Irga quer produzir maior arroz de leite da história na Fenasul

Texto: Sara Kirchhof/ Ascom Irga/Edição: Léa Aragón/ Secom

irgaEntre os dias 24 e 28 de maio, o Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, recebe mais uma edição da Feira Nacional de Agronegócios do Sul, a Fenasul.

O evento é considerado um palco de debates de oportunidades e desafios da cadeia leiteira no Rio Grande do Sul e no Brasil. É lá que o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) pretende bater um recorde inusitado.

A autarquia está planejando produzir o maior arroz de leite já visto na história. A ação é uma iniciativa do Programa de Valorização do Arroz do Irga, o Provarroz.

As primeiras porções do doce serão servidas aos auditores do RankBrasil. A sobremesa também será degustada pelo público presente da Fenasul e parte da receita do doce será repassada para instituições de ensino da rede pública municipal. A ação simboliza a grandeza do agronegócio gaúcho, enaltecendo dois produtos importantes para o estado.

O RS é responsável por produzir 70% do arroz brasileiro e é o terceiro maior produtor de leite do país.

“A lavoura de arroz do RS vai contribuir muito com a Fenasul, que é uma grande exposição de outono. Esse recorde será muito importante porque mostra a ligação do arroz com todos os segmentos do agronegócio. Esperamos a presença da população para provar”, declarou o presidente da Comissão de Exposições e Feiras da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Francisco Schardong.

O atual campeão deste ranking foi produzido durante a 34ª Expofeira e pertence aos municípios de Pedro Osório e Cerrito. O título foi conquistado em 2007 e, desde então, a marca foi mantida. A receita levou 1.250 litros de leite e 160 quilos de arroz. Foram quase oito horas de preparação. O preparo do novo candidato ao recorde ficará a cargo da equipe de gastronomia do Irga. A receita deve servir aproximadamente 6 mil pessoas.irga

Paralela à Fenasul ocorre a Expoleite que reúne bovinos, caprinos, insumos agrícolas, indústria de laticínios e alimentação.

A Fenasul é uma promoção do governo do Estado em conjunto com a Associação dos Criadores de Gado Holandês do RS (Gadolando). O evento conta ainda com exposição de máquinas, cavalos árabes e cavalo crioulo.

Durante o evento, o parque também recebe um grande rodeio. Estão previstas ainda, palestras, julgamento morfológico, leilões e concurso leiteiro.

"Temos convicção de que a feira, agora com um novo formato, valoriza ainda mais a participação de entidades parceiras, cada uma com sua contribuição, dando uma conotação moderna à Fenasul. Teremos muitas atrações e esta ação do maior arroz de leite do Brasil será um desafio que traz um ingrediente a mais à feira e com certeza vai trazer muitos visitantes ao parque", ressalta o secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo.

Origem do arroz de leite (ou arroz doce)

A receita, que é sucesso nos eventos do Irga, tem origem asiática. Na Índia, por exemplo, o doce é indispensável em festas de casamentos hindus. Outras variedades também se espalham pelo mundo. Na Tailândia, o arroz doce é consumido com coco e manga. No Brasil, ele chegou na época do Império, polvilhado com canela, e era presença confirmada nos grandes eventos. Típica receita da vovó, com o tempo, a sobremesa ganhou outras adaptações, com leite condensado e doce de leite.

 

Tags: Esteio, Governo do Estado, IRGA, online, Tapes

Enviar comentário

voltar para Social

left normalcase show fsN tsN fwR|left tsN fwB b03s bsd|left fwR show tsN center|c05||image-wrap|login news b01 fwB tsN fwR tsY c10 bsd|normalcase tsN c05 sbss|normalcase c10|login news b01 normalcase c05 c10 bsd|tsN normalcase c05 sbss|signup|content-inner||