“Se diz cria de Tapes, mas ...” viraliza na internet e autor da brincadeira fala como nasceu a proposta que já rompeu fronteiras

Publicado por bira costa em 04/03/2018 às 12h16

Fehjaum Perez como é mais conhecido é tapense, sim, e já viveu muitas das histórias contadas em sua página pessoal, neste final de semana, afora outra centena de relatos da infância de milhares de pessoas identificadas com as publicações

Redação Online/fotos: Emerson Oliveira Peres/colaboração e página pessoal

Fehjaum Perez*Viral é um termo que surgiu junto com o crescimento do número de usuários de blogs e redes sociais na internet. A palavra é utilizada para designar os conteúdos que acabam sendo divulgados por muitas pessoas e ganham repercussão (muitas vezes inesperada) na web.

Desta maneira, uma inocente mais provocativa brincadeira lançada neste final de semana, sábado (3), na web, em Tapes, por Emerson Oliveira Peres de 29 anos, porteiro na capital, ou apenas, Fehjaum Perez , como se apresenta nas redes sociais, resgatou lembranças e acendeu uma sadia brincadeira entre dezenas e centenas de internautas que estavam conectados.

A zoação foi tão longe, em termos regionais, que pessoas em Sentinela do Sul, Guaíba e, inclusive, em Porto Alegre, já faziam as mesmas provocações a amigos virtuais para reproduzirem lembranças e momentos marcantes em suas vidas; em suas cidades, como relembrando locais, encontros, fatos atípicos, personagens, alguns vivos outros não mais, acima de tudo, virou um balcão de recordações virtual muito divertido, que, ainda deverá ser repetido ao longo dessa semana e, quem sabe, virar expressão popular.

O Portal Online Comunicação e Jornalismo entrevistou, em primeira mão, o idealizador da brincadeira, na manhã desse domingo (4), Fehjaum Perez e questionou-o sobre a inesperada popularidade que divertiu e arrancou elogios e publicações diversas, abaixo, na matéria.

Sobre a origem desta brincadeira, Fehjaum Perez disse, por Messenger, que como faz parte de redes de relacionamento de torcidas organizadas, como gremista, a provocação já era comum em cidades como no Rio de Janeiro, quando os internautas citavam a expressão “(...) sou cria do Morro do Alemão; cria do Realengo (...)”, foi quando associou a frase a fatos e personagens já vividos em Tapes: “Se diz cria de Tapes, mas (...)”.

“Resolvi brincar com os amigos daqui. Creio que foi muito bom reviver épocas que marcaram a nossa vida; relembrar pessoas, lugares e situações inusitadas”, explicou Fehjaum.

Fehjaum Perez

A respeito da dimensão virtual dos relatos, pois muitos criaram rápidas conexões sensoriais de tempo e épocas, uma forma saudosista mencionada por muitos como períodos bons já vividos no município, cada um a sua maneira, citou que fugiu ao controle “acompanhei a dimensão e, não imaginava isso, mas fico feliz do senso de humor presente dentro de cada pessoa, independente dos problemas que possam ter em suas vidas”, mencionou Fehjaum.

Questionado a respeito de quais relatos ou lembranças foram mais engraçados, refutou de escolher um ou outro acontecimento ou situação.

“(....) foi muito válido a brincadeira, pois além de sadia interage épocas distintas. Teve vários  acontecimentos lembrados, muitos engraçadíssimos (risos) mas, escolher um só é difícil”, avaliou o idealizador.

 

RELATOS E DEPOIMENTOS

O Online fez o print de alguns relatos e impressões com as quais se identificaram com a proposta, numa destas publicações, do internauta, Edarte Ruskoswski Suriz, ficou registrada a lista de fatos, pessoas e acontecimentos narrados na rede social, enquanto a brincadeira “fervia”, também foi elogiada por “resgatar boas lembranças”, como destacou Juliana Baum, até mesmo “movimentou” o Facebook, combatendo a tristeza, salientou, Vinicius Pinto:

“Edarte Ruskowski Suriz

Tapes, 03/03/2018 certamente ficará marcado em todos essa data, dia em que simples brincadeira acendeu um turbilhão de memórias (histórias) e lendas, de pessoas que estão entre nós e outros que já se foram!!!!

-Pancho - dando um corridão na gurizada.

-Pedro Louco - jogando bola (jogava muito).

-Velho do Saco - Ganhava café por onde passava

-Gaiola

-Jorgina

-Ortunho

-Barulha

-Comprar gasolina na Borracharia do Paulinho (postos não abriam a noite e muito menos domingo).

-Cartão magnético VIP do New Travel (Bar do Beto).

-Nonô - Nata, Leite, Coco e Ovos Mols

-Show da Urubanda no bar dos Britos e Bar da Torre, Bily Joy, Miguelão... Lula e Marcio Massa e tantos outros!!!

