Atividades da Assembleia Legislativa na semana de 13 a 18 de novembro

Publicado por bira costa em 12/11/2017 às 10h46

Letícia Rodrigues - MTE 9373 | Agência de Notícias - 15:30-10/11/2017 - Edição: Sheyla Scardoelli - MTE 6727 - Foto: Marcelo Bertani

assembleiaA abertura das atividades da VII Semana da Consciência Negra e o lançamento da obra com as poesias vencedoras do Prêmio Lila Ripoll na Feira do Livro de Porto Alegre estão entre os eventos previstos para a semana de 13 a 18 de novembro no Parlamento gaúcho.

Também serão realizadas, no período, três audiências públicas pelas comissões parlamentares da Casa.

 A VII Semana da Consciência Negra, que tem como tema Samba: Responsabilidade Social, começa nesta segunda-feira (13) e segue até o dia 22 de novembro.

Para esta semana, estão previstas a abertura de três exposições, palestras, painéis e oficinas. Na quinta-feira (16), também ocorre o Sarau Especial da Semana de Consciência Negra, com o grupo Rafuagi.

 Até o encerramento da 63ª Feira do Livro de Porto Alegre, no dia 19 de novembro, a Assembleia Legislativa também segue com distribuição gratuita de publicações em seu estande na Praça da Alfândega. Além disso, na sexta-feira (17), haverá o lançamento da publicação Poesias Vencedoras: Prêmios Lila Ripoll de Poesia 2017.

 Já as comissões parlamentares da Casa realizam reuniões ordinárias e três audiências públicas. Os debates sobre o comércio ilegal de mercadorias contrabandeadas, o decreto sobre o fatiamento de carnes e fiambres e as políticas públicas para animais domésticos ocorrem, respectivamente, no Palácio Farroupilha, em Novo Hamburgo e em Lajeado.

 Confira a agenda completa da semana

 SEGUNDA-FEIRA (13)

 Comissões

A Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, presidida pelo deputado Adilson Troca (PSDB), realiza audiência pública às 14h, na sala João Neves da Fontoura (Plenarinho), no 3º andar. Por proposição do deputado Frederico Antunes (PP), o encontro será para discutir o comércio ilegal de mercadorias contrabandeadas, debatendo as políticas de Segurança Pública e Fiscal que estão sendo adotadas pela União, Estado e municípios no combate a esta prática, que atinge a atividade formal do comércio e da indústria nacional, atuando diretamente na diminuição da arrecadação de impostos e nos postos de trabalhos gerados.

 Semana da Consciência Negra

Às 15h, ocorre a solenidade de abertura oficial da VII Semana da Consciência Negra da ALRS no Salão Júlio de Castilhos.

 Às 17h, no Vestíbulo Nobre, será aberta a exposição Vida e Obra de Lupicínio Rodrigues. A mostra pode ser visitada até 20 de novembro.

 Às 18h, haverá Roda de Conversa com compositores de samba no Jardim do Solar dos Câmara, no Espaço Zumbi dos Palmares. Em seguida, às 19h, ocorre Roda de Samba.

 O espaço situado em frente ao Recanto Gaúcho, no hall de entrada do Palácio Farroupilha sedia a exposição Cara de Santo, do Instituto Cultural Casa de Arte. As obras são do carnavalesco e artista plástico Guaraci Feijó e a curadoria é de Isabel Ribeiro. A abertura oficial ocorre na terça-feira, às 17h, e a mostra fica em cartaz até 24 de novembro.

 Já a sala J.B.Scalco do Solar dos Câmara, abriga a mostra fotográfica “Rei Momo Fábio Verçoza”. As imagens são da fotógrafa Fátima Rodrigues Oliveira e podem ser conferidas até 30 de novembro. A abertura oficial será na terça-feira, às 18h.

 Feira do Livro de Porto Alegre

De 1º a 19 de novembro, a Assembleia Legislativa estará presente na 63ª Feira do Livro de Porto Alegre. No estande, na Praça da Alfândega, haverá distribuição gratuita de publicações dos gabinetes parlamentares e das comissões técnicas da Casa. O horário de funcionamento é das 12h30 às 20h30.

 TERÇA-FEIRA (14)

 Comissões

A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, presidida pelo deputado Gilberto Capoani (PMDB), realiza reunião ordinária às 9h, na sala Salzano Vieira da Cunha, no 3º andar.

 A Comissão de Assuntos Municipais, presidida pelo deputado Eduardo Loureiro (PDT), realiza reunião ordinária às 9h, na sala Sarmento Leite, no 3º andar.

 A Comissão de Constituição e Justiça, presidida pelo deputado Tiago Simon (PMDB), realiza reunião ordinária às 9h, na sala Maurício Cardoso, no 4º andar.

 Reuniões da Mesa e de Líderes

Às 10h, reúne-se a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa na sala da Presidência. Às 11h30, no mesmo local, os líderes de bancada definem a pauta de votação da semana.  Veja a relação das matérias aptas para votação.

