Polícia de Tapes averigua a matança de cães no Bairro Wolf e Prefeitura sonega o fato

Publicado por bira costa em 14/11/2017 às 18h25

Cerca de 20 animais já teriam sido mortos por motivos desconhecidos expondo a comunidade ao risco de doenças e outros problemas relativos ao incidente

Redação Online/fotos: Bira Costa

cães mortos tapesNum improvisado campinho de várzea, de chão batido misturado com capim, onde as goleras são armações de madeira e as linhas marcações de cedrinho, estão enterrados em duas covas rasas, 14 cães, alguns de rua, outros de moradores da Comunidade do Bairro Wolf, mortos nas últimas 48horas, de modo misterioso, inconsequente e brutal, estrebuchando até o óbito.

O fato, que foi narrado por moradores da comunidade ao Portal Online Comunicação e Jornalismo choca a cidade, mas já está sendo investigado pela Polícia Civil de Tapes, por solicitação da delegada, Fabiane Bittencourt.

Moradores que não serão identificados contam que a brutalidade, talvez, esteja ligada a alguém que além de não gostar dos animais, tenta inibir a comunidade à prática de algum delito, silenciando os cães, com a morte.

Durante uma diligência na tarde desta terça-feira (14), a polícia encontrou sacos de coxa e sobrecoxa, que meninos das redondezas localizaram e guardaram, explicando que os animais, repentinamente apareceram com esses pacotes, que continham uma espécie de coloração vermelha, vindo a terem as convulsões, seguida de uma baba e até mesmo sangramento nasal.

Uma cozinheira de 39 anos, moradora do bairro manifestou sua ira, afirmando que se o fato envolvesse um animal seu, iria até os órgãos competentes para registrar a agressão.

“Nós sabemos que há muitos cães soltos e sem donos, mas, nada justifica a chacina”, afirmou.

Já a dona de casa, L.N.S de 36 anos, que tinha uma cadela rotweiller com labrador, relatou que sua cachorra, até esta segunda-feira (13), se encontrava agindo normalmente pelo bairro, pois era uma fêmea de pátio.cães mortos tapes

“Ontem, por volta das 11h da manhã, ela estava aqui conosco, após voltou apresentando sintomas estranhos: ficou endurecida, babando até vir a morrer. Quase ‘morri’ chorando”, descreveu a dona de casa.

Com o nariz na porta

À Polícia Civil, moradores sinalizaram onde os 14 animais foram sepultados.

Mas, acreditam que o número de cães mortos possa chegar a 20 ou mais, pois outros vizinhos relataram o mesmo problema, ao longo do bairro, fato que inclusive, teria ocorrido noutros bairros da cidade, mencionaram.

O Portal Online procurou nesta terça-feira pela manhã, o Departamento do Meio Ambiente de Tapes, a fim de saber das providências a respeito.

Todavia, o departamento comunicou que não teve a ciência do fato, por parte de moradores.

Entretanto, uma moradora do bairro no mesmo dia esteve procurando o setor do Meio Ambiente local, e, fora informada que o problema deveria ser levado ao Ministério Público (M.P), não ficando nenhum documento registrado desta eventual matança de cães, nem providências cabíveis do setor.

cães mortos tapes

Durante a diligência da Polícia com o Portal Online, a Prefeitura de Tapes não encaminhou nenhuma pessoa para o Bairro Wolf para averiguar o problema.

A responsável do setor do M.A, Veridiana Rodel informou pela manhã que tinha ciência do fato, via redes sociais, onde externou comentários, inclusive, todavia, não teria sido procurada, até a manhã desta terça-feira (14), para atuar nesse caso.

Ao Online, ela afirmou que esperava que alguém fosse nominado como suspeito por esse suposto crime, a fim de ser feita uma investigação apurada.

Na prefeitura de Tapes não há um setor específico que cuide dos animais de rua.

O que é efetuado em casos assim é o registro do fato e o mesmo encaminhado do Ministério Público (M.P), de onde o suposto agente criminoso irá responder pela ação.

Cabe lembrar que o crime contra animais está previsto, no art. 32 da Lei nº 9.605, de1998 do Meio Ambiente, com pena de detenção de três meses a um ano e multa.

A polícia após colher depoimentos e relatos, solicitou que moradores compareçam na D.P local na próxima semana a fim de prosseguir com o registro e investigação.

Categoria: Comunidade
Tags: Bairro da Wolf, Cães de rua, online, Polícia Civil, Tapes

Comentários

Pedro Regis lima em 15/11/2017 22:02:31
Uma tragedia anunciada pelo vereador
Leonardo Petry do PDT de Tapes, na última sessão plenária na Câmara dos vereados na segunda dia 13 de novembro de 2017.
"Temos que encarar e problema de frete antes que o pior aconteça."
Prefiro Ñ me Indentifica em 15/11/2017 11:22:47
Boa Tarde.
Isso é um Absurdo, um ato de covardia de gente (Se é que pode chamar de gente) .
Realmente estamos, Infelizmente com cães na rua, mas isso. Não se faz. Ainda não sabemos quem foi os responsáveis. Mas para melhor controle dos animais apena com valor bem menor com medidas simples de castração por uma Profissional veterinária qualificada para tal e assim posterior com incentivo adoção dos animais, por pessoas Responsáveis terão cuidados e carinho com esse animais. Eles precisam apenas de moradia, comida, água e atenção 30min por dia é tudo que um animalzinho precisa, simples.
Birao seu jornalismo sempre sobre sai a outra mídia "popular e Vaga" que procura fazer apenas bonitinho para Prefeitura. Bem ganhado mais de 3 mil Reais da prefeitura por mês só pode acontecer isso mesmo.

Enviar comentário

voltar para Notícias

left normalcase show fsN tsN fwR|left tsN fwB b03s bsd|left fwR show tsN center|c05||image-wrap|login news b01 fwB tsN fwR tsY c10 bsd|normalcase tsN c05 sbss|normalcase c10|login news b01 normalcase c05 c10 bsd|tsN normalcase c05 sbss|signup|content-inner||