Atividades da Assembleia Legislativa de 6 a 10 de agosto

Publicado por bira costa em 05/08/2018 às 19h52

Letícia Rodrigues - MTE 9373 | Agência de Notícias - 16:38-03/08/2018 - Foto: Vinicius Reis

assembleiaDez audiências públicas, a retomada das votações em plenário e o lançamento de frente parlamentar estão entre as atividades do Parlamento gaúcho na semana de 6 a 10 de agosto.

Também haverá homenagens ao Ministério das Mulheres que Vencem e aos 160 anos do Theatro São Pedro.  

Das 10 audiências públicas, quatro ocorrem no Palácio Farroupilha e as demais no interior, nos municípios de Santa Maria, Torres, Capão da Canoa, Passo Fundo e Três de Maio.

Serão discutidos temas como o convênio de gestão do Hospital Regional de Santa Maria, a instalação e operação do Complexo Eólico do Povo Novo, a violência nos locais de trabalho da Enfermagem, a situação da Escola Técnica de Saúde do Hospital de Clínicas e a crise econômica do arroz no RS, entre outros.  

Também devem ser retomadas as votações em plenário na terça-feira (7), na primeira sessão deliberativa após o retorno do recesso parlamentar.

Mais de 50 matérias já estão aptas a serem votadas, incluindo seis do Poder Executivo, que trancam a pauta de votações.  

Na quinta-feira (9), está prevista a instalação da Frente Parlamentar de Segurança Pública, a ser presidida pelo deputado Ronaldo Santini (PTB), e homenagens ao Ministério das Mulheres que Vencem durante o Grande Expediente Especial da sessão plenária e a entrega da medalha da 54ª Legislatura alusiva aos 160 anos do Theatro São Pedro.  

Confira a programação completa da semana  

SEGUNDA-FEIRA (6)  

Comissões A Comissão de Saúde e Meio Ambiente, presidida pelo deputado Altemir Tortelli (PT), realiza audiência pública às 14h30, na Câmara de Vereadores de Santa Maria. Por proposição do deputado Valdeci Oliveira (PT), será discutido o convênio de gestão do Hospital Regional de Santa Maria celebrado entre a Secretaria Estadual da Saúde e Instituto de Cardiologia.  

A Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, presidida pelo deputado Adilson Troca (PSDB), realiza audiência pública às 16h, na sala Alberto Pasqualini, no 4º andar. Por proposição do deputado Fábio Branco (MDB), será discutida a instalação e operação do Complexo Eólico do Povo Novo, em Rio Grande.  

A Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, presidida pelo deputado Jeferson Fernandes (PT), realiza audiência pública sobre a violência nos locais de trabalho da Enfermagem. A atividade será às 17h, no Espaço da Convergência Deputado Adão Pretto, no térreo, por proposição do presidente do órgão técnico em conjunto com o Conselho Regional de Enfermagem do RS (Coren/RS).

  Frente Parlamentar Às 14h, a Frente Parlamentar Federal e Estadual em Defesa da Conclusão da Duplicação da BR 116, presidida pelo deputado Zé Nunes (PT), tem reunião na sala João Neves da Fontoura (Plenarinho), no 3º andar.  

Exposições De 6 a 10 de agosto, haverá exposição alusiva à história de 70 anos do CTG Fogão Gaúcho do município de Taquara. Ela é composta por fotografias e itens da Ciranda Musical Teuto-Rio-Grandense , além do fogãozinho usado para as rodas de mate do CTG, que deu nome à entidade.

A abertura oficial é na terça-feira (7), às 17h. A mostra, uma iniciativa do deputado Nelsinho Metalúrgico (PT), estará em frente à Galeria dos Ex-presidentes, na entrada do Palácio Farroupilha, e pode ser visitada das 8h30 às 18h30.   Até 9 de agosto, o hall de entrada do Palácio Farroupilha sedia a mostra cultural História da Bíblia com a mostra itinerante Exposição 500 anos da Reforma. No princípio era o Verbo, projeto do Museu da Sociedade Bíblica do Brasil. A exposição, uma iniciativa da deputada Liziane Bayer (PSB), pode ser visitada, de segunda a sexta-feira das 8h30 às 18h30.

