Prefeita do Cristal recebe homenagem estadual na Assembleia Legislativa

Publicado por bira costa em 08/03/2017 às 09h17

Fonte: Luis Osellame

Fábia Richter é destaque na categoria "Saúde da Mulher" do Troféu Mulher Cidadã

fabiaConcedido anualmente pelo Parlamento gaúcho a personalidades femininas que se destacaram em diversas áreas, o Troféu Mulher Cidadã será entregue na Sessão Solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, no dia 8 de março, às 14 horas, no Plenário 20 de Setembro.

A solenidade integra a programação de atividades que a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul desenvolverá durante o mês de março, com a temática da mulher.

Premiadas da 20ª edição

A indicação dos nomes que concorreram à distinção foi feita pelas bancadas partidárias do Legislativo gaúcho. No dia 16 de fevereiro, as deputadas e suas representantes apreciaram e deliberaram as agraciadas nas sete categorias para posterior homologação pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa - no dia 21 de fevereiro.

Na categoria Defesa dos Direitos da Mulher e Combate à Violência contra a Mulher, a agraciada será a promotora criminal Ivana Machado Battaglin. Idealizadora do projeto Lar: Lugar de Amor e Respeito, que uniu os poderes Judiciário e Legislativo do município de São Gabriel em ações conjuntas de combate à violência doméstica.

A professora Cleci Maria Jurach receberá o troféu na categoria Educação da Mulher. Foi secretária de Educação de Porto Alegre de 2009 a 2016, período em que foram construídas 44 escolas de Educação Infantil para atender crianças de zero a cinco anos.

A psicopedagoga e militante da resistência à ditadura Nilce Azevedo Cardoso será agraciada na categoria Promoção e Participação Política da Mulher. Ex-integrante do Movimento de Ação Popular durante a ditadura militar, foi presa e torturada. Sua história foi relatada na Comissão Estadual da Verdade.

Na categoria Profissionalização e Geração de Trabalho e Renda para a Mulher, o prêmio será entregue à socióloga Miguelina Paiva Vecchio, presidente Nacional da Ação da Mulher Trabalhista (AMT/PDT). Ela foi vice-presidente do PDT entre 2013 e 2015 e, atualmente, é vice-presidente da Internacional Socialista de Mulheres (ISM).

A prefeita do município de Cristal Fábia Almeida Richter receberá o troféu na categoria Saúde da Mulher. Fábia é enfermeira, especializada em Saúde da Família, Saúde Coletiva, Gestão Pública e Gestão Hospitalar, com MBA em Gestão de Pessoas. É mestranda em recursos Humanos e Gestão de Conhecimento.

Na categoria Atividade Comunitária em Prol da Mulher, o prêmio será concedido à professora Jacy Traesel. Militante da Pastoral da Criança, sempre trabalhou no apoio e na orientação às mães carentes do município de Três Passos, onde atua junto à comunidade na confecção de roupas e enxovais para bebês e na conscientização das mães em relação aos cuidados na gestação e no pós-parto.

Na categoria Mulher na Cultura, o troféu será entregue a Eva Sopher, que desde 1975 assumiu a direção do Theatro São Pedro para gerenciar as obras de sua restauração. Depois da reabertura do teatro em 1984, assumiu o cargo de presidente da Fundação Theatro São Pedro.

Categoria: Educação & Cultura
Tags: Fábia Richter, online, Prefeitura de Cristal, Tapes, Troféu Mulher Cidadã

Enviar comentário

voltar para Notícias

left normalcase show fsN tsN fwR|left tsN fwB b03s bsd|left fwR show tsN center|c05||image-wrap|login news b01 fwB tsN fwR tsY c10 bsd|normalcase tsN c05 sbss|normalcase c10|login news b01 normalcase c05 c10 bsd|tsN normalcase c05 sbss|signup|content-inner||