Governador autoriza edital para ampliação e modernização do aeroporto de Passo Fundo

Publicado por bira costa em 23/06/2018 às 18h50

Fonte: Rodrigo Vizzotto/Edição: Léa Aragón/ Secom

governoA ampliação das rotas da aviação regional para 100 municípios na Região Norte e o reforço da conexão com destinos para o centro do país ganham um novo impulso com o lançamento do edital para expansão do Aeroporto Lauro Kortz, de Passo Fundo.

A solenidade ocorreu na tarde desta sexta-feira (22), no auditório da Biblioteca Central da Universidade de Passo Fundo (UPF), com a presença do governador José Ivo Sartori, do prefeito Luciano Azevedo, de autoridades e parlamentares das bancadas estadual e federal.

O investimento é de R$ 55 milhões, dos quais 97% provenientes da União, pelo Programa Nacional de Aviação Regional (PDAR), e 3% do Estado. O gerenciamento da licitação fica a cargo do governo estadual.

O prazo de vigência previsto pelo termo de compromisso é de 22 meses, conforme o Ministério dos Transportes.

A expectativa é de que a obra seja iniciada ainda neste segundo semestre.

Estão previstas a reforma e a ampliação do aeroporto, como novo terminal de passageiros, esteira de carregamento de bagagens, instalação de equipamentos para orientação de pousos e decolagens, extensão das cabeceiras, novo pátio e pista de taxiamento para até cinco aeronaves.

Esforço coletivo

O governo do Estado fica responsável pela publicação e fiscalização do edital, e a licitação deve ser publicada em até dois meses. De acordo com Sartori, a modernização do aeroporto estimula o incremento social, turístico e de negócios, como fruto de um esforço coletivo do governo estadual, do município, de deputados e comunidades.

“Passo Fundo é referência regional que merece um aeroporto que corresponda a essa potencialidade e garanta mais competitividade na atração de investimentos”, afirmou.

Com o processo de retomada e qualificação da aviação regional, com voos em rotas como Uruguaiana e Santo Ângelo, e também em novos modais, surgem oportunidades também para os municípios.

O prefeito Azevedo salienta que a mobilização para melhoramento no aeroporto vinha desde 2002, ganhando força no ano passado com a campanha “Juntos pelo Aeroporto”. Isso foi resultado do esforço conjunto do grupo de trabalho parlamentar e dos governos envolvidos.

“Este é um momento de grande significado para a comunidade, que representa impulso ao desenvolvimento regional e de Passo Fundo como a terceira maior cidade do Estado”, aponta.

O termo de compromisso entre União e o Rio Grande do Sul para lançamento do edital, assinado em dezembro de 2017, obedece a novos critérios de resolução por Regime Diferenciado de Contratação (RDC) e foi autorizado pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), ligada ao Ministério dos Transportes.

Nos termos, consta que a empresa ou consórcio que vencer o edital ficará responsável pela elaboração e execução das obras, entre elas um novo terminal e pátio para aviões, além da recuperação da atual pista de pousos e decolagens. 

A ampliação e modernização do aeroporto também integram o Acordo de Resultados 2018 do governo do Estado - firmado com secretarias e órgãos vinculados.

O investimento é de R$ 55 milhões, dos quais 97% provenientes da União, pelo Programa Nacional de Aviação Regional (PDAR), e 3% do Estado.

Tags: Governo do RS, online, Passo Fundo, Sartori, Tapes

Enviar comentário

voltar para Política

left normalcase show fsN tsN fwR|left tsN fwB b03s bsd|left fwR show tsN center|c05||image-wrap|login news b01 fwB tsN fwR tsY c10 bsd|normalcase tsN c05 sbss|normalcase c10|login news b01 normalcase c05 c10 bsd|tsN normalcase c05 sbss|signup|content-inner||