Resultados do rendimento escolar vão pautar políticas públicas

Texto: Bianca Garrido/ Ascom Seduc/Edição: Léa Aragón/ Secom/foto: arquivo

 

alunosO desempenho de 244.314 mil estudantes das escolas urbanas e rurais gaúchas, do 3º e 6º anos do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio, foram divulgados nesta quarta-feira (6).

Os resultados integram o Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (Saers 2018). 

A prova para a elaboração do levantamento foi aplicada pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora entre 19 e 23 de novembro de 2018.

As conclusões reúnem dados sobre aprendizagem nas áreas de Português e Matemática, com avaliação, inclusive, da leitura e da escrita. 

Na última semana, os resultados foram apresentados aos representantes das 30 Coordenadorias Regionais de Educação.

Segundo o secretário da Educação, Faisal Karam, as avaliações devem pautar as políticas públicas na área.

“A partir desses resultados, é possível construir e pensar em ações efetivas que melhorem a qualidade da educação. Nossa proposta é rever todo o sistema de educação do Rio Grande do Sul, essa medida é urgente. Nos últimos 20 anos, o sistema se desqualificou, os números são claros e mostram a importância da construção de um novo modelo”, avalia.

Avaliação

Saers Português EM

Na proficiência em Língua Portuguesa, os resultados do 3º ano do Ensino Fundamental apontam que 40,9% dos 38.917 mil estudantes avaliados não apresentam índices satisfatórios de leitura. Na escrita, 50,6% estão em nível adequado, enquanto 17,3% estão abaixo do básico. No 6º ano do Ensino Fundamental, a melhora foi positiva, e o nível subiu de adequado, em 2016, para o avançado, em 2018.Para alcançar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) seis no 9º ano do Ensino Fundamental, contudo, é necessário melhorar a proficiência e a aprovação.

“Precisamos evoluir. Mais de 50% dos nossos estudantes hoje têm índice insuficiente de aprendizagem, o que nos assusta. Precisamos oferecer para a juventude um futuro de oportunidades. A educação abre portas, não podemos fechá-las”, considera Karam.

No 1º ano do Ensino Médio não houve evolução na Língua Portuguesa – a Rede Estadual agregou 18,5 pontos de proficiência, mas permaneceu no padrão básico de desempenho.

Saers Matemática EF
No 6º ano do EF, em Matemática, 52.345 alunos participaram - Foto: Secom / Arte

Em Matemática foram avaliados 39.573 estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental. Desses, 41,9% apresentam níveis básicos de desempenho, 30,3% adequados, enquanto 22,4% se encontram abaixo do básico exigido.

No 6º ano do Ensino Fundamental, 52.345 jovens participaram. Desses, 41,5% apresentam níveis básicos de desempenho, 26,3% adequados, e 24,9% abaixo do básico – mesmo somando sete pontos de proficiência entre 2016 e 2018, a Rede permaneceu com o mesmo padrão de conhecimento e desempenho do que em 2016.

Mais de 80 mil estudantes do 1º ano do Ensino Médio foram avaliados em Matemática, e 51,4% alcançaram conhecimento básico, enquanto que 35,2% estão abaixo do exigido. O percentual de adequado ou avançado em Matemática passou de 7,7% (2016) para 13,4% (2018).

Confira aqui o material completo

 

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