Avenida lota com os desfiles na 1ª noite de Carnaval

Redação Online

Fotos: Bira Costa

Evento em Tapes recebeu um ótimo público no primeiro dia de concurso carnavalesco, quando Apito de Ouro e Império disputaram o gosto do público e dos jurados. Neste domingo (15), entram Corujão e Acadêmicos do Arroio

A noite de sábado de Carnaval em Tapes, surpreendeu. Primeiramente pelas escolas de samba Apito de Ouro e Império da Zona Sul, que conseguiram conquistar o público com desfiles técnicos bem organizados, e, em segundo, pela presença de espectadores, muitos, milhares, ao redor da Avenida Assis Brasil.

É bem verdade que, a organização deixou de ofertar mais comodidade aos visitantes, se houvessem mais arquibancadas, gratuitas, distribuídas nos demais espaços, o que poderia acomodar mais pessoas e sobrar espaço para que o desfile e a evolução das escolas não ficassem limitados, em determinados pontos, a um curto espaço, literalmente, entre uma pessoa e outra, sem cordões de isolamento.

Contudo, pouco depois do acordado, quando eram 0h25, a escola Apito de Ouro entrou na avenida, com a ciência da organização, devido ao fato de que, anteriormente, um cordão do Bloco Alegria da Lagoa, que assegura retornar ao carnaval tapense como bloco em 2016, ter feito sua apresentação com um grupo grande de turistas.

Mas o Apito de Ouro que retornou às suas raízes, deixando em segundo plano o Carnaval de Porto Alegre este ano, trouxe na condução da bateria, o carismático e competente, mestre “Marimba”, o qual foi o pivô da volta de muitos integrantes da escola do passado, que seguraram o forte e coeso andamento da sinfônica, sem sobressaltos ao público e, certamente, aos jurados do espetáculo.

Entretanto, quando a escola já evoluía, um contratempo que dependendo da cabeça do jurado, poderá tirar pontos da escola; o carro abre-alas, com destaques, sendo elas a corte da Festa do Arroz do município, em 2014, Natália Vianna, Yasmin Bourcheidt e Larissa Pinheiro, mais um destaque masculino, Fernando Moreto, ambos tiveram de descer, por várias vezes, da alegoria, em razão de um possível sobrepeso sobre os eixos dianteiros.

Resultado: a alegoria, empurrada por cerca de quatro homens, teve de ser forçosamente arrastada com cuidado, mas somente com o destaque masculino, no topo, ficando toda a corte de meninas no chão.

No restante do desfile do Apito de Ouro, que trouxe cerca de 350 integrantes em 12 alas e 3 alegorias, o público viu uma escola motivada em vencer, e, segundo a sua atual presidente, Helenai Ramos Xavier, “este desfile é uma prova de que o Apito tem comunidade”, rebateu a dirigente.

Segurança e o público avaliam noite

Logo após o desfile do Apito de Ouro, outra concorrente, que estaria sendo punida com a perda de cinco pontos em face da não entrega do enredo á Comissão de Carnaval no tempo hábil, Império da Zona Sul, apresentou o seu desfile, mantendo a expectativa do público quanto à disputa.

Já era 2h30 da manhã quando a Império com cerca de 200 componentes mostrou o seu tema, o qual fala das Histórias, brinquedos e brincadeiras-a alegria de ser feliz a vida inteira. A entidade veio alegre, divertida e manteve um desfile técnico seguro e correto, no aspecto disciplinar.

Chamou a atenção, inclusive, a membros da comissão de carnaval, que o diretor de bateria, Juruna, não ter colocado seus componentes da bateria no casulo, onde se constuma dispor os instrumentistas, enquanto a escola passada pelo coreto.

Tecnicamente, não haveria nada de errado, pois, a mesma bateria ficou ao lado do casulo, sem que prejudicasse o desfile, todavia, reduziu o espaço da avenida, competindo com o público.