Paralelo à mostra, haverá circuito de reflexões, das 13h às 13h30, sobre o tema “Como a bíblia se aplica de forma prática em nossas vidas”, na Capela Ecumênica do Legislativo.   A Sala JB Scalco do Solar dos Câmara sedia, até 10 de agosto, a mostra América Latina, dos fotógrafos Paulo Gusmão e Rodrigo Gorski. A exposição retrata imagens dessa região do Continente Americano, que engloba os países onde são faladas, primordialmente, línguas românicas (derivadas do Latim).  

Prêmio de Responsabilidade Social Até 10 de setembro estão abertas as inscrições para a 19ª edição do Prêmio de Responsabilidade Social. Podem participar empresas privadas, sociedades cooperativas, organizações governamentais, prefeituras, instituições de ensino e entidades sem fins lucrativos.

O regulamento do prêmio e as inscrições podem ser feitas em www.al.rs.gov.br/prêmios.   Aleitamento Materno Durante o mês de agosto, a fachada do Palácio Farroupilha estará iluminada de dourado/âmbar em alusão à Campanha de Incentivo ao Aleitamento Materno. A iniciativa é do governo do Estado.  

TERÇA-FEIRA (7)

Comissões A Comissão de Constituição e Justiça, presidida pelo deputado Vilmar Zanchin (MDB), realiza reunião ordinária às 9h, na sala Maurício Cardoso, no 4º andar.  

A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, presidida pelo deputado Gilberto Capoani (MDB), realiza reunião ordinária às 9h, na sala Salzano Vieira da Cunha, no 3º andar.  

A Comissão de Assuntos Municipais, presidida pelo deputado Eduardo Loureiro (PDT), realiza reunião ordinária às 9h, na sala Sarmento Leite, no 3º andar.    A Comissão de Segurança e Serviços Públicos, presidida pelo deputado Catarina Paladini (PSB), realiza reunião extraordinária, às 13h15, na sala Maurício Cardoso, no 4º andar, para arguição pública de Luiz Henrique Mangeon, indicado pelo governador José Ivo Sartori para compor o Conselho Superior da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs).  

A Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, presidida pelo deputado Jeferson Fernandes (PT), realiza audiência pública às 18h15, na Casa da Terra, em Torres. Por proposição do presidente do órgão técnico, estará em debate a violência contra as mulheres e crianças, na região do Litoral, com ênfase à situação das mulheres idosas.  

Reuniões da Mesa Às 10h, reúne-se a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa na sala da Presidência. Às 11h30, no mesmo local, os líderes de bancada definem a pauta de votação da semana. Veja a relação das matérias aptas para votação.  

Sessão Plenária Às 14h, no Plenário 20 de Setembro, realiza-se sessão ordinária. O período do Grande Expediente deve ser ocupado pelo deputado Lucas Redecker (PSDB).   A sessão será transmitida ao vivo pela TVAL, pelo canal 16 da NET, canal aberto 61.2, pelo portalwww.al.rs.gov.br/tvassembleia; também pela Rádio AL  www.al.rs.gov.br/radioassembleia  e pelo Facebook.  

QUARTA-FEIRA (8)

Comissões A Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, presidida pelo deputado Jeferson Fernandes (PT), realiza reunião ordinária às 9h, no Espaço da Convergência Deputado Adão Pretto, no térreo. Durante o encontro, haverá o lançamento do relatório final da Subcomissão sobre Tratamento Penal, que teve como relatora a deputada Miriam Marroni (PT).  

A Comissão de Saúde e Meio Ambiente, presidida pelo deputado Altemir Tortelli (PT), realiza reunião ordinária às 9h, na sala João Neves da Fontoura (Plenarinho), no 3º andar. Às 9h30, realiza audiência pública sobre a situação da Escola Técnica de Saúde do Hospital de Clínicas. A proposição é do presidente do órgão técnico.  

A Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, presidida pelo deputado Adilson Troca (PSDB), realiza reunião ordinária às 9h, no Teatro Dante Barone. Às 10h, promove audiência pública para discutir a crise econômica do arroz no RS. A proposição é da deputada Any Ortiz (PPS).

  A Comissão Especial sobre a oferta de Educação de Jovens e Adultos, presidida pela deputada Stela Farias (PT), realiza audiência pública, às 19h, em Capão da Canoa (local a definir), para tratar da situação da educação de jovens e adultos (EJA) junto ao sistema estadual de ensino.  

