Nutricionista ensina como você pode cuidar da saúde no carnaval

Publicado por bira costa em 09/02/2018 às 10h30

Letícia AlmeidaO Carnaval está chegando. Apesar de ser um momento de descontração e de não pensar em problemas, descuidar da alimentação pode acabar com a festa.

Para aguentar firme todos os dias de folia, o segredo está no planejamento.

A alimentação deve ser leve, equilibrada e altamente nutritiva, sem sobrecarga digestiva para não causar desconforto e sintomas de ressaca.

Algumas dicas são importantes, confira:

*Procure não ficar em jejum durante a festa. Faça uma refeição importante antes de cair na folia para manter as energias em alta;

*Comer com mais frequência ao longo do dia, mantendo as refeições com porções pequenas e equilibradas, procurando comer devagar e mastigar bem os alimentos, para ajudar no aumento da saciedade é de extrema importância;

*Prefira refeições leves, aumentando o consumo de vegetais, procurando consumir saladas variadas e coloridas, carnes magras e grelhadas, massas com molhos simples (como sugo, bolonhesa ou com legumes) e frutas diversificadas;

*Uma boa escolha dos alimentos e o equilíbrio dos nutrientes são fundamentais para manter o corpo bem nutrido e pronto para cair na folia. Consuma fontes adequadas de carboidratos, como: batata-doce, aipim, mandioquinha, arroz e macarrão, dando preferência para os integrais, para assim garantir a energia e pular até o amanhecer. 

Mantenha um bom consumo de alimentos fontes de proteína, como: carnes magras (frango, peixe), cogumelos, quinoa e leguminosas (feijão, lentilha, grão-de-bico, ervilhas), além de buscar alimentos com gorduras boas: oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas), coco, abacate, azeite de oliva. Esses alimentos são responsáveis pela formação de energia que será gasta durante a festa.

 *Alimentos gordurosos e pesados devem ser evitados, pois além de muito calóricos, têm uma digestão lenta e difícil. Portanto, se quiser manter longe a indisposição e o cansaço, evite carnes gordas, frituras, salgadinhos gordurosos e doces calóricos.

*Procure hidratar-se antes, durante e após a folia de carnaval, pois os cuidados com a hidratação poupam os músculos da fadiga. Logo, beba muita água pura principalmente, podendo complementar com a ingestão de águas saborizadas (com rodelas de frutas, gengibre, ervas aromáticas), chás gelados de frutas e sucos naturais (acerola, araçá, kiwi, abacaxi, mamão, melão, melancia e frutas cítricas), ou, se possível, água de coco que hidrata mais rápido.

*Tenha cuidado com as bebidas alcoólicas, em excesso elas provocam ressaca, sede, dor de cabeça e náuseas, além de acarretar prejuízos para o estômago, fígado, aumento da pressão arterial para quem já tem problemas, entre outros.

Se beber, modere na quantidade e intercale com a ingestão de água, ou seja, para cada copo de bebida alcoólica tome 2 copos de água. Além disso, aumente os alimentos fontes de potássio, como por exemplo, banana, melão, mamão, cenoura, beterraba, tomate e laranja que auxiliarão na hidratação do corpo.

Segue sugestões de sucos nutritivos para evitar a ressaca e tomar após os dias de folia:

Letícia Almeida

 

 

 

 

 

 

 

Bate os ingredientes no liquidificador com gelo. Beba de 1 a 2 copos durante o dia.

Com estas recomendações você curte o carnaval com muito mais energia e saúde.

Boa folia, bom carnaval e juízo!

Letícia Almeida

 

Categoria: Saúde
Tags: Carnaval, Letícia Almeida, Nutricionista, online, Tapes

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