-Gelo do Sabugo

-X do Ki-Rango (Jorge Trindade)

-Cedro Bar

e por ai se vai!!!! foi show, saudades de um Tempo que não volta mais !!! Abraço a todos !!!!”

 

“Juliana Baum

Tapes pode não ter mais maternidade, mas o quê deu de cria kkkkk. Eu mesma não nasci em Tapes, nasci em POA, passei minha infância em Alvorada, rodeada de ônibus e pátios com grades, onde o único percurso era de casa pra escola, vim pra Tapes com 11 anos, foi como soltar um passarinho da gaiola, sair de uma cidade grande e vir para um pequeno paraíso, onde na época se dormia com as portas abertas sem se preocupar com nada. Infelizmente hoje em dia já não podemos dizer o mesmo, mas as lembranças foram as melhores. Essa brincadeira nos fez lembrar como tivemos momentos incríveis em Tapes resgatou um pouco da essência do tempo em que não havia celular e tudo era tão simples e bom. Que bom seria se fosse possível resgatar tantas coisas boas ♡♡♡”

 

“Vinicius Pinto:

Ai pessoal foi muito legal essa brincadeira das crias de Tapes!!! Valeu amigo Fehjaum Perez por agita esse Facebook, ultimamente as pessoas estão muito depressivas, e a vida ta ai para ser vivida... Diante desse cenário o qual nosso mundo se encontra com tanta maldade!!! Valeu pessoal, Tapes tem grandes nomes históricos que deixaram lembranças, nossa cidade é muito boa, devemos valorizar!!! Que possamos sempre relembrar.”

“Fiquei muito contente com a brincadeira e espero que tenha, ao menos, colocado um pouco de alegria na vida das pessoas”, encerrou Fehjaum Perez, ao Online.

*Saiba o que significa "viral na internet"

Criado em 28/11/12 17h33 e atualizado em 28/11/12 18h06

Por Edgard Matsuki Fonte: Portal EBC

“Viral é um termo que surgiu junto com o crescimento do número de usuários de blogs e redes sociais na internet. A palavra é utilizada para designar os conteúdos que acabam sendo divulgados por muitas pessoas e ganham repercussão (muitas vezes inesperada) na web.

O termo é relacionado a palavra vírus (de computador ou doença), já que as pessoas chegam a compartilhar o conteúdo viral quase que inconscientemente. A palavra viral deu origem a outros termos como viralizar, viralizou e efeito viral (utilizado pelo Facebook para mensurar o quanto um conteúdo de uma página foi compartilhado).

É difícil prever como nasce um viral na internet, mas algumas características são comuns ao que “bomba na web”. Conteúdo de humor, de serviço, dicas, brindes e promoções costumam ter mais chances de fazer sucesso em blogs e redes sociais.

Vídeo (principalmente de humor) é o tipo de conteúdo que mais se torna viral na web. Em redes sociais como o Facebook, Instagram e Pinterest fotos costumam fazer sucesso (...)”

Link: http://www.ebc.com.br/tecnologia/2012/11/o-que-e-viral

 

Categoria: Comunidade
Tags: Cria de Tapes, Fehjaum Perez, Internauta, online, Tapes

Comentários

David Ferreira em 14/03/2018 14:32:46
Eu publiquei a brincadeira no dia 02 de março em Caxias do Sul, tem mais de 2000 comentários e histórias, da li viralizou basta acompanhar minha página... David Ferreira (Palitão das Arábias )
Aderson Filho em 13/03/2018 22:04:14
Ainda está bombando aqui no Maranhão. Muito legal,as pessoas se manifestando sobre suas cidades, etc...
Jonas xavier em 05/03/2018 22:28:39
Teve um rapaiz que postou dia 2 "diz ser cria" em caxias do sul
Leidiana de oliveira bertolini em 05/03/2018 09:03:18
Achei o máximo..moro em Vila Velha ES e essa brincadeira chegou com tudo aqui no meu bairro..várias pessoas participando e relembrando fatos que marcaram a infância e adolescência de muitos...amei ...nosso domingo foi de recordações !!
Andrea em 04/03/2018 21:13:24
Acho que não foi ele que começou, hein? A reportagem diz que surgiu no sábado dia 3 em Tapes. O Cria da MAPA (bairro da zona leste de Porto Alegre) já estava bombando desde sexta dia 2.
Leonardo da silva em 04/03/2018 19:02:06
Parabéns cara aqui em Sentinela foi um Criaiada para todo lado!

Enviar comentário

voltar para Notícias

left normalcase show fsN tsN fwR|left tsN fwB b03s bsd|left fwR show tsN center|c05||image-wrap|login news b01 fwB tsN fwR tsY c10 bsd|normalcase tsN c05 sbss|normalcase c10|login news b01 normalcase c05 c10 bsd|tsN normalcase c05 sbss|signup|content-inner||