacionais com maior exigência física e incompatíveis para grande parte dos reabilitados, desconhecendo o fato de que esses trabalhadores estão qualificados para funções técnicas e administrativas. Para o analista, a determinação e a motivação dos trabalhadores são fundamentais para o sucesso da reinserção no mercado.

Atendimento nas Agências FGTAS/SINE

Para se candidatar às oportunidades de trabalho, os interessados devem comparecer ao evento com Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Confira os endereços, horários de atendimento e vagas abertas nas Agências FGTAS/SINE no site da FGTAS: www.fgtas.rs.gov.br. Promovido nacionalmente pelo Ministério do Trabalho, o Dia D objetiva aproximar empregadores e trabalhadores com deficiência e promover a inserção desse público no mercado de trabalho.

No dia 23 de setembro, as Agências FGTAS/SINE participantes do evento prestam apenas o serviço de intermediação de mão de obra e atendem exclusivamente trabalhadores com deficiência. Não há atendimento de encaminhamento de seguro-desemprego e de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) nessas unidades na data.

Ao todo, 38 Agências FGTAS/SINE participam do Dia D: Alegrete, Bagé, Bento Gonçalves, Cachoeirinha, Camaquã, Candiota, Canela, Canoas, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Erechim, Esteio, Estância Velha, Farroupilha, Frederico Westphalen, Gravataí, Ijuí, Lajeado, Marau, Montenegro, Novo Hamburgo, Osório, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre Centro, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santo Antônio da Patrulha, São Leopoldo, São Lourenço do Sul, Sapiranga, Taquara, Torres, Uruguaiana, Vacaria e Veranópolis.

 

Categoria: Economia
Tags: Empregos, online, Portadores de Necessidades, Sine/FGTAS, Tapes

Enviar comentário

voltar para Notícias

left normalcase show fsN tsN fwR|left tsN fwB b03s bsd|left fwR show tsN center|c05||image-wrap|login news b01 fwB tsN fwR tsY c10 bsd|normalcase tsN c05 sbss|normalcase c10|login news b01 normalcase c05 c10 bsd|tsN normalcase c05 sbss|signup|content-inner||