 Sessão Plenária

Às 14h, no Plenário 20 de Setembro, realiza-se sessão ordinária. O período do Grande Expediente seré ocupado pelo deputado Tiago Simon (PMDB), que homenageará os 45 anos da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do RS - FCDL RS.

 QUARTA-FEIRA (15)

Feriado Nacional da Proclamação da República

 QUINTA-FEIRA (16)

 Comissões

A Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, presidida pelo deputado Adolfo Brito (PP), realiza reunião ordinária, às 9h, na sala José Lutzemberger, no 4º andar.

 A Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle, presidida pelo deputado Marcelo Moraes (PTB), realiza reunião ordinária às 9h, na sala Alberto Pasqualini, no 4º andar.

 A Comissão de Segurança e Serviços Públicos, presidida pelo deputado Catarina Paladini (PSB), realiza reunião ordinária, às 9h, na sala Maurício Cardoso, no 4º andar.

 A Comissão de Saúde e Meio Ambiente, presidida pelo deputado Altemir Tortelli (PT), realiza audiência pública, às 19h, na Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo, sobre disposto no Decreto nº 53.304/2016 e nas Portarias SES-RS 66 e 146 de 2017 e seus impactos sobre os estabelecimentos de armazenamento, beneficiamento, fracionamento, porcionamento e de venda de carnes, fiambres e derivados. A proposição é do deputado Tarcísio Zimmermann (PT).

 A Comissão Especial contra os maus-tratos aos animais domésticos, presidida pela deputada Regina Becker Fortunati (Rede), realiza audiência pública para debater a necessidade de implementação de políticas públicas para animais domésticos, como forma de combate aos maus-tratos. Às 19h, na Câmara de Vereadores de Lajeado.

 Sessão Plenária

Às 14h, no Plenário 20 de Setembro, realiza-se sessão ordinária. O período do Grande Expediente deve ser ocupado pelo deputado Edu Olivera (PSD).

 Semana da Consciência Negra

Às 15h, será realizada a palestra magna “Samba Responsabilidade Social”. A atividade será no Espaço da Convergência Deputado Adão Pretto, no térreo.

 Às 19h30, no Jardim do Solar dos Câmara, o Sarau Especial da XII Semana da Consciência Negra da Assembleia Legislativa recebe o grupo Rafuagi e convidados especiais, como Carlos Carneiro, da Banda Bidê ou Balde. No repertório, composições como “A noite mais fria da cidade”, título da música inédita que dá nome ao documentário a ser lançado durante o espetáculo. O grupo é formado pelos músicos Rafa, Ricki e Deejay Croko. A entrada é franca e, em caso de chuva, o espetáculo será realizado no Teatro Dante Barone.

 SEXTA-FEIRA (17)

 Presidência

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Edegar Pretto (PT), participa, a partir das 8h30, do lançamento do movimento #ElesPorElas em Rio Grande. A atividade ocorre na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Veja aqui a agenda completa de atividades da Presidência. 

 Semana da Consciência Negra

Às 14h, o Espaço da Convergência Deputado Adão Pretto, no térreo, sedia o painel “Samba: memória e preservação da nossa identidade”. Em seguida, às 15h, ocorre o painel “Samba: patrimônio cultural do Brasil e patrimônio imaterial da humanidade”.

 Às 19h, a Esplanada do Palácio Farroupilha será o palco da oficina de percussão com os mestres Boneco e Cachorrão.

 Feira do Livro de Porto Alegre

Às 17h, no estande do Parlamento gaúcho, ocorre o lançamento da publicação Poesias Vencedoras: Prêmios Lila Ripoll de Poesia 2017 pela Divisão de Promoções Culturais e Prêmios do Departamento de Cultura da ALRS.

 SÁBADO (18)

 Semana da Consciência Negra

Das 14h às 18h, o Espaço da Convergência Deputado Adão Pretto, no térreo, sedia painéis sobre a cadeia produtiva da economia do carnaval, a gestão de pessoas em uma escola de samba, a importância do financiamento público e a busca do financiamento privado.

 Às 18h, na Esplanada do Palácio Farroupilha, será realizada oficina de Porta Estandarte e Mestre Sala e Porta Bandeira do Projeto Bailando para o Amanhã.

 Às 18h30, será realizada oficina de figurinos e visual plástico com Guaraci Pedroso Feijó. A atividade será no Espaço da Convergência Deputado Adão Pretto, no térreo.

 *Com informações fornecidas pelos gabinetes e assessorias. Programação sujeita a alterações.

Tags: Assembleia Legislativa, Deputados, online, Parlamentares, Tapes

Enviar comentário

voltar para Política

left normalcase show fsN tsN fwR|left tsN fwB b03s bsd|left fwR show tsN center|c05||image-wrap|login news b01 fwB tsN fwR tsY c10 bsd|normalcase tsN c05 sbss|normalcase c10|login news b01 normalcase c05 c10 bsd|tsN normalcase c05 sbss|signup|content-inner||