Financiamento de R$ 3 Milhões da Caixa deverá calçar mais de 10 ruas e avenidas de Tapes, ainda este ano

Publicado por bira costa em 03/06/2019 às 19h05

Prefeito e vereadores se reuniram com a imprensa e apresentaram as linhas do projeto de calçamento

Redação Online/fotos: Bira Costa

calçamentoEm anúncio coletivo, no Plenário Armando Gross, da Câmara de Vereadores de Tapes, no final desta tarde de segunda-feira (3) de junho, foi apresentado os detalhes do projeto que irá viabilizar, com um investimento de R$ 3.000.000,00, (Três Milhões de Reais) o calçamento de ruas no município, já a partir desse ano.

Trata-se de uma linha de crédito ligado a Caixa Econômica Federal, denominado, FINISA (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento), voltada para o setor público e privado, para investimentos em infraestrutura no País.

Presentes estavam, o prefeito, Silvio Rafaeli, e todos os nove parlamentares tapenses.

Segundo o executivo, o financiamento vai viabilizar, mediante um sistema de juro baixo, na ordem de 0,9%, com prazo de pagamento estendido de 10 anos, com dois anos de carência, calçar ruas onde, por exemplo, há um intenso trânsito de veículos.

Segundo disse o presidente do Legislativo, Fabiano Dummer (PP), o projeto foi discutido em comum acordo, entre os Poderes, como a localização das ruas contempladas.

“A nossa intenção era contemplar, um anel viário da cidade, fazer um círculo, onde pudéssemos atender as entradas e saídas, as quais recebem grande fluxo de veículos, inclusive, de pesados”, afirmou.

As ruas

Em comum acordo, serão beneficiadas com a colocação de bloquetos intertravados, as avenidas e ruas: Getúlio Vargas com Leocádio Garcia, no Balneário Rebelo, toda ela, até a Valdelírio Bittencourt, no Loteamento Tejada, Vila Nova até as imediações da Escola Municipal José Divino Barbosa Pereira, com Avenida Camaquã, parcial, Avenida Mauá, entre Escola de Samba Apito de Ouro, Apae, com a Leocádio Garcia; seguindo, a Oscar Matzembacher que prosseguirá até a Rua Treze de Maio, na sua totalidade, ao final, a Sydia Albuquerque de Souza, sentido Comunidade do Arroio Teixeira, entre as duas pontes.

O parlamentar destacou que novas ruas e avenidas serão beneficiadas, conforme a demanda de recursos for possível. “Vamos continuar trabalhando para almejar mais ruas e, este projeto, não tem ‘pai’ da criança, foi uma parceria, é o município que sai ganhando”, ressaltou Dummer.

Para o prefeito Silvio Rafaeli, este financiamento pegou a administração de “surpresa” esta modalidade da Caixa, mas, uma surpresa “boa”, é um sistema desburocratizado cuja fiscalização ficará por conta da própria prefeitura de Tapes, bem como os vereadores. Os detalhes da obra agora serão apurados pelo setor de Engenharia Municipal.

Pela expectativa, tanto a elaboração do projeto quanto a conclusão das referidas obras, é a de que sejam concluídas até o final desse ano, ainda.

Sem custos aos moradorescalçamento

Quanto aos custos aos moradores beneficiados ao longo da obra, o único investimento ficará por conta de cada morador, em relação a construção da calçada.

“O custo da calçada sai até 40% da obra, então, fazendo somente o calçamento, se ‘espicha’ esse valor para se fazer mais pavimentação”, frisou o prefeito de Tapes.

O Portal Online Comunicação e Jornalismo questionou se os bloquetos seriam o material ideal a esse projeto, em face do tipo de ruas na cidade.

Em resposta o executivo defendeu que sim, pois os bloquetos são mais favoráveis a eventuais modificações na infraestrutura, também, decorrente de questões ambientais: “Para fazer um conserto, você remove, coloca canos, e fica intacto, não é o caso do asfalto”, ponderou o prefeito Silvio Rafaeli.

Por fim, em ruas e avenidas onde há o trânsito de veículos pesados, este sistema de intertravamento favorece a passagem de qualquer tipo de veículo, sem maiores danos, mas, todas estão já compactadas, garantiu o chefe do executivo.

Os vereadores presentes, concluíram dando respaldo a essa demanda.

Categoria: Comunidade
Tags: Calçamento, Câmara de Vereadores de Tapes, online, Prefeitura de Tapes, Tapes

Enviar comentário

voltar para Notícias

left normalcase show fsN tsN fwR|left tsN fwB b03s bsd|left fwR show tsN center|c05||image-wrap|login news b01 fwB tsN fwR tsY c10 bsd|normalcase tsN c05 sbss|normalcase c10|login news b01 normalcase c05 c10 bsd|tsN normalcase c05 sbss|signup|content-inner||