Sessão Plenária Às 14h, no Plenário 20 de Setembro, realiza-se sessão ordinária. O período do Grande Expediente será ocupado pelo deputado Pedro Ruas (PSOL), que vai falar sobre “A Crise da Saúde no RS”.

  A sessão será transmitida ao vivo pela TVAL, pelo canal 16 da NET, canal aberto 61.2, pelo portal www.al.rs.gov.br/tvassembleia; também pela Rádio AL  www.al.rs.gov.br/radioassembleia  e pelo Facebook.  

Fórum Democrático Das 13h às 18h, o Gead Políticas Públicas para o Idoso reúne-se na sala João Neves da Fontoura (Plenarinho), no 3º andar.   Feira Orgânica Toda a quarta-feira, das 12h às 19h, ocorre feira de produtos orgânicos ao lado da entrada principal da Assembleia Legislativa.  

QUINTA-FEIRA (9)

Comissões A Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, presidida pelo deputado Adolfo Brito (PP), realiza reunião ordinária às 9h, na sala José Lutzenberger, no 4º andar.   A Comissão de Segurança e Serviços Públicos, presidida pelo deputado Catarina Paladini (PSB), realiza reunião ordinária às 9h, na sala Maurício Cardoso, no 4º andar.   

Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle, presidida pelo deputado Luis Augusto Lara (PTB), realiza reunião ordinária às 9h, na sala Alberto Pasqualini, no 4º andar.  

A Comissão Especial sobre a oferta de Educação de Jovens e Adultos, presidida pela deputada Stela Farias (PT), realiza audiência pública, às 19h, em Passo Fundo (local a definir), para tratar da situação da educação de jovens e adultos (EJA) junto ao sistema estadual de ensino.  

Frente Parlamentar Às 9h, no Teatro Dante Barone, ocorre o ato de instalação da Frente Parlamentar de Segurança Pública, a ser presidida pelo deputado Ronaldo Santini (PTB).  

Sessão Plenária Às 14h, no Plenário 20 de Setembro, realiza-se sessão ordinária. O período do Grande Expediente Especial será ocupado pela deputada Liziane Bayer (PSB), que prestará homenagem ao Ministério das Mulheres que Vencem.   A sessão será transmitida ao vivo pela TVAL, pelo canal 16 da NET, canal aberto 61.2, pelo portal www.al.rs.gov.br/tvassembleia; também pela Rádio AL  www.al.rs.gov.br/radioassembleia  e pelo Facebook.  

Medalha da 54ª Legislatura Às 16h, no Memorial do Theatro São Pedro, o deputado Gabriel Souza (MDB) entrega a medalha da 54ª Legislatura alusiva aos 160 anos do Theatro São Pedro.  

SEXTA-FEIRA (10)  

Comissões A Comissão de Assuntos Municipais, presidida pelo deputado Eduardo Loureiro (PDT), realiza audiência pública às 18h, na Câmara de Vereadores de Santa Maria. Por proposição do deputado Valdeci Oliveira (PT), estará em debate a situação das famílias que residem no entorno da malha férrea no município de Santa Maria e região.  

A Comissão de Saúde e Meio Ambiente, presidida pelo deputado Altemir Tortelli (PT), realiza audiência pública para tratar sobre a doença de Parkinson, com o objetivo de buscar melhorias no acesso ao tratamento digno e de qualidade aos pacientes que sofrem dessa enfermidade.

A atividade, proposta por Tortelli e com apoio da Associação dos Pacientes de Parkinson de Três de Maio, será às 18h, na Câmara de Vereadores de Três de Maio.

* Com informações fornecidas pelos gabinetes e assessorias. Programação sujeita a alterações.

Tags: Assembleia Legislativa, Deputados, online, Parlamentares, Tapes

Enviar comentário

voltar para Política

left normalcase show fsN tsN fwR|left tsN fwB b03s bsd|left fwR show tsN center|c05||image-wrap|login news b01 fwB tsN fwR tsY c10 bsd|normalcase tsN c05 sbss|normalcase c10|login news b01 normalcase c05 c10 bsd|tsN normalcase c05 sbss|signup|content-inner||