Programa de Aquisição de Alimentos chega a mais 43 municípios gaúchos

Publicado por bira costa em 29/08/2017 às 08h56

Fonte: Texto: Cassiane Osório e Mirella Poyastro/Edição: Denise Camargo/Secom/foto: Dani Barcellos

sartori

Prefeitos e secretários municipais de Agricultura, de Desenvolvimento Agrário e de Assistência Social participaram, na tarde desta segunda-feira (28), da abertura do encontro do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), no auditório da sede administrativa do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

O governador José Ivo Sartori também estava presente no evento em que foi anunciado um novo termo de adesão, na modalidade Doação Simultânea, que será assinado por 43 municípios com o programa do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), para aquisição de alimentos para presídios e escolas, entre outros.

Os pagamentos serão feitos diretamente aos agricultores, por meio de um cartão bancário específico e individual.

O MDS repassará ao Estado R$ 4,36 milhões, que contemplará os municípios selecionados.

"São 43 novos municípios aderindo, que serão treinados e qualificados para colocarem os produtos que são importantes na vida social do município e na prática social. E será feito com as pessoas que mais precisam", afirmou Sartori. O governador ressaltou que o encontro é importante para a produção e para os produtores, "um momento importante para o setor agrícola do Rio Grande do Sul".

O secretário Nacional de Segurança Alimentar do MDS, Caio Rocha, citou o desenvolvimento do Estado nas políticas públicas voltadas para o Social e o meio Rural, e afirmou que a adesão de novos municípios fortalece a agricultura familiar. "Hoje são mais 43 municípios aderindo ao programa. Nos próximos 15 dias devem ser mais 40 cidades assinando", disse.

Caio Rocha lembrou que o Rio Grande do Sul está iniciando sua participação no PAA e que o governo federal é parceiro nessa caminhada. "Depois da Bahia, o Rio Grande do Sul tem o maior número de agricultores familiares e cooperativas do Brasil. Tudo o que for importante para o desenvolvimento da cadeia vamos tentar ajudar", afirmou.

O secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcisio Minetto, enfatizou a importância da união entre governos federal, estadual e municipal para a execução do PAA. "São recursos importantes para pulverizar e contribuir para a agricultura familiar. Principalmente daqueles que mais precisam", destacou.

Minetto também agradeceu a parceira da Secretaria do Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos para a execução do programa.

Programa de Aquisição de Alimentos

O PAA modalidade Compra com Doação Simultânea compreende a aquisição de alimentos diretamente de agricultores familiares individuais e doação simultânea às entidades da rede socioassistencial; aos equipamentos públicos de alimentação e nutrição; e à rede pública e filantrópica de ensino. A intenção é atender demandas locais de suplementação alimentar de pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional.

No encontro, os municípios receberam orientações sobre a execução estadual do programa. O evento tem a coordenação da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

Categoria: Geral
Tags: Governo do Estado, online, Sartori, Solidariedade, Tapes

Enviar comentário

voltar para Notícias

left normalcase show fsN tsN fwR|left tsN fwB b03s bsd|left fwR show tsN center|c05||image-wrap|login news b01 fwB tsN fwR tsY c10 bsd|normalcase tsN c05 sbss|normalcase c10|login news b01 normalcase c05 c10 bsd|tsN normalcase c05 sbss|signup|content-inner||