Prefeito admite erro de funcionário em descarte de telhas

Publicado por Bira Costa em 01/06/2014 às 11h54

Material retirado de obra junto ao Hospital Nossa Senhora do Carmo foi posto em área urbana e irregular, próximo à escola.

Fotos: Divulgação/Online e A Notícia

Na manhã da sexta-feira (30), os moradores, estudantes e professores da Escola Estadual Nossa Senhora do Carmo flagraram um ato inusitado por parte do Poder Público local, quando reboques para o transporte de cargas da Prefeitura de Tapes descartaram em local inadequado e irregular, uma grande carga de telhas, nada menos do que quatro cargas, que foram retiradas da Autarquia Municipal, o Hospital local, por qual passa por reformas.

O material foi despejado num local que costumeiramente tem servido de lixão, ao lado da escola estadual, na extensão da Rua Flores da Cunha, a mesma que dá acesso a UERGS.

A denúncia foi feita nas Redes Sociais pelo vereador, Gelson Volmar Didio (PT), que trabalha na escola. O vereador questionou em sua publicação o seguinte:

“Se as telhas não serviam mais ao Poder Público, seria este o local adequado para descartar? Será que não poderiam ser reutilizados pelo próprio município? Será que não poderiam ser destinadas a alguma entidade de Tapes? Será que não poderiam servir para auxiliar alguma família que necessita de telhas para melhorar sua moradia”, pondera o parlamentar de Tapes.

Já o coordenador do Movimento Os Verdes de Tapes, Júlio Wandam, procurado pela reportagem do A Notícia e Site Online Comunicações, afirmou que foram encaminhadas várias denúncias ao Ministério Público sobre a proliferação de “lixões“ nas esquinas da cidade.

“Depois, quando o cidadão larga os lixos nas ruas, é porco, sugismundo, e quando a Prefeitura faz isso? O que dizer? Bom, este lixão, assim como dezenas de outros já são de conhecimento do Ministério Público de Tapes e da Patram em Camaquã, e persistem porque as autoridades não se preocupam com esta situação”, enfatiza o coordenador de Os Verdes.

O ambientalista disse por fim que as imagens deverão ser encaminhadas ao MP para mais uma vez, provocar o órgão a tomar providências. A prefeitura tem uma área de transbordo de entulhos e caliças na Rua Treze de Maio.

No entanto, meses atrás a Patrulha Ambiental da Brigada Militar, esteve no local, e constatou as irregularidades e dias mais tarde, a Fundação de Proteção Ambiental (Fepam) do Governo do Estado multou a prefeitura pelas irregularidades encontradas, inclusive, a falta das licenças ambientais necessárias para o funcionamento do local.

Erro estratégico

Nas Redes Sociais, o comandante dos Bombeiros Voluntários de Tapes, Alessandro Vasques, emitiu um comunicado oficial sobre esta suposta doação de material descartado à corporação local. Vasques confirmou o contato com o prefeito de Tapes, que teria lhe oferecido às telhas.

Entretanto, relatou que ao avaliá-las, decidiram que o material demandaria o uso de muito material, como de madeiras, para instalar o material em sua sede.

“E também eram muito poucas as telhas que estavam boas, a maioria já estava podre, sem condições de uso. Então junto com o prefeito chegamos à conclusão que não daria para usarmos este material, mas que acharíamos uma outra solução para a construção de nosso telhado do novo Quartel”, manifestou Alessandro.

Em sua página oficial, Silvio Rafaeli, no mesmo dia, numa postagem de um cidadão local, comentou sobre o caso e colocou a culpa do descarte nos servidores municipais. O prefeito assim se manifestou:

“Na impossibilidade de poder doar, primeiro pela dificuldade das entidades aceitarem, porque alegaram ter que usar muito madeiramento. Era certo que os bombeiros ficariam com o material. Portanto, teríamos que contar: fazer leilão e por material antigo e desgastado, não resta alternativa a não ser usar como contra-piso. O funcionário errou o local, era para ir para a rua Professor Luiz Vieira, no antigo Pallets”, finalizou o político.

Até este final de semana, o material permanecia no mesmo local.

 

Tags: Erro de funcionário, online, Prefeito, Tapes, Telhas e descarte

Enviar comentário

voltar para Política

left normalcase show fsN tsN fwR|left tsN fwB b03s bsd|left fwR show tsN center|c05||image-wrap|login news b01 fwB tsN fwR tsY c10 bsd|normalcase tsN c05 sbss|normalcase c10|login news b01 normalcase c05 c10 bsd|tsN normalcase c05 sbss|signup|content-inner||
Tempo em Tapes