A escola Império veio com mulheres bonitas, dentre elas, a tradicional e que encanta o público, Ana Paula, que vestida de mulher maravilha, ousou num top transparente, deixando os seios em parte, à amostra; até então, a fantasia mais provocante da noite.

Por fim, ambas as escolas cumpriram seus roteiros e tempo previsto de desfile.

Público do Carnaval de TapesPara o público que estava até pela primeira vez conhecendo o carnaval de Tapes, como as psicólogas, Manoela Lopes de Porto Alegre e Karem Garcia de Rio Grande, este modelo de carnaval popular deixa um sentimento de hospitalidade e um caráter mais familiar.

Já sua colega e tapense, Grazieli Rieff, o movimento de público, aparentemente, foi “menor” em relação a 2014.

A profissional recomendou, aos organizadores que, sejam feitas melhorias no aspecto turístico em torno da cidade toda, para que os visitantes tenham, não somente o carnaval, mas outras opções de lazer e de bem-estar na estadia no município.

No sentido da segurança pública, de acordo com o comandante do policiamento militar, o tenente, Gilberto da Silva Scapin, que somente na noite de ontem, operou com 19 policiais em todo o perímetro da avenida do samba, as ações mais pontuais são mesmo de conflitos, isolados, com brigas, algumas de mulheres.BM no Carnaval de Tapes

Atuando com um reforço do efetivo de PM´s de Pelotas, mais três unidades com viaturas, durante a noite na cidade, afora o local de desfiles, ele considera que os registros policiais estão sob controle.

Para o chefe da segurança particular, Everson Abreu, a segurança dos foliões está sendo efetuada com cerca de 20 homens, em vários espaços do espetáculo carnavalesco.

Trânsito e bombeiros

Por fim, a reportagem do Online conversou com os responsáveis pelos Bombeiros Militares, Igor Marchionatti, e, Alessandro Vasque, do Corpo de Bombeiros Voluntários de Tapes (CBVT), quando relataram que, a temporada de veraneio no município segue sendo bastante positiva em termos de ocorrências.

Bombeiros no Carnaval de TapesAo todo estão de prontidão na avenida, cerca de 21 homens das duas unidades de socorro, sendo 16 militares e cinco deles Voluntários.

Atuando em conjunto, informaram que as ações de combate a incêndio seguem um método mais preventivo.

Houve até o momento, cerca de 26 ocorrências, desde o inicio da Operação Golfinho, entre incêndios e acidentes com automóveis.

Quanto ao evento de carnaval, os bombeiros controlam a execução das licenças de prevenção a incêndios, acessos ao público e as normas técnicas pertinentes a um evento deste porte.

Outros quatro bombeiros civis estão auxiliando o grupo de bombeiros, militares e voluntários em Tapes.

Quanto ao trânsito na cidade, citou o diretor do setor, Milton Dias Pinheiro, o fluxo de carros está sendo bem orientado quanto aos eventuais desvios de rotas.

Concluiu dizendo que há bons espaços de estacionamento ao redor da avenida dos desfiles.

Para acionar a BM, fone: 190, Civil, 192, Samu, 193, CBVT, 9757-5277 e Bombeiros Militares, 9230-7473.

VEJA MAIS FOTOS DA NOITE DE SÁBADO, AQUI, NESTE SITE, ATRAVÉS DESTE LINK:

http://www.onlinecomunicacoes.com.br/galeria-fotos/carnaval-de-tapes-2015-noite-de-sabado142.html

 

Baterias Saraiva

 

      

Tags: Carnaval 2015, Desfiles Escolas Samba, Folia, online, Tapes

Enviar comentário

voltar para Tapes

left normalcase show fsN tsN fwR|left tsN fwB b03s bsd|left fwR show tsN center|c05||image-wrap|login news b01 fwB tsN fwR tsY c10 bsd|normalcase tsN c05 sbss|normalcase c10|login news b01 normalcase c05 c10 bsd|tsN normalcase c05 sbss|signup|content-inner||