Muamba abre desfiles em Tapes mais com atrasos

Publicado por Bira Costa em 14/02/2015 às 11h30

Redação Online

Fotos: Bira Costa/Online

Neste sábado, desfilam Apito e Império. Domingo: Corujão e Acadêmicos do Arroio 

Atrasos ininterruptos nos desfiles das quatro Escolas de Samba de Tapes, aliado ao desencontro de versões sobre possíveis punições pelo não cumprimento do cronograma pré-estabelecido no material de divulgação, fez com que a Muamba, do primeiro dia de Carnaval em Tapes, ontem, sexta-feira (13), perdesse muitos expectadores na avenida, como pessoas idosas e até com filho no colo, que cansados, se retiraram da avenida Assis Brasil, ainda cedo da noite, sem assistir a todo o espetáculo prometido.

Para que se tenha uma ideia, em face de um justificado desfile, na cidade de Cristal, a Apito de Ouro somente entrou na avenida por volta das 3h30 da madrugada e, saiu pouco depois das 4h20, quando restavam apenas poucas pessoas, muitas delas jovens e, poucas famílias.

Conforme a presidente da entidade Apito de Ouro, Helenai Ramos teria ocorrido um comunicado que fora compartilhado com as demais escolas de samba, para que esta ficasse por último, na Muamba, em face deste compromisso assumido.

Contudo, o dirigente da escola Império da Zona Sul, Reginaldo Alencastro, que luta na justiça para derrubar uma punição imposta pelo regulamento do carnaval, que lhe tirou cinco pontos, devido ao não cumprimento quanto à entrega do enredo à organização, este não comparecimento da sua concorrente, Apito de Ouro, será contestado, com vias de perda de pontos.

Público faz avaliações da noite

“O regulamento da comissão diz que, ‘casos omissos’, serão resolvidos dentro deste grupo”, exemplificando a situação da sua rival, Apito de Ouro, diz Alencastro.

Outros dirigentes de entidades divergem quanto à existência ou não de perda de pontos, sobre a Muamba. De parte do Corujão não haverá contestação, assegura o presidente, André Amaro da Silveira. “Como o regulamento não prevê punição, não há o porquê contestar”, justifica o dirigente.

O atraso da Escola Corujão foi mais por questões técnicas do som, cocorrido com outra entidade, comenta o presidente. Por fim, André diz que não soube de algum comunicado oficial que alegasse o não comparecimento da entidade Apito, conforme o cronograma, “Só boatos.”

“Não vamos fazer nada nesse aspecto, vamos deixar para o dia da avenida”, conclui.

Conforme o secretário de Turismo, Edoeli Camargo-Piá, para a reportagem do Online, não há punições as escolas para quem não se apresenta nas muambas, “ela vem se quiser”.

Ele avaliou as ponderações do dirigente da Império, Reginaldo Alencastro, lembrando que este está sob uma punição e, possivelmente, luta para reverter este quadro.

Ainda sobre a Muamba, o que puxou os foliões foi mesmo os tradicionais “arrastões”, que se estendiam ao longo da avenida, mantendo a alegria e o clima festivo em alta.

Em termos gerais, a estrutura, foi considerada positiva por alguns internautas e o público ouvido pelo Portal Online. No aspecto da segurança, algumas detenções e brigas isoladas foram contidas pelo sistema de segurança da Brigada Militar e Privado.

Ainda não houve a divulgação dos possíveis incidentes que teriam ocorrido nesta noite. Ao redor da Praça Rui Barbosa, há um aparato com sistema de atendimento para saúde, e com Bombeiros Civis, Militares e a própria Brigada Militar, mais bancas de alimentação e feira de artesanato.

Ordem dos desfiles das Escolas de Samba:

Sexta-feira (13) – Muamba:

1ª) Escola – Apito de Ouro – 22h

2ª) Escola – Império da Zona Sul – 23h

3ª) Acadêmicos do Arroio – 00h15

4ª) Escola Corujão – 1h30

Sábado (14):

22h30 – Rei Momo e Corte de Rainha e Princesas com Abertura oficial

23h30 – Apito de Ouro

1h – Império da Zona Sul

Som na avenida

Domingo (15):

22h30 - Rei Momo e Corte de Rainha e Princesas

23h30 – Corujão

1h – Acadêmicos do Arroio

Som na avenida

Segunda-feira (16) – premiações:

1º) Desfile da 4ª colocada – 23h

2º) Desfile da 3ª colocada – 00h

3º) Desfile da 2ª colocada – 1h

4º) Desfile da Campeã – 2h

 

 

Categoria: Turismo
Tags: Carnaval 2015, Desfiles Escolas Samba, Muamba, online, Tapes

Enviar comentário

voltar para Notícias

left normalcase show fsN tsN fwR|left tsN fwB b03s bsd|left fwR show tsN center|c05||image-wrap|login news b01 fwB tsN fwR tsY c10 bsd|normalcase tsN c05 sbss|normalcase c10|login news b01 normalcase c05 c10 bsd|tsN normalcase c05 sbss|signup|content-inner||