Dra Katiane Baum dá mais dicas sobre a alimentação durante a amamentação: o que comer e evitar

Redação Online/foto: Ilustração

dra katiA alimentação da mãe durante a amamentação deve conter essencialmente alimentos in natura ou minimamente processados.

No período de aleitamento materno, a mulher deve dar preferência a comidas feitas em casa e pratos que incluam alimentos naturais como frutas, legumes, verduras, arroz, feijão, carnes e ovos.

A mulher precisa de apoio tanto para cuidar da criança quanto para manter uma alimentação adequada e saudável.

Por isso, é importante que todos os membros da família cuidem das tarefas domésticas, inclusive aquelas relacionadas com a alimentação.

O cuidado com a hidratação deve ser redobrado, já que a parte líquida do leite é produzida a partir da hidratação da mãe.

Com demanda aumentada de água no organismo é possível sentir mais fome e sede e, por isso, a mulher que está amamentando pode ficar mais desidratada que o normal.

É importante que a mulher que está amamentando beba ainda mais água. Uma boa dica é ter uma garrafa de água sempre por perto quando for amamentar.

Marina Correa Xavier, de 31 anos, toma de 6 a 7 litros de água por dia. Mãe da pequena Luísa há menos de um mês, ela conta que é só começar a amamentar que a boca seca e a sede vem.

Alimentação da mãe: Comida de verdade

Alimentos como óleos, gorduras, sal e açúcar devem ser utilizados em pequena quantidade. E bebidas estimulantes como café, chá e chimarrão podem ser consumidas com moderação.

Comer comida de verdade, essa é a principal orientação”, destaca a especialista. “Evitar alimentos industrializados, que vem nas caixinhas e embalagens, prontos para aquecer e que, em geral, tem muito sódio, gordura e açúcar.

Já os alimentos processados como queijos e enlatados devem ter uso limitado. Com composição nutricional desbalanceada, os alimentos processados ou ultraprocessados também tendem a ser muito pobres em fibras, que são essenciais para prevenir doenças do coração, diabetes e vários tipos de câncer.

Beba muita água e atenção a outros líquidos

Bebidas açucaradas, compradas ou caseiras, não hidratam adequadamente como a água.

Bebidas estimulantes como mate e café também podem ser estimulantes para o bebê.

Comer com regularidade, devagar, em ambientes apropriados e beber água sempre que sentir sede são práticas alimentares recomendadas à mulher em fase de amamentação.

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Tags: amamentação, Dra. katiane Baum, médica pediatra, online, Tapes

Comentários

Josema Ventura Gianichini em 26/09/2018 13:54:36
Parabéns pela reportagem, dr. Katiane uma grande profissional. Uma bela aquisição para nossa cidade.

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